Relatório do Inquérito sobre os Jovens de Macau em Idade Escolar e as Drogas 2014 Spencer De Li Chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Organização: Associação de Estudantes
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Políticas Públicas e Álcool
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Políticas Públicas e Álcool
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Sociologia da Educação
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
. Prevenção e Combate às Drogas nos Meios de Comunicação
Os Estudantes e a Leitura
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Pesquisa realizada por:
Novembro/ 2010 Avaliação de impacto social 1.Objetivos, metodologia e amostra 2.Principais aprendizados Agenda.
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
O universo deste questionário foi constituído pela população discente da Escola S/3 de Carvalhos (1166 alunos). A delimitação da amostra teve em conta.
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.
proposta Veja quem tem razão...
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Comportamento no Trânsito Comportamento. IntroduçãoIntrodução  Na busca de subsídios para respaldar uma nova campanha educativa, voltada para o jovem.
Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração.
• Manejo – Formação – Professor.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Relatório de Investigação sobre os Jovens de rua e o Abuso de Drogas do ano de 2014 Gabinete Coordenador dos Serviços Sociais Sheng Kung Hui incumbido.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”

Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
Ciências Naturais – 9.o ano
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Mercado e Negociação Comercial
Mercado e Negociação Comercial
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Free Powerpoint Templates
A escola como agente de socialização
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Transcrição da apresentação:

Relatório do Inquérito sobre os Jovens de Macau em Idade Escolar e as Drogas 2014 Spencer De Li Chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Macau 16 de Abril de 2015

Sinopse I. Metodologia de Investigação II. Situação actual do abuso de drogas III. Factores sociais e familiares relacionados com o abuso de drogas IV. Atitudes e valores dos Jovens em Idade Escolar em relação ao abuso de drogas V. Factores que afectam a noção de abuso de drogas dos Jovens em Idade Escolar VI. Educação de prevenção do abuso de drogas para Jovens em Idade Escolar VII. Recomendações

I. Metodologia de Investigação (1) Grupos-alvo Estudantes do ensino primário de nível avançado : Estudantes a tempo inteiro do 5º e 6º anos de escolaridade do ensino primário de Macau Estudantes do ensino secundário: Estudantes a tempo inteiro no ensino secundário-geral e ensino secundário complementar das escolas de Macau Estudantes do ensino universitário: Estudantes a tempo inteiro do bacharelato/diploma e cursos de formação de instituições de ensino superior de Macau

(2) Concepção do questionário Os questionários têm formatos diferentes consoante o tipo de grupo-alvo (estudantes) (ensino primário + ensino secundário-geral + ensino secundário complementar + ensino universitário) × (Chinês + Inglês + Português) O tipo de drogas consumidas passou de 4 para a todos os tipos (7 tipos e ‘outros’) Inclusão de muitos mais factores relacionados com o abuso de drogas Metodologia de Investigação (cont.)

II. Situação actual do abuso de drogas: Situação geral do abuso de drogas Está a aumentar a percentagem de jovens de Macau em idade escolar que abusam de drogas. A percentagem de abuso aumentou de 1,42% em 2010 para 1,88% em 2014, ou seja, 32% em quatro anos Variação (%) Total de pessoas Percentag em (%) Total de pessoas Percenta gem (%) Drogas investigadas em ,421761,880,46* Drogas investigadas em ,422322,481,06*** Notas: 1. Ketamina (K-chai), heroína, pastilhas (diazepam, flunitrazepam, Erimin-5 e midazolam) e marijuana. 2. Ketamina (K-chai), ecstasy, metanfetaminas (gelo), heroína, marijuana, pastilhas (diazepam, flunitrazepam, Erimin-5 e midazolam), “happy water”(um novo tipo de droga híbrida) e ‘outras’.

