DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marco Conceitual Do ponto de vista jurídico, o território é a
Advertisements

Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
“A propriedade e o Direito Internacional Público”
Oceanos e mares Professor Neno
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
TEORIA GERAL DO ESTADO Profª: Fernanda S. Borges
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
Distribuição da água no planeta Terra
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
A Pesca.
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
CONHECENDO O TERRITÓRIO BRASILEIRO
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
© Adhemar Bernardes Antunes
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Placas Tectônicas e Magma
Os elementos constitutivos do Estado
4/2/2017 Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Serviço Geológico do Brasil - CPRM O Arcabouço legal para.
APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO ESPAÇO
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
PRP 7 ano geografia José Victor.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
O BRASIL NO MAPA DO MUNDO
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Direito Internacional Domínio Público Internacional
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
BENS PÚBLICOS.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
REGIÕES POLARES As regiões polares fazem parte do conjunto dos elementos terrestres considerados de domínio público, sendo espaços cuja utilização interessa.
Profº Carmênio Barroso
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
Litoral Brasileiro: características gerais
ESTADO NA ORDEM INTERNACIONAL
AS DESCOBERTAS PETROLÍFERAS DO PRÉ-SAL E O DESAFIO AO PODER NAVAL BRASILEIRO CC SALES CEMOS-040 CEMOS-2009.
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
DIREITO DO MAR.
A base física do Estado à luz de Bruno Pereira
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
Aulas 11 e 12 - Anglo A Amazônia Azul..
Projeção do Brasil no Atlântico Sul
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
7 SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO 7.1 NORMAS E MÉTODOS
CC (IM) OCTÁVIO LOPES SOTERO NETO
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Direito Administrativo II Bens Públicos
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
BENS PÚBLICOS.
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
Profº Carmênio Barroso
A AMAZÔNIA AZUL: O MAR QUE NOS PERTENCE GERENCIAMENTO DO MAR
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
LEI Nº DE 20 DE MAIO DE Entra em vigor 180 dias após sua publicação. (20 de novembro de 2015)
DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 9 DIREITO DO MAR.
PNV-2616 Aspectos políticos, legais, ambientais e práticos do uso do mar 03 de março de 2016.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” DALAI LAMA.
POPULAÇÃO E POVO População Povo
CIÊNCIA POLÍTICA AULA 5 - A Configuração do Estado Moderno e o Território como elemento essencial do Estado PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes.
Transcrição da apresentação:

DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico

DOMÍNIO TERRESTRE * compreende: solo e subsolo, incluído as ilhas; * Extensão: linhas imaginárias * linha natural e artificial

DIREITO DO MAR Convenção das Nações Unidas – 1958, concluída em 1982. Lei 8.617/1993 * ÁGUAS INTERIORES * MAR TERRITORIAL * ALTO-MAR

ÁGUAS INTERIORES * portos, baías, rios, lagos e canais – águas aquém da linha de base do mar territorial * regulados principalmente pelo direito consuetudinário – o Estado costeiro exerce soberania ilimitada (não há direito de passagem). * Crimes cometidos dentro dos navios são geralmente julgados pelo Estado da bandeira (qdo não afeta os nacionais do Estado costeiro).

MAR TERRITORIAL * Art. 2 da Convenção: “A soberania do Estado costeiro estende-se além do seu território e das suas águas interiores...a uma zona de mar adjacente designada pelo nome de mar territorial.

MAR TERRITORIAL * Art 3. Da Convenção de 1982: “Todo Estado tem o direito de fixar a largura de seu mar territorial até um limite que não ultrapasse 12 milhas (22 km) marítimas, medidas a partir de linhas de base determinadas de conformidade com a presente Convenção.”

Direito de passagem inocente “É reconhecido aos navios de todas as nacionalidades o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. (art. 3o. Lei 8.617/93) – soberania não é absoluta e não pode haver discriminação. (contínua e rápida) * estão sujeitos aos regulamentos estabelecidos pelo Governo Brasileiro.

ZONA ECONÔMICA EXCLUSIVA - ZEE Faixa adjacente ao mar territorial cuja largura máxima é de 200 milhas. Direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais. (qq. aproveitamento econômico) Os Estados gozam de navegação, sobrevôo e colocação de cabos ou dutos.

PLATAFORMA CONTINENTAL O limite coincide com o da ZEE Os direitos econômicos sobre a PC são exclusivos Soberania somente sobre exploração dos recursos naturais. Área dos fundos marinhos: patrimônio comum da humanidade.

ALTO-MAR Liberdade do alto-mar: navegação, sobrevôo, colocação de cabos ou dutos, construção de ilhas, pesca e investigação científica. Restrição: fins pacíficos! (repressão ao tráfico de escravos, drogas, pirataria...)

ESPAÇO AÉREO O Estado exerce soberania plena sobre os ares situados acima do território e mar territorial. Não há um direito de passagem inocente, entretanto é livre sobre o alto-mar.

ESPAÇO EXTRA-ATMOSFÉRICO / SIDERAL” Acordos convencionais no âmbito da ONU; Lua utilizada para fins pacíficos! Outras órbitas não há proibição expressa de sua utilização militar (menos armamento nuclear ou de destruição em massa).