CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Sistema Inteligente para Avaliação de Informações da Região Metropolitana de Curitiba ORBIS _MC Sonali Bedin Aline Nicolini Tania Bueno Hugo Hoeschl.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Plano de Trabalho Docente
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
Arquivo e Documentação
Conservação e Preservação de Documentos Fotográficos
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Padronização da conceituação terminológica
Direito humano a alimentação adequada
Seleção de Materiais de Informação - Critérios
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Informação e Documentação em Museus
CAMINHOS DA HISTÓRIA – SUJEITOS DA MEMÓRIA: UM CONSTRUTO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ARRANJO DOCUMENTAL E DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA Rosale de Mattos Souza.
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Ten Cel CALDAS Diretor do AHEx
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Plano de Trabalho Docente
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
Simplificação de processos
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Nome: Marilene Fragas Costa Cargo: Bibliotecária
PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA:
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Relatório sobre Recuperação de Documento em Suporte de Papel
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Desbastamento de Coleções
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
RESTAURAÇÃO DO DOCUMENTO
Fundamentos da Seleção
REPROGRAFIA Etapas de reprodução da Microfilmagem
Documentos Digitais Aula 6.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
Patrimônio cultural.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica.
O papel pedagógico do órgão gestor
Patrimônio cultural.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

CONSERVAÇÃO E RESTAURO FUNDAÇÃO ESCOLA de SOCIOLOGIA e POLÍTICA de SÃO PAULO Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação CONSERVAÇÃO E RESTAURO Biblioteconomia - 8º semestre Profª Edna Kátia Gaiardoni e-mail: katiagaiardoni@uol.com cel: 7136-8869

Estrutura do Curso Preservação, Conservação, Restauração: Conceitos Materiais que Constituem os Documentos: papiro, pergaminho, papel. Causas de Deterioração: agentes físicos, físicos mecânicos, químicos e biológicos. Diagnóstico: Diagnóstico de Conservação de Acervo Bibliográfico e Documental Rotinas de Conservação: Higienização, Controle de Microorganismos e Insetos, Pequenos Reparos, Encadernação, Acondicionamento e Manuseio Adequado. Administração de Programa de Conservação: Especificações para Edifícios, Prevenção e Controle de Incêndios e Inundações, Prevenção e Combate a Insetos Roedores, Condições Ambientais, Armazenamento, Plano de Emergência, Microfilme Para Preservação.

Todas as atividades serão realizadas dentro do período da aula. Metodologia de ensino Aulas teóricas Aulas práticas: Higienização Encadernação (costuras, montagem de miolo e capas) Pequenos reparos Acondicionamento de documentos, fotografias e livros Avaliação A avaliação será contínua, através de trabalhos teóricos e práticos em atividades presenciais, apresentação de estudo de caso e uma avaliação escrita no final do semestre. Todas as atividades serão realizadas dentro do período da aula.

BIBLIOGRAFIA BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2004. (Artes & Ofícios, 5) CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2002. (Coleção Como Fazer, 5) LUCCAS, Lucy / SERIPIERRI, Dione – Conservar para não restaurar – Uma proposta para Preservação de Documentos em Biblioteca. Thesaurus Editora de Brasília Ltda. 1995. MOTTA, Edson - O papel: problemas de conservação e restauração - Petrópolis, RJ: Museu de Armas Ferreira da Cunha, 1971. SPINELLI, Jayme – Introdução à conservação de Acervos Bibliográficos – Coleção Pesquisa e Prática. Experiência na Biblioteca Nacional – Fundação Biblioteca Nacional- Ministério da Cultura – Departamento Nacional do Livro – 1995. Bibliografia Complementar  Coleção – Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – Arquivo Nacional, 2001 – www.cpba.net

PRESERVAÇÃO Estipula as metas a serem atingidas e o acompanhamento dos processos, que abrange a criação e o gerenciamento de programas de conservação e restauração. Compreende uma política global, desde os aspectos administrativos e financeiros, até as investigações científicas sobre a constituição dos materiais. Só se preserva para que as informações contidas em um documento possam favorecer o homem no resgate de sua identidade e de informações que auxiliam as pesquisas atuais no sentido de melhorar o mundo em diversas áreas do conhecimento.

CONSERVAÇÃO A conservação tem como definição toda intervenção humana direta ou indireta com o objetivo de aumentar a expectativa de vida das coleções, com os cuidados essenciais para a manutenção das boas condições físicas do material, a fim de que possa cumprir a função para o qual foi destinado.

RESTAURAÇÃO Aplica-se a um elemento do patrimônio em vias de desaparecimento devido à ação de um agente ativo de deterioração, como, por exemplo, insetos ou fungos no papel. Caracteriza-se em intervenções diretas sobre os documentos, destinadas a eliminar processos de deterioração e reparar danos causados nas coleções. Aproximar a obra, estrutural e esteticamente, da ‘quantidade inicial de informações’. Basear-se em referências contidas na própria obra ou, em alguns casos, em documentação segura sobre a mesma. Respeito ao original é fundamental e delineia os limites das intervenções.

Preservação: leis criadas para garantir a integridade do patrimônio, mecanismos para viabilizar a realização de projetos , cuidado com o meio ambiente que circunda o local. Conservação: aspectos que cercam e influenciam a conservação do objeto, controle dos agentes: biológicos (cupins, fungos, etc.), atmosféricos (temperatura e umidade), luz (natural, artificial), poluentes e o ser humano (higienização, manuseio, pequenos reparos, acondicionamento e transporte inadequados, vandalismos). Restauração: banhos alcalinos encadernação reencadernação reintegração pictórica

Restauramos o suporte, nunca a informação

Manutenção da Integridade dos Documentos Primeira Etapa Segunda Etapa Terceira Etapa Preservação Conservação Restauração Evitar Deter a Degradação Reparar

CONSERVAR PARA NÃO RESTAURAR Algumas vezes o nível de deterioração de um bem cultural chega a um ponto tão grave, que inviabiliza sua recuperação CONSERVAR PARA NÃO RESTAURAR