AULA 04 – A ECONOMIA DA CHINA E AS METAS DO MILÊNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 05 – AS INVENÇÕES DA CHINA
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
Imagine.... Imagine... onde vive, mora, congrega e nas pessoas a sua volta...
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
AULA 06 – OS CLIMAS BRASILEIROS: SOMOS UM PAÍS TROPICAL?
Fatores que influenciam nas características climáticas
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRÍCOLA AULA 03 – PRODUTOS ORGÂNICOS
O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6a série.
AULA 04 – A CHINA DE MAO TSÉ-TUNG
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
AULA 06 – A ECONOMIA CHINESA
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
Trabalhar com a família é bem melhor.
AULA 02– PROBLEMAS E SOLUÇÕES NA AGRICULTURA
RUSSIA E CHINA Nota Livre - 8a série
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Desafio.
Planejamento geral de um curso
Aprender ao Longo da Vida
Apresentação.
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Conscientização é o melhor remédio
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Os indicadores da população
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Como elaborar atividade Dialógica
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
Como elaborar atividade de Múltipla Escolha
MORTALIDADE INFANTIL Portugal foi o quarto país que mais progrediu Portugal foi um dos países que mais progrediu no combate à mortalidade infantil. De.
O que são ODMs???.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Operações com frações (semana 9).
A Turma da Mônica apresenta: Os Pronomes Demonstrativos e Possessivos!
Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA
ALIMENTAR PARCERIAS CONTRA A FOME
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
Frases Carmesim Especial Extraídas do site:
Ciclo de oficinas de educação matemática – os ODM em foco
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
QUESTÃO - 01.
Avanços dos ODM no Paraná
INFORMÁTICA.
Correção das Atividades do Livro China
Convidando e Recebendo Participantes.
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
AULA 06 – ANALISANDO CHARGES GEOPOLÍTICAS
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Educação Financeira para crianças e Jovens
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

AULA 04 – A ECONOMIA DA CHINA E AS METAS DO MILÊNIO 8a série

AULA 07 – A ECONOMIA DA CHINA E AS METAS DO MILÊNIO. 8ª SÉRIE.

Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 nas páginas 32 e 33. As perguntas em AMARELO contidas nestes slides devem ser respondidas no CADERNO e com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

Olá… Seja bem vindo a Aula 07 sobre A Economia da China e as Metas do Milênio. Já pegou todo o seu material? Então, antes de iniciar esta aula me conte uma coisa: Você estudou direitinho as aulas anteriores ??? Se você ainda não estudou, volte lá e estude! Boa aula !!!

Vimos na aula anterior aspectos sobre o avanço da economia chinesa. O crescimento econômico da China foi surpreendente nas últimas décadas. Analise o gráfico abaixo sobre o crescimento do PIB das maiores economias do planeta no ano de 2006 de acordo com o FMI:

A China cresce.... Enquanto o PIB ( Produto Interno Bruto) da China cresceu 8,2 % no ano de 2006, o Brasil cresceu apenas 3,5%.

O grande desenvolvimento chinês gerou o aumento de várias matérias primas necessárias para a indústria. Isto não significa que a China vai parar de crescer porque os preços dessas matérias primas aumentaram . Acompanhe a leitura seguinte sobre este tema pelo link: Saiba mais sobre o desenvolvimento econômico da China acessando o link : www.magnummineracao.com.br/demanda.htm

Mas, desenvolvimento econômico de nada adianta se não estiver aliado às necessidades e mudanças sociais. Assim como qualquer outro país, a China apresenta ainda necessidades sociais. Para tanto, vamos relacionar estas necessidades às Metas do Milênio. Será que a China está tentando cumprir as Metas , os ODMS? Vamos verificar

Analise o gráfico sobre a mortalidade infantil na China entre os anos de 2000 a 2007. Índice de mortalidade infantil: total: 22.12 mortes/1.000 nascimentos vivos masculino: 20.01 mortes/1.000 nascimentos vivos feminino: 24.47 mortes/1.000 nascimentos vivos Fonte: CIA/2007 www.rnw.nl/.../milenio_objetivo4

O que foi possível concluir ? Os índices de mortalidade infantil estão mais baixos na China entre o período analisado . Cada país deve se comprometer em atingir as Metas do Milênio. Entretanto, essa Metas necessitam de mais urgência não só para a China ma, para o Mundo como um todo. Vamos ver alguns indicadores pelo mundo ?

