CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS

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Transcrição da apresentação:

CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS COMPÊNDIO Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

NOSSAS ESTRADAS E RODOVIAS APRESENTAM CURVAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS E CONSTRUÇÃO Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

ONDE PODEM OCORRER... Colisões frontais Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

Saídas de pista e capotagens ... OU Saídas de pista e capotagens Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

COM FREQÜÊNCIA A PERDA DE CONTROLE EM CURVAS ESTÁ ASSOCIADA A: excesso de velocidade inexperiência Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

A CHAVE PARA A SEGURANÇA EM CURVA É ANTECIPAÇÃO Não se deixe ser surpreendido Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

A SINALIZAÇÃO TAMBÉM DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SEGURANÇA Respeite-a Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

Como um condutor pode antecipar e se proteger dos riscos presentes nas curvas? b c Reduzindo antecipadamente sua velocidade antes de ingressar na curva. Retardando a frenagem até estar dentro da curva. Aproximando-se o máximo possível da linha divisória central da pista. Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 1 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

ANTECIPAR SIGNIFICA CONTROLAR A VELOCIDADE NO TRECHO QUE PRECEDE A CURVA. Às vezes precisamos apenas soltar o acelerador. Porém se for necessário frear, faça isso com sensibilidade antes de ingressar na curva e não acione a embreagem, pois estará perdendo tração. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

A FORÇA CENTRÍFUGA EXERCE INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NAS CURVAS OBSERVE O DIAGRAMA. Este é o efeito da força centrífuga. O MESMO ACONTECERÁ SE A VELOCIDADE DO VEÍCULO SUPERAR O VALOR MÁXIMO PERMITIDO PARA AS CONDIÇÕES PRESENTES. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

O que ocorre com o efeito exercido pela força centrífuga ao entrarmos numa curva acelerando? b c Diminui, pois a força centrífuga é inversamente proporcional à velocidade. Aumenta de forma exponencial. Nada, pois esta força é constante. Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 2 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA A POSSIBILIDADE DE MANTER O CONTROLE DO VEÍCULO EM CURVAS DEPENDE BASICAMENTE DE TRÊS (3) FATORES: 1 VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA 2 INCLINAÇÃO DA CURVA 3 ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA A FORÇA QUE NOS EMPURRA PARA FORA DA CURVA AUMENTA COM A VELOCIDADE. SE NOSSA VELOCIDADE DUPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA QUADRUPLICA. SE NOSSA VELOCIDADE TRIPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA SE MULTIPLICA POR NOVE. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

PORÉM NÃO CONFIE CEGAMENTE. INCLINAÇÃO DA CURVA O ângulo de inclinação da curva tem por objetivo colaborar com a aderência, fazendo com que a força da gravidade atue a nosso favor. PORÉM NÃO CONFIE CEGAMENTE. A força centrífuga não pode ser eliminada da curva. Portanto, a velocidade segue sendo o fator determinante para se manter na via. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

A ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO. A aderência depende do coeficiente de atrito existente entre os pneus e o piso, e diminui quando… …os pneus estão desgastados e/ou incorretamente calibrados… ou quando o pavimento está molhado, úmido ou possui partículas soltas. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

Quais dos seguintes elementos afetam a possibilidade de controle do veículo em curvas? Velocidade, potência do motor, altura do aro e largura da banda de rodagem. Somente a condição dos pneus influencia este controle. Velocidade, inclinação da curva e aderência com o pavimento Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 3 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

NÃO SUBESTIME AQUILO QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE CONTROLAR… AS LEIS DA FÍSICA SEMPRE ATUAM NÃO SUBESTIME AQUILO QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE CONTROLAR… SUA VIDA E A DE OUTROS PODE ESTAR EM JOGO. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS COMPÊNDIO Elaborado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNACIONAL Edificio Torre de los Caudillos Bvar. Artigas 1443/ 709 Montevideo. Telefax (598-2 ) 401 14 86 email: cepauruguay@cepasafedrive.com URUGUAY Edificio Crystal Center Rua Euclides Miragaia 433 Sala 203 São José dos Campos / São Paulo Tel/fax (55-12) 3921 2416 email: cepadobrasil@cepasafedrive.com BRASIL Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL