Brown Adipose Tissue in Morbidly Obese Subjects Guy H. E. J. Vijgen et al. Plos One, February 2011 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO E DURANTE O EXERCÍCIO
Hipercalemia não oligúrica nos neonatos: um estudo caso controle Non-oliguric Hypercalemia in neonates: A case controlled study Yaseen H United Arab Emirates.
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
O Papel do Exercício no Controle de Peso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Alimentos com alegação Diet e Light
Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé
A alimentação como prevenção para a Saúde
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
TESTES DE HIPÓTESES Spencer Barbosa da Silva
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário 4 – Unidade I.
Distúrbios alimentares
Obesidade.
Necessidades Energéticas
Papel dos Guias Alimentares
Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.
Educação para a saúde e sexualidade
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
Ca2+-ATPase e Produção de Calor
Diferenciação Celular
Disciplina: Termogênese nos seres vivos. Artigo: Aluna: Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita.
ORIENTADOR: Luiz Perandini
Termogênese nos seres vivos Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2009 Roberto Andrade Jr Projeto de Pesquisa Estratégias fisiológicas de termoregulação no.
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
CORRELAÇÃO CLÍNICA DA ESCALA DE BORG NO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA   Autores: GOMES, L.O.R.S.;
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
1de12 Águas e Alimentos As matérias leccionadas nesta cadeira são aplicáveis em indústrias muito diversas pelo que faz parte do programa a realização de.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
Termogenesis no frio e na obesidade. No frio: Qual seria a contribuição da SERCA e da UCP para a termogenesis? Estariam as duas proteínas se comunicando.
  Tecido especializado em produzir calor; - Responsável por cerca de 60% da termogênese por não tremor em ratos adaptados à baixas temperaturas. Tecido.
Diferenciação de BAT Possível terapia celular contra a obesidade? Leonardo Marques da Fonseca.
Efeito do estrogênio na Biogênese Mitocondrial
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
Hipertermia Benigna.
Prof. Eduardo Brum Autores: Ângelo, Édna, Luis Carlos , Renata Tarouco
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
OBESIDADE.
Índice H (último autor):
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Carolina Chrystina Priscila Alves
Termogênese e Tireóide
George Eduardo Gabriel Kluck
Profª Adriana de Sousa Nagahashi 2015
O QUE É, QUEM SOLICITA, COMO E QUANDO SOLICITAR
Termogênese em aves Isabel Caetano
Idas e Vindas do Tecido Adiposo Marrom: Regulação pelo Frio
Metabolismo da Nutrição
Mecanismo da fome e saciedade
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
Metabolismo energético
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Título do Trabalho: Variabilidade intra-individual do pico goniométrico da flexão de quadril durante o dia PUIC – Ciências Biológicas/ Ciências Médicas.
A presente obra é um coquetel de conhecimentos científicos e populares, relacionados a educação alimentar e ao estimulo de exercícios físicos especificamente.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

Brown Adipose Tissue in Morbidly Obese Subjects Guy H. E. J. Vijgen et al. Plos One, February 2011 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Bioquímica Médica – IBqM Curso de Pós-Graduação em Química Biológica Disciplina de Termogênese em Seres Vivos Juliana Madeira Outubro de 2011

Introdução Tecido Adiposo Marrom - BAT BAT x WAT

Introdução Tecido Adiposo Marrom - BAT É conhecido por sua capacidade de gerar calor em resposta ao frio ou dieta mantendo o balanço térmico. A regulação da produção de calor é denominada de termogênese adaptativa. Crianças e recém nascidos possuem grandes quantidades de BAT. Em adultos observou-se a presença de BAT na região supraclavicular e pescoço (envolvendo artérias), embora sua relevância fisiológica ainda não esteja esclarecida. Recentemente mostrou-se que a exposição ao frio aumenta a probabilidade de encontrar BAT em adultos.

Introdução Trabalhos anteriores: A abundância de BAT em indivíduos obesos foi relativamente menor do que em indivíduos saudáveis. Neste trabalho: Investigou-se a atividade de BAT na obesidade mórbida: IMC ≥ 35 kg/m2 concomitante com alguma doença IMC ≥ 40 kg/m2 sem doença relacionada Cada indivíduo foi submetido a um protocolo individualizado de resfriamento. Para garantir o máximo de termogênese non-shivering (NST).