Redução da pobreza em alguns países asiáticos: Observem a China !!!!

Ah. Falando nisso , e a Rússia Ah!!! Falando nisso , e a Rússia ? População, abaixo da linha da pobreza na Rússia. Observem.... Olhem o mapa de fundo. Não é o máximo ?

Agora, um apanhado geral pelo infográfico abaixo....

Falando nisso. E, o Brasil ? Ou melhor e o nosso estado do Paraná? Querem saber notícias quentinhas ? Em ação... caçadora de notícias!!!

Para ONU, maioria das cidades tem atingido metas Por trás de médias positivas está a invisibilidade de pessoas carentes de educação, saúde e emprego . A maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pactuados pelos mais de 190 países membros da ONU para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos estão sendo atingidos pelo Brasil. Apesar dos avanços, as desigualdades sociais no país continuam exarcebadas. Fonte: www.portalodm.com.br/noticias.php?id_noticia=21

E, o Paraná ? Acompanhem os dados do Jornal Gazeta do Povo publicados em 05.08.09. Quando li, lembrei de vocês!!!! Apesar dos avanços, Paraná patina em quatro metas do milênio. Estado traçou, em 2000, 11 objetivos para serem cumpridos até o ano que vem. Já alcançou sete, mas enfrenta dificuldade em meio ambiente, educação e saúde materna. O Paraná é o estado brasileiro que mais avançou para alcançar os 11 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas definidas pelas Nações Unidas no ano 2000 para a melhoria dos indicadores sociais.

Apesar disso, ... o estado ainda enfrenta dificuldades para cumprir todos os objetivos traçados até 2010, principalmente nas áreas de meio ambiente, mortalidade materna e universalização e conclusão do ensino fundamental pelas crianças paranaenses. O ano que vem foi a data-limite definida pelo movimento Nós Podemos Paraná (que reúne entidades empresárias e do terceiro setor) para atingir todas as metas – o prazo oficialmente estabelecido pela Organização das Nações Unidas é 2015. Fonte: www.gazetadopovo.com.br

Confira agora , o que melhoramos e o que ainda precisamos melhorar no Paraná.

Falando de desenvolvimento econômico, saibam que a China e o Brasil são grandes parceiros . Veja os dados abaixo: Fonte: Gazeta do Povo 04/08/09

O desenvolvimento econômico pode ser acompanhado pelo desenvolvimento social ? Pensando nisso, chegou a hora das atividades! Com base nas leituras e nos seus conhecimentos , resolva as questões no caderno. 1- O governo chinês preparou uma infra estrutura para o desenvolvimento econômico w Justifique. 2- O crescimento econômico ocorrido nos últimos anos, criará problemas ambientais para a China ? Por quê ? 3- Ocorreram mudanças sociais na China com as Metas do Milênio? Quais ?

4- Brasil e China são parceiros econômicos ? Justifique . 5- As Metas do Milênio já foram cumpridas pelo Brasil ? E , pelo Paraná ? Cite exemplos. 6- Quanto a Redução de Pobreza, como está a China ? 7- Os 191 países membros da ONU , incluindo a China tentam cumprir as Metas do Milênio. Segundo o mapa da miséria, como está a questão da desnutrição pelos países em desenvolvimento ? Você chegou ao final de mais uma aula. Espero encontrá-lo em breve! Estamos longe ! Mas, estamos juntos!! Aula criada pela professora Katia Olszewski para TODOS os alunos das 8a Séries dos Colégios Positivo.