Régua(história, conceito)

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Transcrição da apresentação:

Régua(história, conceito) História(MEDIDA ) MEDIDA DE COMPRIMENTO Régua(história, conceito) Atividade 1 Atividade 2 Fita Métrica Atividade1 Atividade2 PORCENTAGEM Trena Atividade1 Atividade2 Múltiplos e Submúltiplos Atividade1 Criação: Profª Sheila Stela kurschner

Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza. VOLTAR

A régua é formada por uma medida-padrão. Você já conhece a régua? A origem da palavra régua é francesa (règle) e significa “lei ou regra”. Trata-se de um instrumento cuja primeira ideia é a do traçado reto e de medida. A régua é um instrumento utilizado em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias. A ferramenta também é utilizada em técnicas de impressão e desenho. Seu uso em Engenharia é essencial. As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. A régua é formada por uma medida-padrão. Nela há os CENTÍMETROS e os MILÍMETROS. Os centímetros são formados pelos riscos maiores e que tem um número. E temos os milímetros, que estão representados pelos risquinhos menores. VOLTAR

Atividade 1 Observe este pedaço de régua e responda? Como é representado o milímetro? PENSANDO O milímetro é representado pelos risquinhos menores. Quantos milímetros há em 1 cm? PENSANDO VOLTAR

Atividade 2 Então , quantos CENTÍMETROS temos neste pedaço de régua? . PENSANDO... Temos 5 cm. E quantos MILÍMETROS? PENSANDO... Em 5 cm temos 50 mm VOLTAR

Aqui temos uma FITA MÉTRICA. Ela possui a mesma função da régua Aqui temos uma FITA MÉTRICA. Ela possui a mesma função da régua. Só que com ela podemos medir espaços maiores com maior facilidade. . VOLTAR

1-Quantos centímetros tem cada espaço que a professora marcou? Fixando: A professora é a pessoa mais alta da sala, marcando com um risco azul o seu tamanho. 1-Quantos centímetros tem cada espaço que a professora marcou? 2-Quanto mede 0,5 do metro? 3-Este é João. Qual é o seu tamanho? E em cm? 25 25 4-Quantos cm tem o livro? 5-A professora mede... 25 6-Quanto os dois medem juntos? 25 25 7-Descubra o seu tamanho e encontre a diferença entre você e João, a professora e seu melhor amigo. 25 25 VOLTAR

Construindo a fita métrica.

Atividades: 1-Quantos cm tem cada uma destas partes? 2-Quantas partes para formar 1m. 3-O metro tem quan- tos cm e quantos mm? 4-O que em sua sala é maior que o metro? Cite pelo menos 5 itens. 5-Meça o tamanho de sua sala -largura e comprimento? VOLTAR

A TRENA é uma ferramenta importante e bastante utilizada pelo pedreiro A TRENA é uma ferramenta importante e bastante utilizada pelo pedreiro. Há TRENAS de vários tamanhos. Estes são alguns modelos de trenas. VOLTAR

2-Neste muro ele está utilizando lajotas de 25 cm Atividade 1 Seu João faz muros há 18 anos e meio. Ele começou a trabalhar com 16 anos. 1-Quantos anos tem seu João? 2-Neste muro ele está utilizando lajotas de 25 cm de comprimento cada. Quantas lajotas inteiras e quantas meia ele já utilizou em uma carreira? Quantos metros isso deu? 3-Quantas carreiras de lajota ele já colocou? Quantos metros são? VOLTAR

Atividade 2 Ele faz pelo menos 5 muros de 350 m cada por ano. 1-Quantos metros de muro ele cons-trói por ano? 50 2-Neste muro se utilizou de lajotas com 50 cm. Ele já colocou 8 lajotas e meia em 4 carreiras. Quantos metros de lajota esta parte dá? 3- O metro de lajota custa R$43,50. Qual é o custo de cada lajota? VOLTAR

½ OU METADE é = Um pouco de porcentagem. A PORCENTAGEM tem este símbolo %. Quantos centímetros são 100% da régua? E 50% da régua? Quantos cm é ½ desta régua? ½ OU METADE é = 50% ou Que se lê... Um meio ou metade é igual a cinquenta por cento ou cinquenta centésimos. VOLTAR

RESOLVENDO RESOLVENDO RESOLVENDO RESOLVENDO Atividade1: 1-Encontre 25% desta régua e marque em sua régua desenhada. Resposta:25% é igual 1/4 que são 7,5 cm. informações RESOLVENDO 2-Determine 10% desta medida? Resposta: 10% é igual a 3 cm. RESOLVENDO 3- Calcule 8% dela. Resposta: 8% é igual a 2,4 cm. RESOLVENDO 4- Manoel utilizou uma régua diferente para medir os 460 metros de madeira que ele comprou. Esta régua media 10% deste total. Que tamanho tinha esta régua? RESOLVENDO Resposta: 10% é igual a 46 cm. VOLTAR

Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da Exemplo: 8 Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da %. 100% = 8 x 2 5 U 25 numerador 40 25% = 1 + 100 16 = denominador 2 100 1 0 2 - 2 Então 25% de 8 são 2. VOLTAR

O metro é considerado a medida de comprimento referencial do metro. Maiores que o metro, o decâmetro (dam=10m), o hectômetro (hm=100m) e quilômetro (km1000m) e são classificadas como múltiplos do metro. Menores que o metro, o decímetro (dm=0,1), o centímetro (cm=0,01) e o milímetro (mm=0,001) e são classificadas como submúltiplos do metro.

Aprendendo a usar a tabela MÚLTIPLOS e SUBMÚLTIPLOS km hm dam m dm cm mm 1 . . . . . Veja 1 Km. Quantos metros tem 1 km? Quantos decímetros tem um km? Quantos centímetros tem um km? Quantos milímetros tem um km?

Transformando medidas km hm dam m dm cm mm 5 LEMBRETE As medidas da esquerda para a direita AUMENTAM. Multiplica-se quantas casas pular. X 10 2 4 X 10 3 , 5 JÁ , DA DIREITA PARA ESQUERDA D I M I N U E M. TEMOS QUE DIVIDIR. , : 10 1 , 3 : 100 : 10 : 10 Quantos hectômetros tem 5 km? Quantos decâmetros tem 24 hm? Quantos decâmetros tem 35 m? Quantos metros tem 100 cm? Quantos metros tem 300 dm? VOLTAR

Transformando medidas km hm dam m dm cm mm NÃO ESQUEÇA As medidas da esquerda para a direita AUMENTAM. Multiplica-se quantas casas pular. JÁ , DA DIREITA PARA ESQUERDA D I M I N U E M. TEMOS QUE DIVIDIR.(CLIQUE PARA SAIR). Quantos km tem 456 dam? Resposta Quantos m tem 386 cm? Quantos m tem 82 cm? Quantos dm tem 100 mm? VOLTAR

Transformando medidas km hm dam m dm cm mm 4 , 5 6 , 3 8 6 2 casas divide-se por 100 , 8 2 2 casas divide-se por 100 1 2 casas divide-se por 100 , 1 casa divide-se por 10 Quantos km tem 456 dam? Quantos m tem 386 cm? Quantos m tem 82 cm? Quantos cm tem 100 mm? VOLTAR