Consumo Consciente e Orçamento Saudável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Pedagogia da pesquisa-ação
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Desperdiçar ou economizar
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Discutindo práticas em Matemática
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O Aluno a Distância.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Educação Ambiental - GPEEA
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Orientações ao líder sobre o uso deste material
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Educação Financeira.
Apresentação Vale Descontos
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA Professora Roberta Marins O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA? Professora Roberta Marins A Educação Financeira não consiste somente em aprender.
Mudança de hábitos de consumo Prof. Elisson de Andrade.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
QUEM SOU EU? Denys Ferrari Paulon, formado em Economia com MBA em Marketing e com Certificação Profissional ANBIMA CPA-20. Possui 17 anos de experiência.
Orçamento Domestico(Familiar)
Carlos Visão Global Social
Matemática Financeira
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e Workshop1: fase 2 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação.
Equipe responsável pela produção
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
VALE SONHAR.
Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Profa Ms Paula Martins da Silva1 Tabelas, Gráficos e Diagramas.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Consumo Consciente e Orçamento Saudável Profª Elisa Rocha Pinto de Castro CEEJA de Votorantim

Público Alvo: 9º ano EF Material utilizado: Computador com acesso à Internet; Folhetos propaganda de ofertas de lojas da região ou online.

OBJETIVOS Fazer uso das tecnologias de informação na exploração do site da escola e de outros endereços eletrônicos, incentivando a busca de informações relevantes para a formação da cidadania; Incrementar as competências de leitura e escrita por meio de narrativas no contexto de sustentabilidade, destacando problemas do consumo em exagero; Levar o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade e as consequências do consumismo como, por exemplo, o aumento do lixo diretamente relacionado com o aumento do consumo; Aplicar os conhecimentos de porcentagem em atividades contextualizadas; Verificar a importância da Matemática nas contas do dia a dia e analisar os juros detrás dos preços e promoções, comparando diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Resolver problemas que envolvam porcentagem.

JUSTIFICATIVA Estamos inseridos em uma sociedade capitalista, onde a economia é baseada no lucro. A abordagem dos conteúdos da Matemática Financeira dentro da realidade é de extrema importância para a formação dos nossos jovens.

O consumo consciente é um bom começo para controlar o impulso consumista, que nos leva a fazer maus negócios e a ter perdas financeiras, assim essas atividades podem fazer com que o aluno consiga, antes de sair comprando, fazer uma boa avaliação das opções de compra, analisando os juros embutidos nos preços, através dos cálculos de porcentagem.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA http://matematica-ceeja.webnode.com/ Todas as atividades do Projeto Consumismo estão disponíveis no site MATEMÁTICA-CEEJA http://matematica-ceeja.webnode.com/

ATIVIDADE (1) – Consumo e Sustentabilidade Para dar início ao trabalho, o aluno deverá assistir ao documentário: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw Esse vídeo aborda de forma clara e objetiva a relação do Consumo e Sustentabilidade.

Em seguida, irá responder às questões abaixo para posteriormente socializá-las com o professor de Matemática: Questão 1 – O que você entendeu sobre Sistema Linear? Questão 2 – No vídeo, fala-se em políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, quais atitudes devem ser tomadas para que isto aconteça? Questão 3 – Qual a relação entre consumismo e produção de lixo? O professor ao receber as respostas das questões propostas, irá comentá-las com o aluno e nesse momento poderão surgir novas questões que serão complementadas para a formação e conscientização do educando sobre o consumo consciente.

ATIVIDADE (2) – Consumismo na juventude Nessa atividade o aluno fará a leitura e interpretação dos textos: 1 - Consumismo – disponível em: http://projetodecontabilidadefamiliar.blogspot.com.br/2012/11/consumismo.html 2 - Eles gastam muito – disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html

Para responder às questões: Questão 1 – Qual a diferença entre consumidor e consumista? Questão 2 – Segundo o texto Consumismo, como a propaganda favorece o consumismo exagerado no Brasil? Questão 3 – De acordo com as pesquisas de 2003 relacionadas no texto - Eles gastam muito, responda verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A cada 100 jovens 45 gostariam de trocar o computador nos próximos meses. ( ) O percentual de jovens brasileiros que se interessam muito por fazer compra é aproximadamente igual ao dos jovens americanos. ( ) Oito em cada dez aparelhos de som só saem das lojas a partir do aval da ala jovem do lar. ( ) No item O que eles têm no quarto, 43% refere-se a aparelho de som. Questão 4 – Hoje, quais dos produtos abaixo você destacaria como principais sonhos de consumo dos jovens. ( ) tablet (última versão) ( ) smartphone de última geração ( ) aparelho de som ( ) bicicleta   O objetivo dessa atividade é mostrar as consequências de se consumir exageradamente e a influência dos jovens no orçamento familiar.

