Prof. Dr. Marcos “Tuca” Américo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Gestão de Projectos Multimédia
Unidades de Ensino da Microsoft
Como organizar um, sem esquecer nada
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Portfólio de Matemática
Sérgio Elias Vieira Cury
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Web: criação de páginas
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADAPTAÇÃO DE OBRA TEATRAL PARA CINEMA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Webquest.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Capacitação da ferramenta:
Criatividade e anúncio em tempos de rede
:: Parte 3: A Jornada do Herói ::
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Como escrever um artigo
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Jogos de Empresas Aula 2.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Documentação de Software
Audiovisual - Roteiro Prof. Franthiesco Ballerini
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
O Método do Caso. O processo - Etapas Metodologia ETAPAS: Preparação individual Discussão em pequenos grupos Plenária.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
RECURSOS AUDIOVISUAIS
dpsprogblog.wordpress.com Profº Douglas Pereira da Silva
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Animações quadro a quadro
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
Célia Cruz | Renata Brunetti
Por que o jornal na escola?
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Pré-Projeto Multimídia
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Elaboração de um projeto de documentário multimídia
FICHAMENTO.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
O que é PROJETO EXECUTIVO
4 Fases na formação de novos educadores.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Marcos “Tuca” Américo Roteiro Interativo Prof. Dr. Marcos “Tuca” Américo DCSO – FAAC / UNESP PPGTVD / UNESP tuca@faac.unesp.br

Roteiro - Definições Aurélio: roteiro. [De rota2+ -eiro.] (...) 2. Descrição pormenorizada de uma viagem; itinerário. (...) 4. Relação dos principais tópicos que devem ser abordados num trabalho escrito, numa discussão de trabalhos, etc.: roteiropara discussões. (...) 6. Cin. Rád. Telev. Documento que contém o texto de filme cinematográfico, vídeo, programa de rádio, etc., ger. estruturado em seqüências e com indicações técnicas destinadas a orientar a direção e a produção da obra. [Cf., nesta acepç., script, storyboard e decupagem.] 7. Guia.

Roteiro - Definições É a forma escrita de qualquer projeto audiovisual. (Doc Comparato) História contada em imagens, diálogo e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática. (Syd Field) [Escrever roteiros] é contar histórias interessantes sobre gente interessante de uma forma interessante. (Frank Daniel)

Roteiro - Definições Roteiro é uma Organização. A princípio, pode-se definir o roteiro como um guia para algo que se propõe realizar. Um roteiro prescreve etapas a serem cumpridas, passo a passo.

O Roteirista Um roteirista deve conhecer bem: Os meios de produção (rádio, televisão, cinema, multimídia, games,etc...) Os recursos e as possibilidades técnicas (do talento humano à tecnologia das máquinas). Ou seja, roteirista deve saber orientar / conduzir a recepção.

Roteiro - Formato As indicações técnicas de um roteiro sejam precisas e objetivas não deixando margem para dúvidas sobre os procedimentos. A formatação técnica do roteiro agiliza a leitura nos diferentes estágios de produção. À primeira vista, parece limitar a liberdade criativa, a inventividade do roteirista. As vantagens desta padronização tornam-se importantes depois de aprendidas e dominadas certas regras.

Etapas da criação de roteiros (Cf. Daudo Veras) 1. Briefing do projeto 2. Análise e estruturação do conteúdo 3. Redação

Briefing do projeto 1. Briefing do projeto: levantamento das informações relevantes para o trabalho do roteirista. 2. Análise e estruturação do conteúdo: preparação dos caminhos a serem percorridos no processo de criação. 3. Redação: escolha de modelos, propostas de interatividade, revisões e validação final.

Etapas da criação de roteiros (Cf. Daudo Veras) 1. Briefing do projeto 2. Análise e estruturação do conteúdo 3. Redação

Análise e estruturação do conteúdo O que é Linguagem Linguagem: Ling. Todo sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, uma linguagem auditiva, uma linguagem tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. (Aurélio)

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo Um bom roteiro deve possuir três aspectos fundamentais: Logos Pathos Ethos Logos é a palavra, o discurso, a organização verbal de um roteiro, sua estrutura geral. Pathos é o drama, a vida, a ação, o conflito cotidiano. Ethos é a ética, a moral, o significado último da história, suas implicações sociais, políticas, existenciais e anímicas. (Doc Comparato)

Análise e estruturação do conteúdo Christopher Vogler

Análise e estruturação do conteúdo A Jornada do Herói é uma armação, um esqueleto, que deve ser preenchido com os detalhes e surpresas de cada história individual. A estrutura não deve chamar a atenção, nem deve ser seguida com rigidez demais. A ordem dos estágios que citamos aqui é apenas uma das variações possíveis. Alguns podem ser eliminados, outros podem ser acrescentados. Podem ser embaralhados. Nada disso faz com que percam seu poder.

