Modelo de Adaptação de Callista Roy

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO- UFMT Cachorroski, Anne Cristina
Advertisements

O AQUECIMENTO E OS FATORES FISIOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES 1- O FLUXO SANGUÍNEO: Em repouso, cerca de 20% do fluxo sangüíneo encontra-se localizado na musculatura,
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
Sistema Nervoso Autônomo
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Ato reflexo Repostas reflexas medulares
SISTEMA NERVOSO.
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
Fundamentos da Ergonomia
Desenvolvimento organizacional
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Relaxamento Prof° Marlon A Santos.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
Introdução à Fisiologia
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Comportamento organizacional
Sistema Nervoso Periférico
SISTEMA MUSCULAR
Sistema Neuro-hormonal
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
O sistema muscular * O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo, Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles.
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Movimentos voluntários e atos reflexos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Centro Universitário Candido Rondon
Objetivos do Jogo Crescimento e Autoafirmação Pessoal – valoriza o estado de saúde do próprio corpo – tomada de consciência da importância da prevenção.
Sister Callista Roy Sister Callista Roy, Doutora, nascida em 1939, é uma teórica da enfermagem, no Boston College, em Massachusetts. Anterior a isso, Roy.
FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS (WANDA HORTA)
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Sensação Aula 1.
AS EMOÇÕES.
Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)
Ergonomia I.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
EVOLUÇÃO DOS MODELOS TEÓRICOS Florence NIGHTINGALE-Notas de Enfermagem
Sistema Nervoso.
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar.
Professora: Janine Fernandes
Caroline Pouillard de Aquino
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Efeitos agudos do EF sobre a FC
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
FISIOLOGIA HUMANA.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Sistemas Sensoriais.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso – parte 3
Professor: Alison Batista
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Teoria Transcultural Madeleine Leininger
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
Transcrição da apresentação:

Modelo de Adaptação de Callista Roy Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem Teoria de Enfermagem Modelo de Adaptação de Callista Roy

Modelo de Adaptação Premissas de Roy: O modelo despertou interesse e respeito desde o seu lançamento , em 1964, como parte de seu trabalho de graduação na Universidade da Califórnia. Premissas de Roy: O homem é um ser adaptável Se o homem é um ser adaptável, ele tem um nível de adaptação. O nível de adaptação é um função da interação entre os mecanismos de adaptação e o ambiente A intervenção de enfermagem é dirigida para a manipulação do ambiente

O modelo de Roy consiste de quatro elementos: As pessoas são vistas como sistemas adaptativos vivos cujos comportamentos podem ser classificados como respostas adaptativas ou respostas ineficientes. Essas respostas derivam de mecanismos reguladores e cognatos. A investigação do comportamento é feita nos quatro modos adaptativos: Modo Fisiológico (oxigenação, nutrição, eliminação, atividade e repouso, proteção, sentidos, fluidos e eletrólitos, função neurológica, função endócrina); Modo Autoconceito (ser físico- imagem corporal e ser pessoal); Modo Função do papel ; Modo Interdependência.

O ambiente, a saúde, a enfermagem O ambiente consiste dos estímulos externos e internos. A saúde é um processo de tornar-se integrado e capaz de preencher as metas de sobrevivência, crescimento, reprodução e domínio. A meta da enfermagem é promover as respostas adaptativas em relação aos quatro modos adaptativos, usando informações sobre o nível de adaptação da pessoa e os estímulos focais, contextuais e residuais. As atividades de enfermagem envolvem a manipulação desses estímulos para promover respostas adaptativas

Caso Clínico Senhor João , 66 anos, IAM em maio de 2002, fumante por 30 anos parou há 10 anos, por volta do meio dia foi ao banco para pagar algumas contas pendentes, da sua residência ao banco são dez quarteirões

 De O2 para o músculo cardíaco IAM préveo Tabagista parou há 10 anos Estímulo Focal Estímulo Contextual Estímulo Residual Mecanismo de enfrentamento Resposta adaptativa Resposta inefetivas  De O2 para o músculo cardíaco IAM préveo Tabagista parou há 10 anos Estimula os receptores que transmitem mensagem de dor ao longo das fibras nervosas sImpáticas, aferentes ao SNC, havendo  Fc e R, levando  O2 P/ o miocárdio Dor no lado E do tórax e no braço  Retroali- mentação Retroali- menta-ção  Dor no lado E do tórax e no braço Seu julgamento é ativado, ele entra em um banco com ar condicionado e senta com as pernas levantadas e toma fôlegos lentos e profundos Cessação da dor