Faculdade Campo Real Engenharia de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Os primórdios da sociologia no Brasil
Para abrir as ciências sociais:
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
MAX WEBER ( ).
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Relações de trabalho e capitalismo
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Prof. Ivan Claudio Guedes
Weber e a globalização como racionalização do mundo
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos das Ciências Sociais
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A formação da sociedade moderna.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Teoria Geral dos Sistemas
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Aula de Sociologia – Karl Marx
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Antigo Regime – parte I.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Max Weber.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 6º not. Sociologia e relações étnicas afro-brasileiras Sociologia ou a ciência da compreensão da realidade: um excursus histórico conceitual Prof. Ms. luigi chiaro 06.08.2013

Observação 1. rua: pessoas: comem, andam, trabalham, estudam, etc. diferente classes sociais, diferentes formas de viver, 2. tarefas ... precisamos cooperação, trabalho de equipo, etc. alguns trabalham + ganham - 3. o individual (rio) precisa do social (mar) 4. Organização: permite a relação Homem-Natureza - benefício/aproveitamento

(ex. criação e formação de grupos) Sociologia: o que é? 1. Estudo científico das: relações sociais formas de associações destacando o que é comum a todos os tipos de fenômenos Estudo da realidade do homem, do meio ambiente em suas interações 3. Estudo da sociedade (ex. criação e formação de grupos)

(ex. suicídio, invasão, violência) Utilidade Observar objetivamente os fenômenos homem/sociedade Aumenta o conhecimento do homem sobre o homem Ajuda a solucionar problemas sociais (ex. suicídio, invasão, violência)

(‘o h se faz h com o outro h’ Durkeim) Ponto de partida 1. Quem somos nós? ‘Seres socializados na sociedade’ adotamos regras (‘o h se faz h com o outro h’ Durkeim)

2. O que mantém coesa a sociedade? (qual a natureza da ordem social) Ordem se apreende por educação costumes padrões sociais ensinados e mantidos pelas instituições sociais (FAM; IGR; ESC; EST; trab; banc)

3. Qual o motivo e as consequências das desigualdades? (como afetam as pessoas) Sociedade divida em classes (Marx) Desigualdade é inerente a Natureza da organização (Durkeim)

Enfoques da Sociologia Sociedade (em geral) Organização social (todas as organizações) Sistemas institucionais (família, estado...) Interação (como atuar eu-tu) molda a sociedade e as pessoas. Problemas sociais (pobreza, violência, prostituição...)

perspectiva de leitura da Conclusão Sociologia mais que ciência pretende ser uma perspectiva de leitura da sociedade e do homem

Homem: (centro da ciência sociológica) = ser social Desde o nascimento depende dos outros (fam., afeto, alimento, proteção) Apreende a sobreviver com os outros (fala, comportamento, morrer: cultural) Vivemos em uma organização social (fam., escola, trabalho, igreja) -----

Muitas qualidades dependem da vida social (Igreja comportamento ético Estado nos faz sujeito de direitos Escola como pensar) Qualidades individuais dependem da interação (gostos, desejos,...) Somos atores sociais (ajustamos nossas ações aos demais) Nascemos na sociedade e sem sociedade não existe o ser humano

Quais os desafios do Eng de Prod. hoje? Gerenciar pessoas de diferentes gerações. Muitos e diferentes perfis. Gerar lucro e bem estar.

Nas empresas? Veteranos 1920-45 honram o trabalho Baby Boom 1945-64 envolvidos e gostam de status Geração X 1965-85 empreendedores misturam vida e trabalho Y 1985-00 net, questionadores, duvidam da autoridade Z 2000... Informação, silenciosa Como harmonizá-los em uma empresa?

Quando surge? Fim Idade Média Surgimento Burguesia (crise do modo de produção Comercio Lucro Protestantismo surge CAPITALISMO (CANCER?) ----

ciência da crise nasce numa condição histórico-social pós- revolucionária, onde as condições sociais, políticas e culturais da modernidade reviraram a ordem feudo-estamental, implantando um novo modelo societário: economicamente fundado em classes, políticamente secularizado e intelectualmente racionalizado.

Provoca Urbanização (problemas: doenças, moradia, prostituição, suicídio, violência, epidemia) Nova classe social (proletariado industrial) Propriedade sob controle do empresário capitalista (maquina/terra/ferramenta) Questão social (exploração nas fábricas e organizações)

Impacto: Reorganização dono riqueza = dono do poder nova religião = protestantismo Riqueza = benção Burguesia = Revol. Fran. 1789 Povo apóia = fica sem poder = organização sindicais = lutas de classes = sociedade desigual

deve se constituir num saber prático Conhecer, interpretar, explicar os fenômenos sociais principalmente atuar, participar do processo (principalmente transformador) (Comte, Marx) deve se constituir num saber crítico Analisar sem artifício práticos, somente descritivos, sem ‘praxis’. (Weber) contextualidade: compreender e interpretar a forma do homem ‘estar no mundo’.

Sociologia é modernidade Segundo Octávio Ianni, a "sociologia é filha da modernidade" , isto é, ela nasce como um produto consequente da consolidação do mundo moderno, entendemos aqui, é claro, a modernidade como um processo constitutivo que inicia sua formação através de quatro grandes movimentos históricos por volta dos séculos XV-XV:

plano econômico capitalismo comercial impulsionado pelas grandes descobertas territoriais plano político o absolutismo, nascido de uma necessidade de centralização política e unificação territorial do Estado

plano religioso a reforma protestante, preparando o comportamento religioso do homem moderno plano filosófico o racionalismo moderno, abrindo campo para interpretações de caráter objetivista e cientificista.

Secularização e Racionalização e "desencantamento" nas sociedades modernas pontos de impulsão do processo constitutivo da ciência sociológica, é o desenvolvimento da ciência: explicação em bases empíricas e racionais, bases estruturadas sobre a capacidade humana de compreender a realidade através da atividade racional.

Para debater/1... Qual o motivo de definir a sociologia a ciência da crise? Qual o motivo de surgir no período das grandes revoluções burguesas e não em outro momento histórico? Concorda com a definição do autor em definir o capitalismo um pequeno câncer? Justifique sua resposta. Política, ciência e principalmente economia impulsionam o surgimento da sociologia. Explique o motivo.

Para debater/2... Quais os enfoques da sociologia? Explique: ‘a Sociologia é filha da modernidade’. Qual o motivo de afirmar que a sociologia deve produzir um saber crítico? Quais benefícios para os Engenheiros o estudo da sociologia?