Elementos da composição gráfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

Análise de Imagem (Martine Joly)
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS
PARALELISMO.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Design Leis do design Impressão e mídia digital
REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
Composição e Projeto Gráfico
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Editoração Eletrônica e Diagramação
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Campanha.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GESTALT.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Agrupamento de Escolas
Comunicação Estratégica
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Comunicação Visual: Trajetória
O que fazer e o que não fazer
“Psicologia da Forma - Gestalt.”
Sistemas de leitura visual.
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
A ilusão e a Arte da ilusão
Tema Enunciação jornalistica contemporânea no jornal impresso.
Módulo 4- Design Multimédia
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Criação de Marcas Corporativas
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
PROFESSORA :Rosângela Alves
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
As linhas estão paralelas? ou não ?
Desenho da Cabeça Humana
PERCEPÇÃO DA FORMA Figura e Fundo
Capítulo 19 Gráficos para o ENEM.
Fotografia Publicitária II
Ilustração.
Estrutura física da revista
TIPOLOGIA E DESIGN.
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
Sistemas de leitura visual.
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
Design Multimédia Sara Sousa nº30.
Introdução ao Design Gráfico
Composição e apresentação da embalagem
Primeira Apresentação
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Como elaborar slides para apresentações orais
Imagem Gráficos (Vectorial) Nos gráficos (imagens vectoriais) a informação visual é representada sob a forma de equações matemáticas que descrevem uma.
Vendo além dos olhos!.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
W ORKSHOP MAPAS MENTAIS Marcelo Leite. INTRODUÇÃO 1. O que é um Mapa Mental ? São um método de armazenar, organizar e priorizar informações, usando palavras-chave.
Avaliação de Homepages Profº. Leonardo Carlos Lorenzet
Fundamentos de Psicologia Experimental
Transcrição da apresentação:

Elementos da composição gráfica

Grafismos São elementos visuais que ajudam a comunicar uma mensagem. Elementos gráficos simples: pontos e linhas de todo tipo (livres, retas, quebradas curvas, etc.) Elementos geométricos, com ou sem contorno: polígonos, círculos, elipses, ovais, etc. Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais. Gráficos: logotipos, ícones, etc. Ilustrações Fotografias

Geometrização Ênfase nos pontos de visão direta e visão periférica com as informações principais Os olhos caminham de acordo com a força visual de cada elemento apresentado na composição Esse traçado geométrico feito, inconscientemente, pelos olhos transmite ao cérebro informações de caráter sinestésico, além de facilitar ou dificultar o entendimento geral.

Agrupamento Conjuntos de elementos relacionados mediante sua hierarquia de informação, levando em consideração os seguintes critérios: Proximidade: Tendemos a agrupar aqueles objetos que estão próximos, mais pertos entre si. Semelhança: Tendemos a agrupar os elementos iguais ou parecidos. Continuidade: Nossa mente tende a agrupar aqueles elementos que têm uma continuidade significativa. Simetria: Tendemos a agrupar os elementos para que apareçam ordenados formando figuras conhecidas.

Crepe francês Catupiry Queijo Presunto Palmito Calabresa Especial Atum Franco Bacon Crepes doces Morango Banana Coco Pêssego Abacaxi ......

Contraste Intensidade de visualização de cada elemento com relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo completo.

Contraste

Equilíbrio A assimetria ou simetria excessiva pode afastar o interesse e dificultar a leitura. Leve em conta o perfil do público para determinar se simétrico ou o assimétrico é o melhor.

Equilíbrio

Equilíbrio em ênfase no contraste

Equilíbrio assimétrico

Proporção Para manter o equilíbrio, é importante que as áreas com conteúdos tenham o mesmo volume visual de informação.

Harmonia O cérebro tende a perceber mais rápido e fácil as formas organizadas A pregnância de uma forma pode ser medida de acordo com sua: Legibilidade Compreensão Máximo de clareza possível Sua utilização pode ser aplicada estrategicamente como recurso de narrativa para controlar a leitura

Harmonia

Harmonia