Cultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meios tecnológicos x educação
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
O Surgimento da Filosofia
Cultura e contracultura
Cultura.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Advérbios de Tempo 2º Aula.
O Início da Comunicação
A dimensão da pessoa humana
Profª: Gabrielle Bertolli
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
CULTURA E FOLCLORE – RESUMO
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
DESATANDO NÓS.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
É Tempo de Mudanças Falta pouco para o final do ano...
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo.
Cultura, Linguagem e Língua
COMO É BOM: Pense sobre cada frase antes de ler a próxima. Você vai se sentir melhor, especialmente quando chegar ao fim.
Você vai se sentir melhor, especialmente
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Escola Secundária de Palmela 2011/2012 Trabalho realizado por: Daniel Ferreira Mihaela Culeac.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Pelo menos, podemos tentar.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Neste sentido, observa-se que cada vez mais os indivíduos passam a enxergar, como valores a serem perseguidos, ou como “o melhor que o mundo tem a oferecer”,
E SE DEUS MANDASSE PARA VOCÊ UM ASSIM?
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Sistemas de Educação inclusivos
Aqui estão algumas dicas que podem lhe trazer uma bela vida!
Cultura.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Você vai se sentir melhor, especialmente
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Filosofias Educacionais para Surdos
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
E SE O UNIVERSO MANDASSE UM PARA VOCÊ, ASSIM?
Um casal, recém casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que.
E se Deus mandasse para você um assim?.
Prof. Gildo Júnior Colégio Dom Bosco
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Por que alfabetização tecnológica do professor?
DADOS OBTIDOS A PARTIR DO QUESTIONÁRIO – 8°B. 8. Sua família tem o hábito de ler? O que?
Principais obras: Economia das Trocas Simbólicas (1977) Esboço sobre a Teoria da Prática (1977) A Distinção: crítica social do julgamento (1979) Homo Academicus.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Mãe chata História criada por Maria Jesus Sousa (Juca) 1.
Transcrição da apresentação:

Cultura

Todas pessoas têm cultura

Conceito Cultura é a vida total de um povo, herança social que o indivíduo adquire de seu grupo. Ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou. Malinovski ensina que a cultura compreende “artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores herdados.

Bens Ideias Catedral de Brasília Fábrica Brasileira de ideias Artefatos Processos Técnicos Cerâmicas indígenas Agronegócio Brasileiro

Valores Hábitos Hábitos alimentares

A aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social – e não biológico – resultante da aprendizagem. Educação assistemática (Família) Educação sistemática (Escola)

Cultura material e Cultura não-material

Cultura Material Consiste em todos os objetos tangíveis que fazem parte da cultura de um povo. Ex: utensílios, vestimenta, construções etc.

Cultura não-material Abrange aspectos intangíveis da sociedade, como crenças, costumes e artes, difundidos através das gerações.

Elementos da cultura

Traços Culturais São os menores elementos que permitem a descrição da cultura.

Complexo Cultural Consiste no conjunto de traços culturais associados, formando um todo funcional. Exemplo: Carnaval.

Padrão Cultural É um comportamento generalizado e regularizado. Ele estabelece o que é e o que não é aceitável na conduta dos indivíduos pertencentes a determinado grupo.

Área Cultural Refere-se a um território relativamente pequeno em relação ao da sociedade global, onde os indivíduos compartilham os mesmos padrões de comportamento, e possuem traços e complexos culturais semelhantes.

Subcultura É considerada como um meio peculiar de vida de um grupo menor dentro da sociedade. Não está necessariamente ligada a um espaço geográfico.

O crescimento do patrimônio cultural

O enriquecimento do patrimônio cultural se dá por dois meios; Invenção É a combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado um traço cultural novo. Difusão Alguns traços culturais podem se difundir também em locais diferentes do que ele surgiu.

Retardamento Cultural As mudanças dos diversos elementos da cultura não acontecem no mesmo ritmo em todos lugares: alguns se transformam mais rapidamente que outros, então pode-se falar de retardamento ou demora cultural.

O contato entre as culturas

Aculturação Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contato constante, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas. Marginalidade Cultural Aqueles que não conseguem se integrar completamente em nenhuma das culturas que os rodeiam ficam à margem da sociedade.

Contracultura

Contracultura Pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles, esse movimento é chamado Contracultura.

Socialização e controle social

“Nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa, sente, desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama de noite, você diz, faz, pensa, sente, não como expressão própria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos, e sensações que existiram muito antes que você nascesse” (G. Smith Russel, citado por Hélio Inforzato, Fundamentos sociais e educação, p. 37-38.)

Sociabilidade Tendência natural para viver em sociedade. É desenvolvida através do processo de socialização, pelo qual o indivíduo se entrega no meio em que nasceu, assimilando sua cultura. Socialização É o ato de transmitir ao indivíduo os padrões culturais da sociedade. São as formas pelas quais a sociedade inculca os valores do grupo na mente de seus membros.

Controle Social A primeira agência de controle social é família, logo depois vem a Igreja,e por último a escola e o Estado. O controle social pode ser; Difuso ou informal Institucionalizado ou formal Funções do controle social; Ordem social Proteção social Eficiência social