Pandora's Box Graphics Engine Uma engine gráfica com aplicações em visualização científica Andrew T. N. KurauchiVictor K. Harada Orientador: Prof. Dr.

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Transcrição da apresentação:

Pandora's Box Graphics Engine Uma engine gráfica com aplicações em visualização científica Andrew T. N. KurauchiVictor K. Harada Orientador: Prof. Dr. Marcel Parolin Jackowski

Construir uma engine de fácil aprendizado e utilização Aplicar técnicas avançadas de computação gráfica Desenvolver um visualizador da representação elipsoidal de campos tensoriais Objetivos

Uma especificação aberta de interface de software para o hardware gráfico (GPU) Máquina de estados OpenGL - O que é?

Gerenciamento de janelas Tratamento de arquivos OpenGL - O que ele não faz

Criação de formas a partir de primitivas (pontos, retas e polígonos) Mapeamento de primitivas (3D) para um buffer (2D) OpenGL - O que ele faz

Pipeline

Wrappers para os objetos do OpenGL Buffer Texture1D Texture2D TextureBuffer VertexBuffer Shader Program

Para poder lidar com estruturas de cenas complexas a Pandora's Box utiliza um grafo de cena. Grafo de cena

Update pass (único passo obrigatório) Processamento de cena (Informações sobre a câmera estão acessíveis) Pós-processamento da cena (Informações sobre a câmera não são mais acessíveis) Renderizador

Frustum culling Fonte: bin/getdoc.cgi?coll=0650&db=bks&fname=/SGI_Developer/Optimizer_PG/ch05.htmlhttp://techpubs.sgi.com/library/tpl/cgi- bin/getdoc.cgi?coll=0650&db=bks&fname=/SGI_Developer/Optimizer_PG/ch05.html

Frustum culling Fonte: bin/getdoc.cgi?coll=0650&db=bks&fname=/SGI_Developer/Optimizer_PG/ch05.htmlhttp://techpubs.sgi.com/library/tpl/cgi- bin/getdoc.cgi?coll=0650&db=bks&fname=/SGI_Developer/Optimizer_PG/ch05.html

Exemplo de código Exemplo de aplicação simples usando a engine

Campo de grama

IRM = Imagem de Ressonância Magnética Imagens em três dimensões Difusão da água (tecidos vivos) Informações da difusão média da água em cada ponto representada por tensores IRM sensíveis a difusão

Conceitos

Para que serve?

Representação elipsoidal Autovalores e autovetores do tensor

Cérebro Visualização da representação elipsoidal do campo de tensores de difusão de um cérebro humano

Técnicas - Depth Peeling

Técnicas - Geometry Instancing model = new Model; for(id = 0; id < instances; id++) { drawInstance(model, id); }

Aprimorar o framework de shaders para utilizar o conceito de injeção de dependências Separar o contexto de renderização da classe GraphicAPI Criar proxies para os objetos internos Executar o renderizador em uma thread própria Trabalho futuro

Referências cplusplus.com - the c++ resources network. Acessado em agosto de Peter B. Kingsley. Introduction to diffusion tensor imaging mathematics: Part I. Tensors, rotations, and eigenvectors. Concepts in Magnetic Resonance Part A, 28A(2):101–122, March Opengl 4.1 reference pages. Acessado em junho de SHREINER, Dave. OpenGL Programming Guide. 7. ed. Addison-Wesley, p.

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