Introdução à Programação de Computadores usando Scratch

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Advertisements

Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
1º) Clique aqui para criar uma nova conta.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Imagens e elementos multimédia
Prof. Fagner Marques Robótica Prof. Fagner Marques.
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
Tutorial de utilização do
Folha de Cálculo TIC 10.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Portfólio de matemática
Como instalar e executar o programa
Material Instrucional
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
E.M.E.F Pres. Getúlio D. Vargas
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Apresentando o PowerPoint
Criando Apresentações
Introdução à Informática
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Representante
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique no botão Habilitar Edição,
Poll 2 Assistiu às anteriores sessões deste ciclo de webcasts? a)Sim, assisti a todas as sessões. b)Assisti a cerca de metade das sessões. c)Assisti.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
MÓDULO TRANSMISSOR MÓDULO TRANSMISSOR.
Sistemas Operacionais
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Bem vindos as aulas de informática
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
O que as escolas (ainda) não ensinam?
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
MICROSOFT Windows XP.
Linguagem e Ambiente Scratch
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Uma introdução ao Scratch
Escola Técnica Estadual Prof. Fausto Mazzola
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
APRESENTANDO O TECLADO
Guia Rápido de Referência
Referência Rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. O ecrã principal do Lync O ecrã principal do Lync tem mosaicos no lado.
DESAFIOS COM.
ÁLBUM DE FOTOS CLÁSSICO. Este álbum de fotos contém páginas de exemplo que ajudarão você a iniciar o trabalho. Para adicionar suas próprias páginas, clique.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Áudio na Apresentação.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Projeto Final Software e Hardware Tecnologia 2005.
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Álbum de Fotos Contemporâneo. Este álbum de fotos contém páginas de exemplo que ajudarão você a iniciar o trabalho. Para adicionar suas próprias páginas,
Mini-curso Informática Básica
Edivox: trabalhando com comandos de bloco
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
PROGRAMA ROBÓTICA EDUCACIONAL
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 30/5/ :10 1 Listas Numeradas As listas numeradas funcionam da mesma forma que as listas.
Pesquisando no EBSCOhost Tutorial. Bem-vindo ao tutorial sobre os eBooks da EBSCO. Neste tutorial, vamos conhecer como procurar e ler os livros eletrônicos.
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA CONNECTOR.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :55 1 TESTE TESTE TESTE Vamos construir um site utilizando FRAME, conforme a figura.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
REVISÃO DO MICROSOFT WORD 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Programação de Computadores usando Scratch 2014 Marcos Mendes

Scratch: http://vimeo.com/65583694 Introdução "Aprender a escrever programas estende sua mente e ajuda a pensar melhor, cria uma maneira de pensar sobre coisas que eu acho que são úteis em todas as áreas". Bill Gates Programação de computadores é uma maneira de ensinar habilidades importantes, incluindo matemática, lógica computacional e conhecimentos básicos de informática. Utilizaremos um programa chamado Scratch, que foi criado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para ensinar conceitos básicos de programação de computadores. Com ele, você pode escrever os seus próprios jogos, animar imagens ou até mesmo criar suas próprias histórias interativas, e compartilhar suas criações online. Assista aos vídeos: Programação de computadores: http://www.youtube.com/watch?v=4iKu9qtCSXg Scratch: http://vimeo.com/65583694

Tarefa 1 Criar uma animação no Scratch em que o gato ande (alternando a posição de suas pernas) para direita ou para esquerda conforme o pressionamento das respectivas teclas de setas. Mesmo o palco sendo muito grande, quando o gato chegar ao extremo do palco, ele deve se virar para o outro lado. Como o gato está andando em um palco, deve-se ouvir o som das pisadas.

Processo Você deve baixar e instalar o Scratch versão 1.4 em seu computador. Durante a instalação, marque para o Scratch iniciar automaticamente. Adicione os blocos necessários para realizar a animação na área de comandos. Um grupo de blocos para o gato andar para a direita e outro grupo para andar para a esquerda. Verifique a funcionalidade dos blocos no material indicado na página de recursos. Configure a movimentação do gato para “somente esquerda- direita”.

Tarefa 2 Após criar a animação do gato andando pelo palco, individualmente, junte-se a mais dois colegas. Cada um dos três deve adicionar um novo personagem e fazer com que esse novo personagem se movimente aleatoriamente pelo palco. Porém, cada vez que esse personagem tocar no gato, ele deve exibir a mensagem "Ops!!!".

Processo Você e mais outros dois colegas devem se reunir em uma única máquina. Cada um deve adicionar um novo personagem e inserir os blocos necessários para realizar a animação na área de comandos. Utilize blocos das guias controle, movimento, aparência e sensores.

Recursos A seguir são listados alguns links para a instalação e operação do Scratch. Vários outros materiais podem ser encontrados na Internet. Não fique restrito apenas aos links abaixo. Download do Scratch 1.4: http://scratch.mit.edu/scratch_1.4/ Apostilas e tutoriais sobre iniciação à programação e Scratch: http://scratch.mit.edu/help/ http://codeclubbrasil.org/scratch-curriculum/pt- BR/M%C3%B3dulo%201/00%20Introdu%C3%A7%C3%A3o/Introdu%C3%A7%C3 %A3o_2.0.html http://oficinas.pensamentodigital.org.br/apostila_iniciacao_programacao.pdf http://oficinas.pensamentodigital.org.br/ambientes_simulacao/index.html

Avaliação Objetivo plenamente atingido (2 pontos) Objetivo parcialmente atingido (1 ponto) Objetivo não atingido (0 pontos) Conceito Instalação do Scratch Conseguiu baixar e instalar o Scratch além dos tutoriais. Conseguiu baixar e instalar o Scratch. Não conseguiu baixar e instalar o Scratch. Pesquisa no material recomendado. Conseguiu localizar todas as informações necessárias para a criação da animação. Faltou localizar alguma informação para a criação da animação. Não conseguiu localizar as informações no material de apoio. Produção da animação O gato anda para a direita e para esquerda sem ultrapassar as bordas. O gato anda para direita e para esquerda, porém não respeita as bordas. O gato não anda quando pressionadas as teclas de setas. Efeitos adicionais Utilização de sons no andar. Ajuste no tamanho do personagem. Utilização de sons no andar. O gato não emite nenhum som quando anda. Trabalho em equipe. O grupo conseguiu adicionar os novos personagens e criar suas animações. O grupo conseguiu adicionar os novos personagens, porém, não criaram as animações. O grupo não conseguiu adicionar os novos personagens.