Análise e estruturação do conteúdo Estágios da Jornada do Herói: 1. Mundo Comum 2. Chamado à Aventura 3. Recusa do Chamado 4. Encontro com o Mentor 5. Travessia do Primeiro Limiar 6. Testes, Aliados, Inimigos 7. Aproximação da Caverna Oculta 8. Provação 9. Recompensa (Apanhando a Espada) 10. Caminho de Volta 11. Ressurreição 12. Retorno com o Elixir

Análise e estruturação do conteúdo 1. Os heróis são apresentados no MUNDO COMUM, onde 2. recebem um CHAMADO À AVENTURA. 3. Primeiro, ficam RELUTANTES OU RECUSAM O CHAMADO, mas 4. num Encontro com o MENTOR são encorajados a fazer a 5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR e entrar no Mundo Especial, onde 6. encontram TESTES, ALIADOS E INIMIGOS. 7. Na APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA, cruzam um Segundo Limiar, 8. onde enfrentam a PROVAÇÃO. 9. Ganham sua RECOMPENSA e 10. são perseguidos no CAMINHO DE VOLTA ao Mundo Comum. 11. Cruzam então o Terceiro Limiar, experimentam uma RESSURREIÇÃO e são transformados pela experiência. 12. Chega então o momento do RETORNO COM O ELIXIR, a bênção ou o tesouro que beneficia o Mundo Comum.

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo Estrutura hierárquica: Muito rasa O menu principal se torna uma lista de tópicos não relacionados Pesquisas de psicologia cognitiva indicam que a maioria das pessoas só conseguem reter de quatro a sete blocos de informação na memória de curto prazo. (Yale Style Manual)

Análise e estruturação do conteúdo Estrutura hierárquica: Muito profunda Os menus são numerosos e vão afunilando. Para chegar à informação o usuário precisa navegar muito. (Yale Style Manual)

Análise e estruturação do conteúdo Estrutura hierárquica: Equilibrada Facilita o acesso rápido à informação e ajuda o usuário a entender como você organizou as coisas (Yale Style Manual)

Análise e estruturação do conteúdo

Análise e estruturação do conteúdo Verificar as possibilidades: História em quadrinhos, reportagem, drama, comédia, animação gráfica, jogo, fábula, novela, simulação, música etc. Motivar: Despertar a curiosidade, surpreender, desafiar, criar polêmica, usar humor, abrir oportunidades de envolvimento, fazer pontes entre o conteúdo e a realidade do aluno etc. Criar situações de interatividade: Diálogo, entrevista coletiva, debate, trabalho em grupo, visitas a ambientes interativos, produção e compartilhamento de textos, imagens etc.

Etapas da criação de roteiros (Cf. Daudo Veras) 1. Briefing do projeto 2. Análise e estruturação do conteúdo 3. Redação

Redação Modelos de roteiro Informações do roteiro Estratégias de redação para produtos específicos Revisões e validação Avaliação do trabalho

Redação A escolha do modelo deve ser feita em conjunto com os profissionais que irão participar do processo de produção.Algumas alternativas: 4 colunas 3 colunas 2 colunas 1 coluna Powerpoint Roteiro híbrido

Redação Roteiro multimídia 4 colunas (desvantagens: complicado; desperdiça papel) Cabeçalho [título, autor, data, unidade e outras referências] Texto Vídeo Áudio Imagem [foto, charge, infográfico etc.] links links

Redação Roteiro multimídia 3 colunas (desvantagem: a coluna comentários é desnecessária) Cabeçalho Imagem/ Vídeo Texto/ Áudio Comentários links links

Redação Roteiro multimídia 2 colunas (formato semelhante ao do roteiro de vídeo) Cabeçalho Imagem/ Vídeo Texto/ Áudio links links

Redação Roteiro em Powerpoint (facilita visualizar a interface gráfica) Personagem X convida o aluno a utilizar a barra de navegação (esq.) e assistir ao vídeo sobre o tema. Texto do balão HQ: ....

O exemplo dos Games...

NPC (NONPLAYER CHARACTER) - An NPC is any other game character that is not an avatar. NPCs are usually controlled by the computer, but there can be NPCs, such as a squad of soldiers or a set of quest companions, that are controlled by the player. ramificado

Uso do CELTX / X-mind

Prof. Dr. Marcos “Tuca” Américo Obrigado !!! Prof. Dr. Marcos “Tuca” Américo DCSO – FAAC / UNESP PPGTVD / UNESP tuca@faac.unesp.br