Situação actual do abuso de drogas: Abuso dos diferentes tipos de drogas Abuso dos diferentes tipos de drogas em 2014 A maior parte dos inquiridos consumiu marijuana: 113 estudantes Tipo de drogasN o de pessoas% Marijuana1131,21 Ketamina (K-chai)760,81 Metanfetaminas (gelo) 710,76 Pastilhas660,71 Ecstasy570,61 Heroína540,58 “Happy Water”470,50

Situação actual do abuso de drogas: Diferenças entre 2010 e 2014 Em comparação com 2010 Aumento claro na percentagem de estudantes consumidores de pastilhas/marijuana Diminuição ligeira na percentagem de estudantes consumidores de ketamina e heroína N o de pessoas Percentag em (%) N o de pessoa s Percentag em (%) Variação (%) Pastilhas ou Marijuana 791,141481,58 0,45* Ketamina (K-chai) 711,02760,81–0,21 Heroína540,78540,58–0,20

Situação actual do abuso de drogas: Abuso de drogas por jovens em idade escolar segundo os géneros Situação geral do abuso de drogas por jovens em idade escolar segundo os géneros – Comparado com os tipos de drogas investigados em feminino: 67 estudantes (1,42%), mais 0,45% (significativo) quando comparado com – Todos os tipos de drogas investigados em 2014 – masculino: 142 estudantes (3,09%), feminino: 87 estudantes (1,84%). Aumento significativo da percentagem tanto de estudantes masculinos como femininos que consomem drogas Variaçã o (%) Sexo N o de pess oas Percentag em (%) N o de pessoa s Percent agem (%) Drogas investigada s em 2010 M601,981062,300,32 F380,97671,420,45+

Situação actual do abuso de drogas: Abuso de drogas por jovens em idade escolar segundo o escalão de ensino Com experiência de consumo de drogas - Comparado com os tipos de drogas investigados em 2010: aumentou a percentagem de estudantes do ensino secundário complementar que consomem drogas Variação (%) Escalão N o de pessoa s % % Drogas investigad as em 2010 Ensino primário complementar 191,06161,430,37 Ensino secundário- geral 351,60461,45–0,15 Ensino secundário complementar 331,53812,280,75+ Ensino universitário 121,51332,200,69

Situação actual do abuso de drogas: Abuso de drogas entre alunos de escolas chinesas e escolas não-chinesas A percentagem de abuso de drogas entre estudantes do ensimo primário, ensino secundário-geral e ensino secundário complementar de escolas não-chinesas é muito superior à dos estudantes do mesmo escalão de escolas chinesas. Por exemplo, a percentagem global dos alunos do ensino secundário de escolas não- chinesas consumidores de drogas é de 8,98%, cinco vezes mais alto do que a dos alunos do ensino secundário de escolas chinesas (1,76%). 。 Escolas chinesas Escolas inglesas ou portuguesas N o de pessoas Percentag em (%) N o de pessoas Percentage m (%) Variação (%) Ketamina (K- chai) 430,71172,64–1,928*** Ecstasy330,5491,40–0,852** Metanfetami nas (gelo) 470,7781,24–0,465 Heroína370,6160,93–0,320 Marijuana460,76375,74–4,977*** Pastilhas340,56111,71–1,150*** “Happy Water” 280,46191,39–0,931** Outras391,17112,10–0,929+ Global1071,76588,98–7,220***

Situação actual do abuso de drogas: Locais preferidos pelos jovens em idade escolar para consumir drogas LocalN o de pessoas% Casa própria 4224,42 Salas de karaoke 4124,26 Casas de amigos 4123,84 Hotéis / pensões 3621,56 Discotecas bares 3621,43 Parques / campos desportivos 3621,43 Na rua 3219,16 Salões de bilhar ou sinuca 3017,65 Casas de banho públicas 2917,37 Centros de máquinas de diversão e jogos de vídeo 2917,16 Cibercafés 2917,16 Casas de banho da escola 2917,06

