Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro

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Transcrição da apresentação:

Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro Faculdades Atlântico Sul Pedro Calisto Luppi Monteiro Logística Empresarial

Fluxo de Materiais. Fluxo de Informações. Gestão de Estoque. GESTÃO DE MATERIAIS Fluxo de Materiais. Fluxo de Informações. Gestão de Estoque. Logística Empresarial

Fluxo de Informações e Comunicações Logística Empresarial

fornecedor suprimento produção distribuição cliente EMPRESA fornecedor suprimento produção distribuição cliente Fluxo de informação Fluxo de materiais Fluxo Financeiro Fluxo Logísticos Fonte: Antonio Novais Logística Empresarial

Os sistemas de informações logísticas são a interligação das atividades logísticas para criar um processo integrado. Tendo em vista às evoluções tecnológicas, nesta perspectiva de comércio global, a informação tornou-se uma potente ferramenta de gerência e, principalmente, de fidelidade e transparência nas informações que fluem dentro de uma estrutura logística. Logística Empresarial

Manter o cliente informado sobre a situação do pedido rastrear as cargas ou contêineres através de sistemas modernos de rastreamento tracking e programar de forma eficiente as entregas, são apenas alguns exemplos do poder da informação. Uma cadeia de abastecimento aprimorará o seu emprego principalmente quanto a planejamentos e estoques. Logística Empresarial

A funcionalidade da informações e seu gerenciamento permitem uma integração de toda cadeia facilitando assim todo o controle gerencial. No campo portuário e de logística operacional (estoque/transporte) vem aumentando a velocidade das operações. Navios e contêineres rastreados via satélite vêm otimizando todo processo, facilitando a movimentação de mercadorias no Comércio Internacional. Logística Empresarial

A Tecnologia da Informação permite que os usuários e clientes (exportadores e importadores) consigam acompanhar a carga desde a sua origem até seu destino. Informações sobre a situação da carga, se a mesma esta em transito, em processo de desembaraço aduaneiro ou em transbordo, permite um melhor gerenciamento não somente desta movimentação, mas também de toda a operação produtiva como controle de estoques, análise de mercado, níveis de serviço, etc. Logística Empresarial

A TI no Comércio Internacional permite um gerenciamento estratégico em toda Cadeia Logística, reduzindo redundâncias, agilizando todo o processo e, sobretudo, aumentando a competitividade. A revolução na TI possibilitou o gerenciamento dos sistemas logísticos em tempo real ou em tempo próximo do real. Podemos enxergar de uma ponta a outra do fluxo logístico, reduzindo drasticamente as necessidades de estoques. Logística Empresarial

As empresas clientes enviam os seus programas de produção aos fornecedores para que estes possam planejar o seu próprio trabalho em sincronicidade com os clientes. Em alguns casos, os contratos de longo prazo não definem as quantidades exatas de fornecimento. Logística Empresarial

As empresas clientes comprometem-se a adquirir parte da capacidade de produção do fornecedor. As quantidades e os planos de entregas são definidos posteriormente em função do plano de produção do cliente. Logística Empresarial

As tecnologias de informação são utilizadas de forma a permitirem uma comunicação rápida entre as duas empresas. A troca eletrônica de dados, também conhecida por Electronic Data Interchange (EDI), possibilita a troca de informação entre os computadores das duas empresas. Logística Empresarial

As encomendas podem ser enviadas diretamente para o computador do fornecedor, o que permite uma maior rapidez na resposta e evita a ocorrência de erros devidos a múltiplas entradas de dados. Algumas empresas usam simplesmente uma máquina de telefax para enviarem as suas encomendas parciais de acordo com um plano de longo prazo acordado entre cliente e fornecedor. Logística Empresarial

Por outro lado, a periodicidade das entregas também tem sido alterada Por outro lado, a periodicidade das entregas também tem sido alterada. Empresas que faziam encomendas de 10 em 10 dias passaram a fazê-las de 5 em 5 ou até mesmo diariamente. Existem alguns casos, especialmente na indústria automóvel, de entregas hora a hora. Uma fábrica da Toyota nos Estados Unidos tem um plano de recepção com periodicidade inferior a uma hora. Logística Empresarial

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