Introdução Em comparação com indivíduos magros, indivíduos obesos mórbidos apresentariam atividade de BAT reduzida após exposição ao frio??? Foi também investigado o papel da atividade de BAT na termogênese induzida por frio nesses indivíduos considerados obesos mórbidos. Pergunta

Metodologia O estudo foi aprovado pelo comitê de ética médica do Maastricht University Medical Centre. Indivíduos selecionados Mulheres13 Homens2 IMC(34,8 - 48,3) kg/m2 % de gordura(37,9 - 54,7) % Peso(98, ,0) kg Idade( ) anos Critérios de exclusão: Indivíduos diagnosticados com diabetes ou que fizessem uso de beta-bloqueadores.

Metodologia Os participantes foram analisados pela manhã de 8h a 13h já alimentados. Somente foi permitida a ingestão de H2O após as 22h na noite anterior. Durante as análises os participantes utilizaram roupas padronizadas. Análises: Telemetric pillWireless i Buttons Core Temperature Skin Temperature

Metodologia Os participantes também foram colocados em uma sala com temperatura controlada por sistema de ar condicionado. Foi utilizado um protocolo individualizado de resfriamento para cada participante para garantir máxima NST. Após o protocolo de resfriamento foram feitas imagens por FDG- PET-CT. Positron emission tomography - computed tomography = Sobreposição de imagens funcionais (PET) com imagens anatômicas (CT)

Captação de FDG utilizando PET Maneira não invasiva para detecção de BAT. 18 F-FDG ou 2-18-flúor-2-deoxi-D-glicose – análogo a glicose injetado no paciente que é captado pelo tecido. As imagens são obtidas de 30 a 60 min após a injeção da FDG. É utilizada para investigar problemas metabólicos, cardíacos, neurológicos e em oncologia (regiões em intensa atividade aparecem em vermelho na imagem criada no computador); Metodologia PET scan utilizando 18 F-FDG Estrutura molecular do 18 F-FDG

Imagens do pescoço e região torácica superior em uma mulher saudável. A exposição ao frio aumentou a captação do 18 F-FDG (regiões mais claras). Virtanen KA et al., N Engl J Med 2009 Apesar de não se saber ao certo a função de BAT em adultos, BAT funcional tem sido encontrado tanto em indivíduos magros e obesos depois da exposição ao frio. Exposição ao frio...

O estímulo do frio na termogênese adaptativa (produção de calor) em BAT tem sido proposto como um alvo terapêutico para o tratamento da obesidade. Assim....

Resultados Atividade do BAT Figura 1 (A): PET-images de 15 participantes obesos mórbidos. Apenas 3 mulheres mostraram aumento da captação de FDG após exposição ao frio = aumento da atividade do BAT na região supraclavicular. Nos outros 12 participantes não foi detectada atividade do BAT.

Resultados Atividade do BAT Imagens combinadas de PET e CT, indicando a captação de FDG no tecido adiposo supraclavicular. Imagem do participante que mostrou a maior atividade do BAT. Figura 1 (B)

Resultados Gasto energético : Não aumentou significativamente durante a exposição ao frio. Entretanto, uma grande variação interindividual foi evidente.

Resultados Temperaturas: Interna: Durante a exposição ao frio observou-se um aumento significativo da temperatura. Pele : Durante a exposição ao frio observou-se uma queda significativa da temperatura.].

Resultados Relação da atividade do BAT com IMC Forte correlação entre atividade do BAT e IMC. Combinando dados anteriores com os deste estudo, encontrou-se: Figura 2 (A) Estudo atual Estudo anterior

Resultados Relação da atividade do BAT com %GC Combinando dados anteriores com os deste estudo, encontrou-se: Forte correlação entre atividade do BAT e porcentagem de gordura corporal. Figura 2 (B) Estudo atual Estudo anterior

Resultados Considerando os 2 estudos, encontrou-se: 26 indivíduos que mostraram atividade de BAT após exposição ao frio (BAT+). 13 indivíduos que não mostram atividade de BAT após exposição ao frio (BAT). Cold-induced termogenesis - CIT Figura 2 (C) O gasto energético após exposição ao frio aumentou significativamente nos BAT+ em comparação com BAT-

Conclusões Neste estudo mostrou-se que em diferentes faixas de composição corporal, a atividade de BAT é altamente relacionada com o IMC e a %GC. Além disso, mostrou-se que a atividade de BAT foi detectada em apenas 3 dos 15 indivíduos obesos mórbidos avaliados. Sugerindo que a obesidade mórbida está associada a baixa atividade de BAT.

Conclusões Então... Indivíduos BAT+ também apresentaram maior gasto energético durante a exposição ao frio, enquanto que em BAT- não alterou-se. Ou seja, Indivíduos BAT+ mostraram aumento de CIT. Indicando que BAT é também envolvido na termogênese adaptativa (produção de calor) em humanos.