Atividade (3) – Juros e Porcentagem O aluno deve ter concluído os estudos de Porcentagem disponível no site MATEMÁTICA-CEEJA: http://matematica-ceeja.webnode.com/a3%C2%AA-serie-ensino-medio/a1%C2%AA-avalia%C3%A7%C3%A3o/

Então o aluno deve escolher um folheto de ofertas de lojas para resolver às questões de 1 a 7. Obs.: o aluno também pode trazer o seu folheto. Fonte: http://www.benoit.com.br/folheto/download/Folheto_Benoit.PDF (adaptado)

Questão 1 – Loja escolhida (folheto): Benoit Questão 2 – Produto escolhido: TV Led 32” Questão 3 – Forma de pagamento: À vista: R$ 1099,00 À prazo: R$ 1598,00 Número de prestações: 20 Valor das prestações: R$ 79,90 Questão 4 – Qual o valor dos juros em reais? R$1598,00 – R$1099,00 = R$ 499,00 Fonte: http://www.benoit.com.br/folheto/download/Folheto_Benoit.PDF (adaptado) Questão 5 – Qual a taxa percentual dos juros embutidos? R$499,00 / R$1099,00 ≈ 45,4 % de juros Questão 6 – Se você fosse comprar esse produto, qual seria a forma de pagamento? Quais os fatores que o levariam a fazer essa escolha? Questão 7 – Você costuma pesquisar o preço em outras lojas antes de efetuar a compra ou acaba comprando na primeira que encontrar? Justifique a sua resposta.

exercendo nossa cidadania. O professor, após a correção das questões propostas, deve ressaltar ao aluno a importância da presença da Educação Financeira em nossa vida, ou seja, saber lidar efetivamente com o dinheiro. Também é válido lembrar que quando pedimos desconto à vista e ou pesquisamos preços antes de efetuarmos uma compra estamos exercendo nossa cidadania.

Atividade (4) – Orçamento Familiar Nessa atividade o objetivo é disponibilizar ao educando uma planilha para controle do orçamento doméstico, juntamente com algumas dicas para reduzir custos. Primeiramente, o aluno irá acessar o link abaixo com algumas dicas para iniciar um bom orçamento e reduzir custos: http://www.grupocarrefour.com.br/wp-content/themes/grupo-carrefour/download/grupo_carrefour_cartilha_meioambiente_5junho_consumoconsciente.pdf

Depois de assimiladas as informações, é apresentada ao educando uma planilha simples (modelo abaixo) destinada ao controle do orçamento familiar que poderá ajudá-lo também a poupar dinheiro: Mês:____________/2013 Despesas (gastos) Aluguel R$ Água Luz Telefone Prestação Carro Supermercado Vestuário *   Total Gastos Resumo da planilha: Renda familiar recebida (todos os salários da casa): Ganhos extras (+) Total Gastos (-) Valor a poupar (=) Obs.: a atividade pode ser enriquecida na construção da planilha com o Microsoft Excel *insira todas as despesas da casa (o importante é anotar)

CONSIDERAÇÕES Esse trabalho foi realizado com alunos do EJA, individualmente, seguindo a metodologia do CEEJA de Votorantim/SP, logo essa sequência didática poderá promover resultados ainda mais satisfatórios quando aplicada aos alunos do curso regular, pois no trabalho em sala de aula o professor tem a possibilidade de fazer um debate com a classe sobre consumo e sustentabilidade, que é um tema bem amplo, fortalecendo assim a formação da cidadania.

Acesse o nosso site: http://matematica-ceeja.webnode.com/

ceejamat@gmail.com Maiores informações: www.ceesvo.com.br matematica-ceeja.webnode.com Contato: ceejamat@gmail.com Site CEEJA: www.ceesvo.com.br