PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Como produzir um jornal escolar
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Público Alvo Ensino Fundamental CI;
Avaliação da Aprendizagem em Processo
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
5° ENCONTRO DE EDUCADORES
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Museu Memórias de Alfabetização
Programa Sala de Leitura 2014
PROJETO Navegando na Leitura
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Apresentação do Projeto para os Gestores
Atividade complementar 04 e 05
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Ajude a realizar sonhos!
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
Etapas de uma sequência didática
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
13/09/2007. PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – PSQE EDIÇÃO
Jovens Embaixadores 2013 Rejane Dal Molin. O que é? Iniciativa: Embaixada dos EUA Parcerias: Secretarias de Educação e Centros Binacionais Intercâmbio.
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
CONCURSO INTERNACIONAL DE LEITURA -3ª EDIÇÃO. Participação/ Inscrição no Concurso Alunos (do ensino Secundário) da REDE de Ensino de Português no Estrangeiro.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal de Pescadores Divulgação Resultado Final Freira.
Transcrição da apresentação:

PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)

Ações realizadas sobre a OLP 1- Planejamento nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro. 2- Levantamento, impressão e distribuição do material da OLP.

3- Encontro de Educadores em março. Cadernos dos alunos-autores da profª Karla Caderno dos alunos-poetas da profª Teka Início do encontro do dia 31 de março

4- Convite à Academia de Letras de Lorena para formar a comissão julgadora municipal da OLP.

5 – HTPC na E. M. Prof. Ruy Brasil Pereira. 6- Adesão do Município 5 – HTPC na E.M. Prof. Ruy Brasil Pereira. 6- Adesão do Município. 7- Inscrições dos professores. 8- Visita e Registro de atividades realizadas pelos professores nas unidades escolares.

(02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Karla - Memórias

(02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Célia - Crônicas

(14-05) E.M. CAIC Professora Angelita - Crônicas

(18-05) E.M. “Profª Adelina Alves Ferraz Professora Teka - Poemas

(31-05) E.M. “Prof. Ruy Brasil Pereira” Professora Bárbara- Memórias

E.M. “Conde de Moreira Lima” Professora Ruth - Memórias

E.M. “Conde de Moreira Lima” Professora Vânia - Memórias

Encontro de Educadores em julho.

Orientação Técnica com Eliane Ribeiro 15-08-2012 (D.E. de Guaratinguetá)

Nota da cidade no site Lorena (SP) convida Academia de Letras local para a comissão julgadora Dos trinta membros da Academia, cinco farão parte da comissão que irá escolher os vencedores na etapa municipal da Olimpíada e que seguem para a etapa estadual. A entidade reúne escritores que vivem ou que nasceram na cidade. Segundo Andrea Custódio Ferreira, da secretaria municipal de Educação, o convite surgiu depois de uma apresentação sobre o projeto feita para os acadêmicos. As ações de divulgação, formação e preparação de professores estão acontecendo desde fevereiro com encontros mensais. Saiba mais sobre o trabalho em Lorena no blog: opsmelorenasp.wordpress.com Vejam no site WWW.escrevendoofuturo.org.br

ATIVIDADE EM GRUPO ARTIGOS: Poema brinca com a palavra Memórias que viram histórias Retrato do cotidiano LEITURA DOS ARTIGOS E ANÁLISE DOS GÊNEROS EM GRUPO.

Comissão Julgadora Escolar Os textos selecionados pelo município serão submetidos às etapas de seleção estadual, regional e nacional. Lembre-se de que textos escritos precisam de leitores. Por isso, é fundamental que as produções de todos os alunos sejam lidas e apreciadas. Divulgue-as na escola e para a comunidade – prestigie o trabalho dos seus professores! Murais, coletâneas, blogs na internet e saraus literários com a participação das famílias, dos colegas e dos amigos são algumas estratégias. Período para a realização da Comissão Julgadora Escolar e envio dos textos: de 10/8 a 3/9/12.

Como compor a Comissão Julgadora e selecionar os textos? A Comissão é coordenada por você, diretor(a) da escola, e deve ser composta por três a cinco avaliadores, entre professores de língua portuguesa, representantes dos pais de alunos e representantes da comunidade. Pessoas que tenham vínculo familiar, de parentesco ou convivência com os participantes não poderão ser membro da Comissão.

Anote o nome completo e o RG dos membros da Comissão, pois essas informações serão solicitadas. O professor escolhe junto com seus alunos os melhores textos da turma e envia para esta Comissão. A Comissão poderá selecionar para a etapa municipal apenas um texto por categoria, de acordo com os anos escolares atendidos pela escola. VÍDEO - TUTORIAL

CONTATOS Central de Atendimento 0800 7719310 (ligação gratuita) www.escrevendoofuturo.org.br

Referências bibliográficas: Revista Na Ponta do Lápis, ano VIII, n°19, março de 2012. O que nos dizem os textos dos alunos?, São Paulo, Cenpec, Fundação Itaú Social, 2011. www.escrevendoofuturo.org.br