Situação actual do abuso de drogas: Razões aduzidas pelos jovens em idade escolar para o abuso de drogas Razões NoNo %NoNo %Variação (%) Curiosidade3333,337231,30–2,03 Por diversão3131,314820,87–10,44* Procura de estimulação1212,124720,438,31+ Combater o stress2121,214218,26–2,95 Aliviar o tédio e a tristeza1313,133816,523,39 Para fazer companhia a amigos 2525,253515,22–10,04* Pra se conformar com ambientes de festas ou de amigos NA 3013,04NA Para aumentar a energia1717,172912,61–4,56 Adição psicológica não dispo. não disponível2912,55 não disponível Mau relacionamento familiar não dispo. não disponível 219,13 não disponível Para parecer cool e mais crescido 2525,25208,70–16,56*** Para efeitos terapêuticosNA 177,39não disponível Por ter toxicodepen. na família 1010,10125,19–4,91 Outras razões1818,183213,85–4,33

Situação actual do abuso de drogas: Consumo de tabaco e álcool Em comparação com os dados de 2010, a percentagem de estudantes fumadores de tabaco aumentou, tendo diminuído a de estudantes que consomem álcool Total de pessoas Percenta gem (%) Total de pessoas Percentag em (%) Variaçã o (%) Fumadores de tabaco 84511, ,16 2,22*** Consumidor es de álcool , ,14 –7,02***

Resumo No geral, está a aumentar a percentagem de jovens de Macau em idade escolar que consomem drogas. A percentagem de abuso em 2014 foi de 2,48%. Aplicando os mesmos parâmetros (tipo de drogas investigadas em 2010), a percentagem de abuso aumentou de 1,42% em 2010 para 1,88% em 2014, ou seja, 32% em quatro anos. A percentagem de consumidores femininos aumentou 46%, não se registando nenhum aumento significativo entre os estudantes masculinos. A percentagem de estudantes do ensino secundário complementar que abusam de drogas aumentou significativamente, sem variações significativas nos restantes escalões. A percentagem de abuso de drogas entre estudantes de escolas não-chinesas é muito superior à dos estudantes de escolas chinesas. Cerca de 24% dos estudantes abusou de drogas em “casa própria”, “casas de amigos” ou “salas de karaoke”. Cerca de 31% dos estudantes abusou de drogas por “curiosidade”, seguindo-se “por diversão” e “procura de estimulação”. Em comparação com os dados de 2010, a percentagem de estudantes fumadores de tabaco aumentou, tendo diminuído a de estudantes que consomem álcool.

III. Factores sociais e familiares relacionados com o abuso de drogas: Resultados analíticos Do sexo masculino. Nascido em Macau, Hong Kong e outros locais que não a China continental. Sozinho em casa. Pais estão desempregados. Gastos mensais superiores a Mop3.000, em dinheiro de bolso. Participação frequente em convívios, festas, outros eventos sociais e idas ao cinema. Hábito de faltar às aulas. Andar na rua durante muitas horas. Conhecimentos deficientes sobre os efeitos nocivos das drogas (incluindo tabaco e álcool) e aceitação acrítica do consumo de drogas. Pais toleram saídas nocturnas, sem saberem por onde andam os filhos. Ter relativamente muitos amigos que abusam de drogas, fumam e bebem álcool.

IV. Atitudes e valores dos Jovens em Idade Escolar em Relação ao Abuso de Drogas (1) Nível de objecção ao consumo de drogas – A maior parte dos jovens de Macau em idade escolar são contra o abuso de drogas. Uma maior percentagem de estudantes admite o “abuso de marijuana”:  3,61% admite “o consumo ocasional de marijuana”.  1,76% admite “o consumo frequente de marijuana”. – Estudantes de escalões diferentes revelam níveis de objecção diferentes: Uma percentagem maior entre estudantes do ensino primário complementar admite “o consumo ocasional de marijuana”. Excepto entre estudantes do ensino primário complementar, aumentou com a idade a percentagem de estudantes de outros escalões que admitem o “consumo ocasional de marijuana”. À medida que aumenta a idade, diminuiu a percentagem dos que dizem ser “pouco clara ou não-familiar” a questão da objecção ao consumo de drogas.

