Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Nova Política Industrial do RS
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Talentos para Inovação
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Santa Catarina Hoje SC perde em competitividade
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Exercício profissional ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Prof.ª Jean Carlo Aula 7.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Daniel Weiss Orientador: Prof. Henrique Freitas
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
Anibal Vilcapoma Ignacio
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
IEP Introdução à Engenharia de Produção
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Cap. 7 – Indústria e sociedade
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Fontes e Recursos de Informação em Meio Ambiente
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Comunicação Científica
Engenharia de Métodos Prof. Fábio Benevenuto de Lima
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
C,T&I COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL Ester Vilela de Andrade Gomide Coordenadora de Pesquisa Universidade Tiradentes - Sergipe.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
Transcrição da apresentação:

Universidade Sociedade

Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria

Pesquisa Universidade Local de conhecimento, lugar que a sociedade construí conhecimento Educação e avanço do conhecimento Crescimento da produção cientifica no Brasil 1984 : 0,4 % 2003: 1,6 % Artigo publicado equivale a pesquisa concluída

Então por que o país, com tais indicadores positivos - atividade industrial diversificada, universidades que pesquisam e aproximadamente 80 mil cientistas qualificados -, continua a padecer do problema crônico da baixa competitividade em muitas de suas áreas produtivas?

Competitividade, na visão microeconômica, é a capacidade de as firmas ganharem market share, aumentarem o lucro e crescerem. Para tanto é necessário se diferenciar... INOVAÇÃO  COMPETITIVIDADE

Fonte: OMC. Participação nas Exportações Mundiais (%) Países Asiáticos Aumentaram Muito Sua Participação no Comércio Mundial

Exportações Asiáticas Ganharam Participação em Produtos de Alta Intensidade Tecnológica

O Progresso Tecnológico e o Desenvolvimento Econômico

Inovação – Motor do Desenvolvimento Econômico

Pesquisa Extensão Universidade Sociedade Conclusões A universidade através de pesquisa e pode ser um aliado para a sociedade na: –Identificação de oportunidades tecnológicas, –Formulação de projetos cooperativos –Implantação e fortalecimento de atividades de P&D –Captação de recursos para projetos de interesse comum.

Conclusões A universidade através da pesquisa pode ser um aliado para a sociedade na: –Identificação de oportunidades tecnológicas, –Formulação de projetos cooperativos –Implantação e fortalecimento de atividades de P&D –Captação de recursos para projetos de interesse comum.

Engenharia de Produção dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Ela é uma engenharia que está associada as engenharias tradicionais, porém, é a menos tecnológica na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção

Revista Científica Eletrônica Produção Online Universidade Federal de Santa Catarina Centro tecnológico Pós-Graduação em Engenharia de Produção Pesquisa & Desenvolvimento Engenharia de Produção Revistas Eletrônicas

Revista Científica Pesquisa Operacional Revistas Eletrônicas

Bibliotecas, Teses e dissertações Rebae: Rede de bibliotecas da área das Engenharias. USP – Biblioteca digital de teses e dissertações Portal de periodicos capes – Sistemas de documentos da UFRJ