Fundamentos da Administração Gestão Hospitalar Professor: Irineu Sousa Cordeiro Agosto/2009
CONCEITOS: Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade
CONCEITOS: Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. 3
CONCEITOS: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. 4
CONCEITOS: Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. O grande desafio torna-se portanto, a interação entre cooperação e competição – Excelência e Curto prazo – Lima, 1995 5
Teorias da Administração: ANO TEORIA ÊNFASE 1903 ADM. CIENTÍFICA TAREFAS 1916 CLÁSSICA ESTRUTURA 1932 RELAÇÕES HUMANAS PESSOAS 1947 BUROCRACIA E ESTRUTURALISTA 1951 CIBERNÉTICA E SISTEMAS AMBIENTE 1954 NEOCLÁSSICA 1957 COMPORTAMENTAL 1972 CONTINGÊNCIA AMBIENTE E TECNOLOGIA 1982 NEO-SCHUMPETERIANA TECNOLOGIA
As Fases/ênfase Ambiente Estrutura Estrutura Tarefas Pessoas 1951 Cibernética e Sistemas Ambiente 1947 Burocracia e Estruturalista Estrutura 1932 Relações Humanas Pessoas 1916 Clássica Estrutura 1903 Adm.Científica Tarefas
As Fases/ênfase Tecnologia Pessoas Estrutura Ambiente e Tecnologia 1982 Neo-Schumpeteriana Tecnologia 1972 Contingência Ambiente e Tecnologia 1957 Comportamental Pessoas 1954 Neoclássica Estrutura
Visão Taylorista e concepção Weberiana FORD Consciência Profissional do Trabalhador MAYO
O trabalhador é: A visão Taylorista Pobre e reducionista Profundamente egoísta Movido apenas por dinheiro Preguiçoso Suscetível de questionar uma sociedade que não reconheça seus méritos Revolucionário
Qual o objeto de estudo da Administração?
O objeto de estudo da Administração sempre foi a organização.
como as atividades evoluem. Vamos estudar como as atividades evoluem.
Modos novos de organizar emergem ao lado de uma estrutura nova que faz da reorientação estratégica um processo preeminente por examinar a conexão entre estrategizar e organizar atividades.
As organizações, neste início de século, têm como principal desafio conquistar a sua competitividade e dar sua contribuição para a competitividade dos países nos quais levam a efeito a sua função econômica.
Para tanto seu olhar precisa mudar de paradigma: de um “olhar a partir de mim para o outro”, em direção a “um olhar a partir do outro para mim” na perspectiva do “ganho à medida que o outro ganha comigo”. EMPRESA