Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
As conseqüências do avanço da cana
68ª SOEEA Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Agropecuária Victor Hugo.
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Balanço da Atuação do Governo
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Os gráficos expressam a situação da estrutura fundiária do Brasil
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Desafios para o Desenvolvimento Sustentável
Antonio José de Figueiredo
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Indústria e Energia no Brasil
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Novos Modelos de Empresa
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Agronegócio no Brasil e no mundo
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA DE BIOETANOL PARA O RS Luis Alberto Bairros (Betinho ) Coordenador Programa Setorial Biocombustíveis SIMPÓSIO.
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Fundamentos em Agronomia
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Plataforma Mineira de Bioquerosene “Farm to Fly” Value Chain.
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Programa Nacional de Produção e do Uso de Biodiesel (PNPB); Histórico, Situação Atual e Perspectivas J. H. Accarini Casa Civil da Presidência da República.
ESTRATEGIA DA EMBRAPA PARA O PROGRAMA DE AGROENERGIA São Paulo, 09/11/2006 Evandro C. Mantovani Secretaria de Gestão e Estratégia.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro de 2008 CENÁRIOS PARA OS BIOCOMBUSTÍVEIS Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia-UNICAMP

PROBLEMAS AMBIENTAIS DA OFERTA DE BIOENERGIA 1.Desflorestamento; 2. Escala da Monocultura; 3. Degradação por Práticas agrícolas.

1. DESFLORESTAMENTO -EXPANSÃO DA ÁREA CULTIVADA SOBRE FLORESTAS PRIMÁRIAS - EXPANSÃO INDUZIDA DA PECUÁRIA SOBRE FLORESTAS PRIMARIAS

-ÁREA AGRÍCOLA ABERTA DISPONÍVEL: 90 milhões de hectares sob pecuária extensiva - INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA: - tecnicamente simples - economicamente dependente de uma nova estrutura de incentivos

Participação Regional na Capacidade Produtiva Instalada Brasileira de Biodiesel – Setembro de 2008 Volume Total: 3 bilhões litros Fonte: ANP.

BIODIESEL NA AMAZONIA: UMA OPORTUNIDADE DE REDUZIR A PRESSÃO SOBRE A FLORESTA PRIMÁRIA

Política Agro-ambiental: a criação de condições para a intensificação sustentada da produção agropecuária na Amazônia - zoneamento + reforma agrária - infra-estrutura - oferta de insumos - pesquisa

BIODIESEL NO NORDESTE: UMA OPORTUNIDADE QUASE PERDIDA DE REDUÇÃO DA POBREZA RURAL

Principais dificuldades do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB O PNPB não contempla investimentos em infra-estrutura básica para o agricultor, educação, treinamento, assistência técnica etc.; Concorrência da Soja; Restrições da Mamona, principal cultura oleaginosa da pequena produção do Nordeste; Preços de referência adotado pelos leilões da ANP não refletem a realidade do setor (cálculo favorece o óleo de soja).

2. A ESCALA DA MONOCULTURA 2.1. CULTIVO DA PALMA (DENDÊ) - Planta perene; - Cultivo compatível com associações diversas; - Preservação de área mínima de floresta nativa.

2.2. CULTIVO DA CANA - Planta semi-perene; - Cultivo compatível com rotação de culturas; - Preservação de área mínima de floresta nativa.

3. DEGRADAÇÃO POR PRÁTICAS AGRÍCOLAS 3.1. Cultivo da Cana e Produção de Álcool - Erosão; - Queimada; - Poluição química; - Demanda por recursos hídricos.

Esforços Realizados pelo Setor - Melhora nos sistemas de cultivo (plantio direto); - Recuperação de APPs; - Seleção de variedades; - Progressiva mecanização e eliminação de queimadas; - Mudanças tecnológicas para diminuir a captação, consumo da água e aumentar sua reciclagem e reuso nas operações de lavagem da cana, torres barométricas e multi-jatos e processos de fermentação e destilação.