Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino- aprendizagem em Matemática Brunna Sordi Stock (Apresentador) Marcus.

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Transcrição da apresentação:

Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino- aprendizagem em Matemática Brunna Sordi Stock (Apresentador) Marcus Basso (Coordenador) Instituto de Matemática – UFRGS Colégio de Aplicação - UFRGS Instituto Estadual Rio Branco – SE - RS

Assessoria de Interação Virtual: docência e extensão no Colégio de Aplicação da UFRGS Brunna Sordi Stock (Apresentador) Camila Aliatti Fernando Fogaça Frederico Arsivenco Rafael Pereira Renato D’Avila Júnior Instituto de Matemática UFRGS

Introdução  A disciplina de Laboratório de Prática de Ensino de Matemática  O Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS  A assessoria de Interação Virtual

Objetivo  O computador como um instrumento para “pensar com” e para contribuir na aprendizagem de conceitos de matemática, utilizando-o juntamente com atividades manuais.

Trabalhos  BrOffice Planilha Batalha Naval Tabelas e gráficos

Alunos fazendo gráficos no BrOffice

 Jig Saw Doku Pesquisa Jogo

Tela inicial do jogo Jig Saw Doku

 X Home 3D Planta baixa Computador

Desenhos no X Home 3D

Aluno trabalhando no X Home 3D

 Cotações Reportagens Calculadora

 Velocidade Marcação dos tempos Análise em sala de aula Equação

Alunos resolvendo exercícios sobre velocidade.

 Expressões numéricas Cartelas Jogo no computador

Jogo de expressões no site das assessorias

 Expressões numéricas Cruz mágica

Aluno sendo orientado pelo professor no jogo Quadrado Mágico

Conclusões  Maior interesse na disciplina  Nova função para o computador  Necessidade de atualização  Importância da construção junto com o aluno  Facilidade do acesso a informação

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