A relação professor-aluno-conhecimento no contexto das novas mídias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Educação e Educação Escolar
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
1990.
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Sonhos – Objetivos – Metas
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
O Plano de Ação Curricular na Escola
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Formas de Interação.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Teorias do conhecimento
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Pela Amizade ....
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Projeto Institucional das escolas Salesianas
O QUE É FILOSOFIA ?.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Perguntas de Modelação
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
SITUAÇÕES.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Te Amo.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
As Concepções Pedagógicas.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
UNIP Setembro/2011 Profa.: MSc. Carolina Brum. CAP. 1: A respeito da Fenomenologia  Método Fenomenológico de conhecimento: problema da perspectiva no.
Faculdade Piaget - Brasil
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

A relação professor-aluno-conhecimento no contexto das novas mídias Geovana M. Lunardi- Doutora em Educação – Puc- SP MESA REDONDA: “Mídia e os processos de aprendizagem”.

“ Agora aqui veja, é preciso correr o máximo que você puder para permanecer no mesmo lugar. Se quiser ir a algum outro lugar, deve correr pelo menos duas vezes mais depressa que isso.”  “Alice no país das maravilhas” – Lewis Carroll

As mídias e a instituição da modernidade líquida Ruptura de muitos dos princípios da Modernidade e instituição de uma forma nova de capitalismo Hoje o “capital viaja leve – apenas com a bagagem de mão, que inclui nada mais que pasta e telefone celular”. (Zygmunt Bauman) Exarcebação do individual. Privatização do público/publicização do privado.

As mídias e a instituição da modernidade líquida Tudo é fluido/ líquido/efêmero. “Tudo que é sólido se desmancha no ar”... Distopias não cumpridas: Huxley... As mídias compõem esse cenário: Mundo mediatizado pela circulação da informação, pela conectividade, pelo rompimento das noções de tempo e espaço. Relações líquidas: amores líquidos. Capitalismo líquido: o capital não é mais da acumulação, mas do consumo. Modernidade líquida.

Implicações para o trabalho com o conhecimento Crise das Meta narrativas. Especificação da ciência. Fluidez e rapidez do conhecimento. Crise dos conceitos, das verdades, das grandes certezas. Sociedade da informação e do conhecimento. Princípio da “Aprendizagem ao longo da vida”- long life leanirng.

Quem são os sujeitos do processo ensino e aprendizagem? Um novo aluno: um aluno “midiático”? Um novo professor: um professor “midiático”? Um novo modelo de ensino e aprendizagem: uma aula midiática?

A relação professor-aluno-conhecimento precisa ser midiática? Modelos de ensino não adequados aos novos processos de aprendizagem dos alunos; Novas mídias são inevitáveis; Por serem invitáveis causam transformações. Qual a função dos processos educativos?

Relação professor-aluno-conhecimento Resgate do trabalho com o conhecimento. “Contudo, a credulidade, a aversão a dúvida, a temeridade no responder, o vangloriar-se com o saber, a timidez no contradizer, o agir por interesse, a preguiça nas investigações pessoais, o fetichismo verbal, o deter-se em conhecimentos parciais: isto e coisas semelhantes impediram um casamento feliz do entendimento humano com a natureza das coisas e o acasalaram, em vez disso, a conceitos vãos e experimentos erráticos: o fruto e a posteridade de tão gloriosa união pode-se facilmente imaginar”.(Adorno, Horkheimer, 1985, p.19)

 “A aporia com que defrontamos em nosso trabalho revela-se assim como o primeiro objeto a investigar: a autodestruição do esclarecimento. Não alimentamos dúvida nenhuma de que a liberdade na nossa sociedade é inseparável do pensamento esclarecedor. Contudo acreditamos ter reconhecido com a mesma clareza que o próprio conceito desse pensamento, tanto quanto as formas históricas concretas, as instituições da sociedade com as quais está entrelaçado, contém o germe para regressão que hoje tem lugar por toda parte. Se o esclarecimento não acolhe dentro de si a reflexão sobre esse elemento regressivo, ele está selando o seu próprio destino. Abandonando a seus inimigos a reflexão sobre o elemento destrutivo do progresso, o pensamento cegamente pragmatizado perde seu caráter superador e, por isso, também sua relação com a verdade. A disposição enigmática das massas educadas tecnologicamente a deixar dominar-se pelo fascínio de um despotismo qualquer, sua afinidade autodestrutiva com a paranóia racista todo esse absurdo incompreendido manifesta a fraqueza do poder de compreensão do pensamento teórico atual.”(Adorno,1985, p.13). 

A relação professor aluno-conhecimento Desintelectualização do professor. Uma “Pedagogia que desvaloriza o professor e uma epistemologia que desvaloriza o conhecimento teórico/técnico/científico”.(Duarte, 2004)

A relação professor aluno-conhecimento As mídias podem ser objetos e instrumentos,meios, mas nunca um fim. Exemplo: ferramentas de busca. Precisam possibilitar uma verticalização do trabalho com o conhecimento de forma significativa para professores e alunos.

Possibilidades... Educação como emancipação. Crença e fortalecimento do papel do professor.

Se o diálogo dos estudantes for com o saber e com a cultura corporificada nas obras, e, portanto, com a práxis cultural, a relação pedagógica revelará que o lugar do saber se encontra sempre vazio e que, por esse motivo, todos podem igualmente aspirar a ele, porque não pertence a ninguém. O trabalho pedagógico seria, então, trabalho no sentido pleno do conceito: movimento para suprimir o aluno como aluno, a fim de que em seu lugar surja aquele que é o igual do professor, isto é, um outro professor. Por isso o diálogo não é ponto de partida, mas de chegada, quando a assimetria foi superada e a igualdade foi instalada graças à própria assimetria. Seria preciso admitir que o lugar do professor é simbólico – e por isso sempre vazio, tanto quanto imaginário – por isso sempre pronto a ter proprietários. Se não pensarmos sobre o significado do ato de ensinar e de aprender, não seremos capazes de pensar numa democracia universitária.( Chauí, Marilena.2001.)

Obrigada a todos! Geovana geovana@unisul.br