PROJETANDO APLICATIVOS COMO SE PROJETAM PREDIOS
ELEMENTOS DA EXPERIENCIA DO USUARIO Metafora de predio Definir os niveis mais abstratos antes dos niveis concretos Evitar pular etapas
COMO PREDIOS SAO PROJETADOS Desenhos conceituais da arquitetura ja revelam o look and feel antes de definir a estrutura A estrutura e construida dentro da visao conceitual O conceito precisa ser revisto de acordo com as limitacoes de producao O arquiteto nao projeta sozinho
Muitos stakeholders, diferentes perspectivas Modelos compartilhados para alinhamento Planos flexiveis Integracao de dados (BIM) Pre-fabricacao
HOTEL DE 15 ANDARES CONSTRUIDO EM 5 DIAS notar: sem aindaimes. a estrutura do predio eh o proprio andaime. estrutura modularizada, pre-fabricada, utilizacao de patterns e frameworks quando a superficie comeca a ser construida embaixo, em cima ainda estah no esqueleto coordenacao: cada um sabe o que fazer HOTEL DE 15 ANDARES CONSTRUIDO EM 5 DIAS
ANALISE DE POS-OCUPACAO Observar como as pessoas estao usando o espaco Verificar os limites de flexibilidade Propor reformas
CAMADAS SECCIONADAS Ciclos de constante mudanca, em diferentes velocidades Design continuo
GAMBIARRAS E PUXADINHOS E considerado erro de projeto e nao de uso Estruturas flexiveis permitem puxadinhos bem feitos Fonte de inovacao espontanea
O PUXADINHO BEM FEITO
APLICATIVOS FLEXIVEIS Funcoes genericas modularizadas Espacos em branco propositais Estimulam o usuario a pensar
EXEMPLOS Twitter Basecamp If this then that Firefox
FEEDBACK E FEEDFORWARD Estimular a experimentacao Observar o uso Incorporar a gambiarra Provocar descompassos Oferecer documentacao
DESIGN LIVRE Todo mundo pode projetar Ferramentas colaborativas faceis de usar Projeto aberto Midia espontanea
ECOSSISTEMA CORAIS
Baseado em software livre Documentacao espontanea Base de conhecimento compartilhada Aprender fazendo
COMO INTEGRAR UX EM DESENVOLVIMENTO AGIL? Pare de projetar a tela Projete patterns, frameworks, mindsets para os desenvolvedores Metadesign: tudo aquilo que suporta o design
CASE WEBGOAL
Sprint adiantada (aprendizado) Equipes de design e desenvolvimento integradas Comecar do micro para o macro Comunicar resultados parciais
PROGRAMA DRIFT Todas as areas da organizacao ja contribuem para o design Centralizacao estrategica, descentralizacao tatica Frameworks e toolkits sedutores Metodologia nao e processo
UX BOOTCAMP O inicio de tudo Como fazer pesquisa com usuarios Como compensar falta de expertise com colaboracao Como projetar priorizando UX