A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relação professor/aluno
O CURRÍCULO DOS URUBUS Rubem Alves.
A Difícil Arte de Ensinar
- EDUCAR -.
TRABALHO EM EQUIPE E PRODUÇÃO DE RESULTADOS CONFIÁVEIS
- Educar -.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes
Projeto EJA & Inclusão Digital
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A Identidade da minha Escola
- Educar -.
Quando falamos em aprender...
Educar.
AS CINCO LINGUAGENS DO ENSINAR "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.   (Cora Coralina)  Baseado nos textos de Gabriel Perissé.
Perfil do Profissional
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
Dominando as práticas pedagógicas
- Educar -.
- EDUCAR -.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Alunos: Ensino Médio 2001 a 2006 Hoje sabemos...o quanto a participação de vocês foi especial para execução do projeto Recomposição Flóristica do Ribeirão.
- Educar -.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
A relação Professor/ Aluno
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
- Educar -.
Colégio Estadual Augusto Meyer
– Educar – Rubens Alves.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
1. Ser ouvido sempre que apresentar dificuldades de aprendizagem, solicitando do professor um atendimento específico; 2. Solicitar, através dos.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Docência universitária: repensando a aula
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Planejamento de Ensino
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Rubem Alves, nosso querido educador, teólogo, filósofo, professor & poeta, ao partir em 2014, deixou-nos órfãos de sua companhia.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES Jenny Milner Moskovics

“O educador que deseja o desejo de conhecimento de seu educando, busca ver, conhecer, ouvir, saber o que ele gosta, como vive, o que o aflige, o que anseia e a partir desta gama de informações propor sua disciplina de forma que se torne importante, desejado por sua beleza ou sua utilidade para a vida atual ou futura do aluno.” . (BÖCK, 2008)

Atualidade Descontração Relaxamento Diálogo Vínculo Cumplicidade

O desejo do professor Rubem Alves “Que amante quereria aposentar-se o seu corpo depois de 25 anos de experiências de amor? O amor e a paixão não anseiam pela aposentadoria.” Rubem Alves

O desejo do professor Por que é professor? Por que é professor de determinada matéria ou série? Qual o significado de sua profissão em sua vida?

O desejo do professor Há paixão por ensinar? Ensinar é necessário à pessoa do docente? Só se faz bem o que se gosta de fazer. Buscar a motivação intrínseca do ato de lecionar diz respeito, em primeiro lugar, ao professor como pessoa.

O desejo do professor Docência supre uma necessidade do professor Desmotivação do professor a docência não está suprindo a necessidade do professor A ESCOLA E A SOCIEDADE PRECISAM CUIDAR DO CUIDADOR E REASCENDER A CHAMA DO DESEJO DE EDUCAR.

Egocentrismo docente Como promover o encontro das necessidades de professores e alunos? A elaboração e execução de aulas a partir das necessidades de outro requer amadurecimento emocional por parte do professor.

Egocentrismo docente Quais necessidades e interesses têm os alunos? Relegar seus próprios interesses a um segundo plano. Despertar novas necessidades nos alunos.

Egocentrismo docente Conhecimento sobre: - o processo motivacional - as características da etapa evolutiva dos alunos - a realidade sociocultural na qual estão inseridos

O desejo do professor Descentralização docente facilita o interesse do aluno PROCESSO DE RETROALIMENTAÇÃO MOTIVACIONAL ENTRE O ENSINAR E O APRENDER motiva o professor encontro entre o desejo do aluno e o desejo do professor

BÖCK, Vivien Rose. Motivação para aprender e motivação para ensinar: reencantando a escola. Porto Alegre: CAPE- Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar, 2008