Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Shirley Pires Rodrigues Validador: Edwiges Rêgo Coordenador: Dayse Alves Barbosa
Competências e Habilidades envolvidas Ao fim desta aula o aluno deverá : Ser capaz de identificar locais em um mapa. Pedir e fornecer informações de como chegar a um lugar na cidade. Apreender vocabulário relacionado ao tópico principal da aula. Referencial Teórico Prepositions of place Asking for and giving directions PARÂMETROS DIDÁTICOS
PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Connecting: ATIVIDADE 1 Presentation. ATIVIDADE 2 Challenge question. ATIVIDADE 3 Why is this important? ATIVIDADE 4 Educoquiz 1. What do you already know? ATIVIDADE 5
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade tema função de revisar o vocabulário relacionado ao tema principal desta aula e com o qual os alunos já tiveram contato na aula anterior. Sugestão de realização da atividade: 1-professor checa a pronúncia de cada termo com a turma. 2- divididos em duplas/trios, os alunos devem tentar entender as palavras-chave que aparecem sublinhadas nas definições e fazer o matching. Professor faz a correção elicitando as respostas da turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vocabulário relacionado ao tópico. Activity 1 : Connecting Tempo de duração da atividade:Máximo de 5 minutos. Organização da sala de aula:Alunos trabalham em duplas/trios.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade serve pra exposição do principal vocabulário usado para dar direções em Inglês: as preposições de lugar / localização. Sugestão de realização: Clique no link para o site. Chame a atenção para as figuras que ilustram o significado de cada preposição. Faça uma chorus repetition com a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 2: Presentation. Tempo de duração da atividade:Máximo de 2 minutos. Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Atividade para fixação do uso das preposições. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Posicione o mouse sobre um dos objetos. Ao fazê-lo, instruções aparecerão na tela. Faça este junto com os alunos como exemplo. Repita a operação para todos os outros objetos Variação: peça a um aluno que venha ao quadro por vez para posicionar o obejto de acordo com as instruções na tela. Activity 3: Challenge Question. Tempo de duração da atividade:5 mins Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Revisão e jogo. O professor pode dividir a turma em times e tornar este momento ainda mais dinâmico e cooperativo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade divide-se em duas partes: revisão e jogo. O jogo também divide-se em dois. Activity 5: Educoquiz 1 – What do you already know? Tempo de duração da atividade:10 mins Organização da sala de aula:A critério do professor.
SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Elicitar as respostas da turma. Clicar para ver as respostas. Elicitar outros monumentos. Clicar no segundo link para ver alguns exemplos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clicar os links e ver a informações contidas no site e discutir com eles se são real ou fake. Activity 6: Moment of Reflection Tempo de duração da atividade:10 minutos (máximo) Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Checagem de vocabulário necessário de lugares na cidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Marcar a opção correta para cada figura junto com os alunos. Activity 7: : Places in the city. Tempo de duração da atividade:Máximo de 5 minutos. Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para listar quais os itens vistos no exercício e peça que os alunos anotem os itens com um exemplo ao lado. Exemplo: Bank: Bradesco, Itaú. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Usar a mesma apresentação da atividade anterior, desta vez pedindo aos alunos que copiem e anotem um exemplo conhecido para que lembrem posteriormente. Fazer o primeiro item junto com eles como exemplo. Activity 8: Places in the city: vocabulary list. Tempo de duração da atividade:Máximo de 2 minutos. Organização da sala de aula:Duplas ou trios.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos devem completar as frases com a palavra correta, de acordo com a figura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 9: City map. Tempo de duração da atividade:Máximo de 5 minutos. Organização da sala de aula:Duplas ou trios.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique no ícone do timer e dê um minuto para os alunos memorizarem o mapa. Quando acabar o tempo, clique no link do Educoquiz e realize o quiz online. Activity 10: Educoquiz 2 – What have you learned so far? Tempo de duração da atividade:5 mins (o jogo tem tempo controlado) Organização da sala de aula:A critério do professor.
TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 14 Checagem ATIVIDADE 15
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo online. Activity 11: I’m lost! Tempo de duração da atividade:Cerca de 04 minutos. Organização da sala de aula:De maneira que todos possam assistir ao vídeo.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Alunos assistem o vídeo e numeram as frases de acordo com a ordem em que elas aparecem no mesmo. Activity 12: Giving directions. Tempo de duração da atividade:Cerca de 2 minutos Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Lista de frases. Peça aos alunos para analisarem as frases e identificarem qual delas se usa para pedir ou dar instruções para chegar a algum lugar. Activity 13: How to give directions? Tempo de duração da atividade:Máximo de 2 minutos. Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Mostre o vídeo e peça ao aluno pra anotar as expressões dentro das categorias pré- determinadas. Repeat the video at your discretion. Activity 14: Excuse me, please. Tempo de duração da atividade:Cerca de 3 minutos Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade [Digite sugestões para os professores, orientando como utilizar esta atividade com a turma] Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem [Se existirem objetos de aprendizagem, orientar sobre sua utilização] Activity15: Educoquiz 3 – What else have you learned? Tempo de duração da atividade:[Digite o texto aqui] Organização da sala de aula:[Digite o texto aqui]
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos devem completar as expressões de cor, e corrigir com o vídeo. (Eles já foram expostos a este vocabulário nos vídeos anteriores.) Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Depois que os alunos completarem as expressões, corrija com o vídeo. Activity 16: Directions Tempo de duração da atividade:4 minutos. Organização da sala de aula:A critério do professor.
QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 17
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 17: You are being challenged Tempo de duração da atividade:10 minutos. Organização da sala de aula:A critério do professor.
QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 18 Resumo ATIVIDADE 19 Próximo tema ATIVIDADE 20
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 18: Building a summary Tempo de duração da atividade:5 minutos Organização da sala de aula:A critério do professor.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Resumo de todo o conteúdo visto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 19: Educosynthesis Tempo de duração da atividade:6 minutos. Organização da sala de aula:Duplas ou trios.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 20: Next class... Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: