Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos

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Transcrição da apresentação:

Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos Muitos problemas encontrados na industria são devidos a grande quantidade de partidas de motores e seus dimensionamentos errôneos em relação a sua carga. Corrente elétrica durante a partida de um motor pode varia de 5 a 8 vezes o valor da corrente nominal . Super dimensionamento dos dispositivos de comando e proteção Aumento nos custos da instalação Profª. Ms. Joana D'arque Silva Corrêa

Conforme a portaria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) cada partida tem potências máximas para o uso: Partida Direta: até 15 CV Partida Estrela Triangulo: de 15CV a 30CV Partida com Chave Compensadora, Soft Stater, Inversores: acima de 30CV Partida com reostatos em motores com rotor bobinado: Qualquer potencia Profª. Ms. Joana D'arque Silva Corrêa

Partida Direta Corrente da rede bem menor que a corrente de partida Partida sem carga O motor é conectado diretamente a rede através de um contator e dispositivos de proteção Profª. Ms. Joana D'arque Silva Corrêa

Partida Estrela/ Triângulo O motor deve ter no mínimo 6 terminais acessíveis A tensão nominal em triângulo deve ser igual a tensão da rede Parte-se o motor em estrela e quando ele alcança a velocidade próxima da nominal a ligação é mudada para triângulo A corrente de partida e o conjugado de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais. Profª. Ms. Joana D'arque Silva Corrêa

Partida com Chave Compensadora Composta por um autotransformador com várias derivações para regular o processo de partida Utilizada em motores de potencia elevada As derivações de tensão encontradas são: 50%, 65% e 80% O conjugado de partida fica reduzido ao quadrado da tensão aplicada A corrente de partida na rede fica reduzida a k2, sendo k a relação entre a tensão antes do autotrafo e a tensão depois do autotrafo

Partida com Soft Stater Partida com tensão reduzida Não altera as conexões do motor Tiristores Corrente de partida ajustável Torque de partida correto Possibilidade de parada suave Desgaste mecânico mínimo

Inversor de freqüência Corrente de partida ~1,5 *In Possível ajustar o tempo de partida Possível parada suave Profª. Ms. Joana D'arque Silva Corrêa