Atitudes e valores dos Jovens em Idade Escolar em Relação ao Abuso de Drogas (cont.) (2) Grau de conhecimento dos efeitos nocivos do abuso de drogas – A maior parte dos estudantes acredita que o abuso seja nocivo, física e mentalmente Uma percentagem maior (1,43%) acredita que o “consumo ocasional de marijuana” é inofensivo. – Diferentes níveis de conhecimento em relação aos danos das diversas drogas A percentagem maior, de estudantes do ensino primário complementar, acredita que o “consumo ocasional de heroína” é inofensivo. Excepto no ensino primário complementar, a percentagem de estudantes de outros escalões que acredita que o “consumo ocasional de marijuana” é inofensivo diminui à medida que aumenta a idade.

V. Factores que afectam a noção de abuso de drogas dos jovens em idade escolar Educação de prevenção do abuso de drogas organizada pelas escolas e veiculada pela TV/rádio, jornais, revistas e painéis publicitários pode aumentar o nível de objecção ao consumo de drogas por parte dos jovens de Macau. Educação de prevenção do abuso de drogas organizada pelas escolas e veiculada pela TV/rádio, jornais, revistas e painéis publicitários pode melhorar os conhecimentos sobre os efeitos nocivos do abuso de drogas entre os jovens de Macau. Fazer amizades com pessoas que abusam de drogas tende a enfraquecer o nível de objecção ao consumo de drogas entre os jovens de Macau.

VI. Educação de prevenção do abuso de drogas para jovens em idade escolar Taxa de participação Feedback positivo Sessões de esclarecimento e debates durante as aulas 79,68%83,33% Palestras temáticas por instituições particulares 83,98%84,86% Diversos tipos de actividades temáticas antidroga (de índole recreativa, cultural ou desportiva) 81,66%83,64% Campanhas de publicidade (TV, rádio e folhetos) 87,45%78,31% A major parte dos estudantes teve exposição aos diferentes tipos de educação de prevenção do abuso de drogas, com uma taxa de participação (por tipo) acima de 79%:

Educação de prevenção do abuso de drogas para jovens em idade escolar (cont.) A maior parte dos jovens em idade escolar que participaram em cursos educativos ou palestras sobre prevenção do abuso de drogas organizadas pela sua escola e mais de metade dos estudantes admitiram que este tipo de formação tinha contribuído para reduzir o seu interesse em experimentar drogas ilícitas. As campanhas de publicidade foram o principal canal para os jovens em idade escolar obterem informação sobre prevenção do abuso de drogas. Cerca de 30% dos inquiridos recebeu tal informação escutando a rádio/vendo TV uma a três vezes por mês, o que é considerado uma frequência elevada. Os jovens em idade escolar admitiram que as palestras temáticas organizadas por instituições particulares são as mais eficazes, seguindo-se os diversos tipos de actividades temáticas anti-droga e sessões de esclarecimento e debates durante as aulas.

VII. Recomendações Maximizar a importância do papel da família na prevenção do abuso de drogas: – Reforçar a disciplina e a supervisão. – Reduzir o tempo que as crianças passam sozinhas em casa ou sozinhas na rua. – Identificar e aconselhar os jovens em alto risco de abusarem de drogas. – A percentagem mais elevada de abuso é entre estudantes do ensino primário complementar. – Aumento significativo do abuso entre estudantes do sexo feminino. – Percentagem de estudantes consumidores mais elevada nas escolas não-chinesas do que nas escolas chinesas. Conduzir educação preventiva direccionada para o abuso de drogas específicas: – Controlo persistente de drogas como ketamina e marijuana. – Combater o aumento do abuso de novas drogas sintéticas (p.ex. metanfetaminas e pastilhas) Melhorar os canais para veicular a educação de prevenção do abuso de drogas Reforçar o controlo e supervisão dos locais onde os jovens consomem drogas casa própria, salas de karaoke, casas de amigos, hotéis/pensões e bares

Fim do relatório Obrigado!