O Welfare State e a Social Democracia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Sistemas econômicos e sociais
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA MARX / ENGELS
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SOCIAL.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Direito Constitucional II
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
MAX WEBER ( ).
Historia Geral Periodização da História
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
Prof. Everton da Silva Correa
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Análise do contexto A proteção da pessoa humana, reconhecida pelo Estado, só encontra suas origens no liberalismo, na Inglaterra, no final do século XVII;
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandez Koatz 2010/2
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Economia POLÍTICA Unidade 01
Prof. Frederico Cavalcanti
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA E A INSTRUMENTALIDADE DO DIREITO ECONÔMICO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Economia e Mercado 2ª AULA.
Karl Marx e a História da Exploração
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Gestão Social Controle social
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Aula de Sociologia – Karl Marx
MONTESQUIEU MARX ESTADO
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
UNIDADE I: Introdução; Formação Histórica; Natureza Jurídica; Conceito e Princípios Específicos do Direito do Trabalho.
Fundamentos de Economia
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
DIREITOS HUMANOS Ementa da disciplina:
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
O pensamento liberal Capítulo 18.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
Introdução às Ciências Políticas Aulas 13 e 14 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: Significa.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

O Welfare State e a Social Democracia Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Home page: www.unijui.tche.br/~dcre E-mail: dcre@unijui.tche.br

HISTÓRICO EVOLUTIVO DO ESTADO: Conforme Max Weber o Estado é o detentor do monopólio da força legítima. Isto é do monopólio da Justiça, da cobrança de tributos, de cunhar moedas, etc... Só o Estado tem poderes para disciplinar o convívio social através do Direito, utilizando-se de normas jurídicas e de sanções.

ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO: É o Estado limitado pelo direito, cujo poder se baseia no respeito a uma Constituição que o autolimita.

HISTÓRICO: 1) ANTIGUIDADE CLASSICA/ ESTADO ESCRAVISTA: 2) FEUDALISMO/ ESTADO FEUDAL/ EUROPA MEDIEVAL: 3) IDADE MODERNA/ ESTADO ABSOLUTISTA/ ABSOLUTISMO MONÁRQUICO: 4) INÍCIO DA IDADE CONTEMPORÂNEA/ ESTADO LIBERAL CLÁSSICO:

5)IDADE CONTEMPORÂNEA: ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL - WELFARE STATE -ESTADO INTERVENCIONISTA - ESTADO PROVIDÊNCIA: O liberalismo e a revolução industrial trouxeram também a exploração dos trabalhadores pelo regime capitalista, com excesso de horas trabalhadas (com jornadas de 12, 18 e até 20hs diárias), ausência de direitos trabalhistas, salários irrisórios (ínfimos). Neste contexto Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista conclamando os trabalhadores do mundo inteiro a se unirem na defesa de seus interesses. Foi no inicio do século XX que ocorreram duas revoluções de cunho socialista: a revolução russa e a revolução mexicana (1917), entre 1914 e 1918 ocorreu a 1ª Guerra Mundial fazendo com que o Estado passa-se a atuar na Economia. O grande marco deste modelo são as Constituições Mexicanas de 1917 e a Constituição Alemã (Constituição Weimar) 1919. A teoria do Intervencionismo ganhou como aliado o economista John Keynes, após a quebra da Bolsa de Valores de New York (1929).

6) GLOBALIZAÇÃO - ESTADO NEOLIBERAL:

Em que se estabelece o Estado do Bem- Estar social Em que se estabelece o Estado do Bem- Estar social? E em que foi criticado essa definição (segundo Wilenski)? Segundo Wilenski, a essência do estado do Bem-Estar Social reside na proteção oferecida pelo governo na forma de padrões mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação e educação, assegurados a todos os cidadão como um direito político, não como caridade. Esse modelo estatal seria a institucionalização dos direito sociais. Essa definição foi criticada por não incluir o pleno emprego no seu núcleo central e concentrar-se excessivamente na garantia de renda mínima. Ecentua-se ainda que, segundo Mishra, o termo “Welfare State” possui uma conotação histórica (pós-Guerra) e de política pública (institucional) muito específica.

Porque é fundamental não confundir Estado de Bem-Estar Social com a mera adoção de políticos sociais? O Welfare State não só aplica políticas visando melhorar as condições sociais de sua população, como ataca outras questões como o desemprego, a melhoria dos salários, o controle macroeconômico, etc. Assim, o Estado do Bem-Estar Social é bem mais do que um Estado que aplica política sociais.

Há grandes controvérsias sobre as causas do surgimento do Welfare State. Entretanto, todos os autores concordam que houve pelo menos três elementos essenciais: Quais são eles? a) existência de excedentes econômicos passíveis de serem realocados pelo estado para atender às necessidades sociais; b) o Keynesianismo, que forneceu base teórica; c) a experiência de centralização governamental durante a 2ª Guerra Mundial, que propiciou o crescimento da capacidade administrativa do Estado.

O que significa o Neo-institucionalismo? Segundo Arretche, é uma abordagem centrada na política. Defende que o Estado e a burocracia são atores relevantes, capazes de influenciar a formulação de leis e a implementação de políticas sociais. A influência dos procedimentos e do aparato administrativo sobre o comportamento dos atores políticos e o desenvolvimento do Estado do Bem- Estar Social é considerada crucial e multifacetada. As instituições determinariam as regras do jogo para as lutas políticas e influenciariam a capacidade do governo de planejar intervenções políticas. Diante disso, entende que os governos que dispõem de grande capacidade administrativa e de coesão institucional são mais propensos a estabelecer Welfare State fortes e bem estruturados. Dito de outra forma, quanto mais fragmentados for o sistema decisório, mais difícil se tornará a implementação de políticas redistridutivas.