CEFSA Colégio Termomecanica

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Transcrição da apresentação:

CEFSA Colégio Termomecanica Bruno Costa de Morais – 08 – 4101 Johann Nyari – 23 – 4195 Rafael de Oliveira Paiva – 25 – 4208 Pedro Svetlecic – 26 – 4210 Vitor Takabatake – 30 – 4268 3º EMV “D” Profº Igor Disciplina Geografia

São Bernardo do Campo

DADOS População: 765.203 hab. Densidade demográfica: 1883,9 hab./km² Área: 406.180 km² IDH: 0,834 (26º SP) Altitude: 732m Clima: Tropical de Altitude

3 Mapa

IDH em São Paulo 24º - Santo André 0,835 25º - Caçapava 0,834 26º - São Bernardo do Campo 0,834 27º - São José Do Rio Preto 0,834 28º - Tremembé 0,834

IDH no Brasil Morro Reuter (RS) 0,834 Nova Araçá (RS) 0,834 5 IDH no Brasil Morro Reuter (RS) 0,834 Nova Araçá (RS) 0,834 São Bernardo do Campo 0,834 São José do Rio Preto 0,834 Tremembé 0,834

HISTÓRIA Borda do Campo 6 HISTÓRIA Borda do Campo “Villa” de Santo André da Borda do Campo “Villa” de São João Ramalho (1553) Origens mais recentes (Povoado sumiu sem deixar vestígios) Região de passagem do planalto para o litoral (região estratégica) Futura capital (São Paulo) Porto de Santos João Ramalho

HISTÓRIA Fazenda dos Monges Beneditinos Largo da Matriz 7 HISTÓRIA Fazenda dos Monges Beneditinos Capela de São Bernardo(1717) Ribeirão dos Meninos (Rudge Ramos) Largo da Matriz Século XIX Freguesia Rua Marechal Deodoro. 1895

HISTÓRIA Quinze linhas coloniais (1877) Final do século XX Futuros bairros da cidade Final do século XX Intensa imigração de italianos Miscigenação Desenvolvimento da cidade Vira município

HISTÓRIA Exploração da madeira Século XX Indústrias moveleiras 9 HISTÓRIA Exploração da madeira Indústrias moveleiras Século XX Represa Billings Processo de urbanização acelerado Funcionários da Fábrica de Móveis S. Bernardo.

HISTÓRIA Vira distrito Emancipação político-administrativa (1944) 10 HISTÓRIA Vira distrito Maior importância para Santo André Emancipação político-administrativa (1944) Estação Alto da Serra

HISTÓRIA Montadoras de carros Via Anchieta Organização dos Sindicatos 11 HISTÓRIA Montadoras de carros Impulso na economia do município Via Anchieta Intenso processo de industrialização Surto demográfico Organização dos Sindicatos Luis Inácio “Lula” da Silva Via Anchieta. Década de 50 ou 60

ECONOMIA Indústria Antes da década de 90 Moveleiro Têxtil Automotivo 12 ECONOMIA Indústria Antes da década de 90 Principal fator da economia Moveleiro Centro Moveleiro de Jurubatuba Têxtil Automotivo Juscelino Kubistchek (dec. 50) Volkswagen Mercedes-Benz Scania Assembleia dos Metalúrgicos

ECONOMIA Serviço Década de 90 Aumento da importância 13 ECONOMIA Serviço Década de 90 Aumento da importância Redes de transporte Centros de pesquisas Universidades Centros esportivos Ginásio Poliesportivo

ECONOMIA Comércio Bastante diversificado Shopping 14 ECONOMIA Comércio Bastante diversificado Shopping Av. Kennedy (Vergueiro) Foco: R. Marechal Deodoro Rua Marechal Deodoro

ASPECTOS POSITIVOS Proximidade de São Paulo/Santos 15 ASPECTOS POSITIVOS Proximidade de São Paulo/Santos PIB elevado (15º do Brasil) Acesso a rodovias Anchieta Imigrantes Rodoanel Represa Billings Via Anchieta

ASPECTOS POSITIVOS Diversidade de parques para lazer Universidades 16 ASPECTOS POSITIVOS Diversidade de parques para lazer Universidades Pontos turísticos: Cidade das Crianças Pico da Bonilha Parque Ecológico Praça dos meninos Igreja Matriz Igreja Matriz Pista Cittá Di Maróstica

ASPECTOS NEGATIVOS Periferias 17 ASPECTOS NEGATIVOS Periferias Construção em áreas de mananciais Poluição dos córregos Trânsito intenso (grande quantidade de veículos) Construções inadequadas às margens da Billings.

ASPECTOS NEGATIVOS Linhas pouco versáteis Enchentes 18 ASPECTOS NEGATIVOS Linhas pouco versáteis Focadas apenas alguns lugares Centro; Rudge Ramos Enchentes Alagamento na avenida Glória

FIM