SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Advertisements

Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Educação Permanente em Saúde :
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Ministério da Cultura.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Por que um Plano para Pessoas com Deficiência?
TransFormação: Habilidades para Produtividade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Conferência Municipal de Educação
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Campina Grande Outubro 2015
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA BPC NA ESCOLA SERRA NEGRA 2009 Marco Antonio Pellegrini / Coordenador www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

OBJETIVOS DA SEDPcD Garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com as demais pastas promovendo uma real melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Garantir que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada.

INTERFACES E ARTICULAÇÕES Para promover uma ação conjunta e realmente eficaz a SEDPcD assinou protocolos em parcerias com outras Secretarias de Estado nas áreas da Educação, Habitação, Saúde, Emprego e Relações do Trabalho e Economia e Planejamento, além de acordos de cooperação com entidades ligadas à pessoa com deficiência e empresas privadas.

PROJETOS EM ANDAMENTO Trabalho intersecretarial através dos termos de parceria que podem ser exemplificados com: Rede Lucy Montoro (com a Secretaria de Saúde) Mapeamento e caracterização da Educação dos alunos com deficiência na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo (com a Secretaria de Educação) Legendamento, janela LIBRAS e audiodescrição (com a Universidade de São Paulo) Acessibilização de conteúdo da Biblioteca São Paulo (com a Secretaria de Cultura)

A DEFICIÊNCIA EM NÚMEROS Mundo 10% (650 milhões) no Mundo (OMS) Sendo 80% em países em desenvolvimento (Banco Mundial) Brasil 14,4% (24,6 milhões) no Brasil (IBGE, Censo 2000)

DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO 645 municípios 4.203.632 de pessoas com deficiência representando 11,35% da população geral (IBGE, 2000) 413.438 de pessoas com deficiência de 0 a 17 anos (IBGE, 2000) 274.864 de pessoas com deficiência de 18 a 24 anos (IBGE, 2000) 173.463 alunos com deficiência matriculados (redes públicas e privada) (INEP, 2008)

CARACTERÍSTICAS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO Tamanho: Médio População total: 72.000 % de população com deficiência: 16% Números de pessoas com deficiência: 11.500 Número de pessoas com deficiência de 0 a 17 anos: 1.009 Número total de alunos sem deficiência matriculados: 23.686 Número total de alunos com deficiência matriculados: 251 Número de pessoas que recebem BPC (0 a 18 anos): 135 Número de pessoas que recebem BPC (0 a 18 anos) inseridas na escola: 75 Número de pessoas que recebem BPC (0 a 18 anos) que não estão inseridas na escola: 60 IDH-M: 0,779 IDH-E: 0,876

DIRETRIZ DO BPC Desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de direitos humanos e de saúde, visando garantir o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, prioritariamente de 0 a 18 anos de idade.

OBJETIVO DA PESQUISA BPC NA ESCOLA Identificar as barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC.

MAPEANDO O BPC NO ESTADO Total de beneficiários que recebem BPC no Estado de São Paulo: 50.580 Percentual de Beneficiários do BPC (0 a 18 anos) no Estado: 12,22% Inseridos na Escola: 22.418 Não inseridos na escola: 28.162

MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM MAPEANDO O BPC NOS MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM Municípios que aderiram: 196 Percentual dos municípios que aderiram:30,34% Representatividade dos municípios que aderiram em relação a: - população total do Estado: 64,87% - população com deficiência do Estado: 60,42% Total de beneficiários que recebem BPC: nos municípios que aderiram: 32.016 Iseridos na Escola: 13.578 Não inseridos na escola: 18.438

MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE SÃO PAULO Projeto que envolve duas Secretarias; Escola: uma das principais portas de entrada para atenção à população com deficiência; Caracterização de cenários, visões e demandas sobre a educação de alunos com deficiência dos principais atores (gestores, professores, profissionais de apoio, famílias e alunos); Ação complemetar para melhor entendimento da realidade do Estado para fortalecer as políticas de inclusão.

CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA DO MAPEAMENTO SEDPCD 67 Municípios; 91 Unidades Escolares de 91 DEs; Pesquisa quantitativa e qualitativa; Ações de sensibilização; Diagnóstico de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

PROPÓSITOS Diagnosticar a situação em relação aos avanços, dificuldades, alternativas, boas práticas e articulações existentes no Estado; Apoiar com informações qualificadas o desenvolvimento das políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, nos diferentes âmbitos, a partir da Educação; Contribuir para o fortalecimento de uma rede de atenção à população com deficiência, articulando projetos de Secretarias de Estado, de Municípios e da sociedade civil organizada; Fortalecer as políticas inclusivas numa perspectiva de Direitos Humanos.