Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção de urina diluída
O Sistema Urinário Parte B
SISTEMA EXCRETOR.
REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Fisiologia Renal.
Aparelho Excretor.
Sistema Excretor.
Aula 25 A excreção humana.
Estudo dirigido - Fisiologia Renal
A OSMORREGULAÇÃO.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
Poliúrias: Diagnóstico Diferencial
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA RENAL.
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
SISTEMA URINÁRIO.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
Déficit de volume plasmático
Sistema Excretor.
Sistema Urinário.
Prof. Andreia Rizzieri Yamanaka
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Metabolismo do Potássio e Hipocalemia
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Aula 45 Excreção Humana.
Controle do Metabolismo Hidrossalino
de líquido extracelular
REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DOS LÍQUIDOS CORPORAIS E EXAME DA URINA
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Provinha 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A reação catalisada pela anidrase carbônica é a dissociação do ácido carbônico (H 2.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Regulação de Volume.
Função tubular.
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Desordens do metabolismo da água
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Mecanismos de transporte através da membrana
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
MECANISMOS DE CONCENTRAÇÃO E DILUIÇÃO DA URINA
Fisiologia Renal 1.
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Avaliação do Equilíbrio hidroeletrolítico. Avaliação Importante para o controle de qualquer paciente gravemente doente Importante para o controle de qualquer.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
Transcrição da apresentação:

Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente que em pars reta de túbulo proximal, devido à reabsorção de H 2 O. (V) No indivíduo com secreção inadequada (aumentada) de HAD, a osmolaridade urinária é elevada. (F) No indivíduo em uso de furosemida, a osmolaridade urinária será sempre muito maior que a do plasma porque a carga excretada de NaCl é elevada. (F) O uso de diuréticos de alça não interfere com a capacidade de concentrar a urina. (V) Em nefro distal, apenas em ducto coletor medular há reabsorção de ureia.

Provinha 5 – Turma B Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) No indivíduo com diabetes insípidus, o balanço de água pode ser preservado se o indivíduo tem livre acesso a água. (V) Na polidipsia neurogênica (elevada ingestão de H 2 O), em geral observamos osmolaridade plasmática levemente dimuída e urina muito diluída. (F) Na medula externa, a elevada osmolaridade intersticial deve-se à presença de uréia. (V) Num indivíduo normalmente hidratado, no final de segmento espesso ascendente há mais uréia no fluido luminal que no final de túbulo proximal. (F) A capacidade de concentrar a urina está alterada em indivíduos que recebem os diuréticos tiazídicos. Prova B

Provinha 6 – Turma BProva C Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na sobrecarga aquosa, o indivíduo usualmente tem níveis plasmáticos de HAD elevados. (V) No diabetes insípidus nefrogênico, a recirculação medular de ureia está prejudicada. (V) No diabetes insípidus, central ou nefrogênico, a osmolaridade plasmática é elevada e a osmolaridade urinária é baixa. (V) Diuréticos tiazídicos diminuem a capacidade de diluir a urina. (V) O efeito unitário do sistema gerador da hipertonicidade medular é o transporte de NaCl em segmento espesso ascendente.