Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guerra espiritual em missões
Advertisements

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (2) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
V F 1. De acordo com o Apocalipse, todo olho verá a 2ª vinda de Cristo. 2. Precisamos estar atentos às notícias para saber aonde ir ver Jesus.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
CRISTOLOGIA I DEUS SE REVELA.
O Profeta do Julgamento
Ezequiel José Adelson de Noronha
Livros Proféticos Introdução
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
As quatro grandes proclamações
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Os profetas menores (I) - Oséias
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas
Os profetas menores (I) Oseías, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 08
Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado
A compreensão da justiça de Deus
Os profetas menores (I)
Jeremias 28,1-17 Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias,
Batismo no Espírito Santo (parteIV)
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS DOZE PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
Profetiza Ez. 37.
Os 7 PASSOS DE DAVI PARA MUDAR A SUA CAMINHADA
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Mensagem Livro de Josué 14:6-13.
As Bênçãos decorrentes
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Toda Igreja unida celebra
Ministério da Fidelidade.
Ezequiel 37:1-14 Pr Joarês Mendes de Freitas
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O Mistério da 2ª Vinda de Cristo
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
EDIÇÃO VERÃO 2009 / /12/200915/01/ /12/200922/01/ /01/201029/01/2010 AGENDA: (3ª EDIÇÃO)
Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.
Ensagem M.
CAMPANHA “RECEBER A VISÃO DE RESTAURAÇÃO”
Ponha a sua confiança em Deus
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Neemias 5 A restauração social
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Carta do Apóstolo Paulo
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
JUÍZO ETERNO.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Transcrição da apresentação:

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento

Estamos chegando ao final de nossa caminhada pelos profetas chamados menores do AT. Depois de termos passado por cinco deles, chegamos ao penúltimo deles, Zacarias, fazendo hoje a quarta e última incursão nos capítulos de 11 a 14.

interpretação até para os mais profundos historiadores. Tal qual a luz solar que rompendo as nuvens chega até nós, assim deve ser a nossa compreensão das profecias bíblicas. Sim, porque nos textos de hoje, temos que nos curvar diante do fato real de palavras proféticas de difícil interpretação até para os mais profundos historiadores.

Temos que ter um grande cuidado para não invadirmos o campo do “achismo”: “Eu acho que é isto”, enquanto o outro “acha que é aquilo”. Mesmo os comentaristas mais renomados têm dificuldade em interpretar ao pé da letra tais textos.

Mais do que nunca, nesses textos de Zacarias devemos curvar-nos ao atributo da inerrância da Palavra de Deus, entendendo como ele mesmo disse a Moisés, que “há coisas encobertas que pertencem apenas a ele”, ou seja, que nós não temos, por nossa limitação humana, capacidade para alcançar.

Diante do fato de que cremos na Bíblia como a Palavra de Deus, e da verdade que dela extraimos de que “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus...” vamos tentar encontrar um resumo para o texto:

Primeiramente no capítulo 11, veremos suas palavras voltadas para os deslizes de Israel no passado e suas conseqüências trágicas. Os pastores citados são os governantes que levaram Israel e Judá a pecarem. As varas Graça e União eram o símbolo do que o Senhor desejava para aquele rebanho.

(uma visão messiânica). No capítulo 12, vemos a profecia da restauração de Israel e seu arrependimento; No capítulo 13, o povo de Deus após o arrependimento, será purificado pelo Senhor (uma visão messiânica). No capítulo 14, ele prenuncia o final dos tempos com a vitória do Senhor e a implantação do seu reino.

Com esta visão de submissão e obediência que devemos ter diante daquilo que não entendemos na Palavra de Deus, vamos procurar acompanhar o estudo.

“O Senhor será rei sobre toda a terra” Estudo 11 “O Senhor será rei sobre toda a terra” Texto bíblico Zacarias 11 a 14 Texto áureo Zacarias 14.9 “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.”

1. O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14) Lendo a Palavra de Deus Vamos abrir as nossas Bíblias para a leitura dos quatro últimos capítulos do livro, lendo os versículos em destaque: 1. O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14) 2. Arrependimento e restauração(12.5,10) 3 – A purificação e a visão do Messias (13.1,9) 4 – O reino universal do Senhor (14.8,9,16) (Os destaques serão feitos durante a leitura pela classe)

O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14) O Senhor está julgando os povos vizinhos e a Israel e Judá pelo passado pecaminoso em que se envolveram 10. E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer o meu pacto, que tinha estabelecido com todos os povos. 14. Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.

2. Arrependimento e restauração (12.5,10) A visão agora é da restauração de Israel em decorrência de seu arrependimento (a visão é interpretada também como messiânica): 5. Então os chefes de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no Senhor dos exércitos, seu Deus. 10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

3 – A purificação e a visão do Messias (13.1,9) Povo restaurado é povo purificado. Mais uma vez uma visão messiânica. O pastor ferido (Cristo?), purificaria o povo de Deus com o seu sangue. 1. Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. 9. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.

4 – O reino universal do Senhor (14.8,9,16) Uma visão apocalíptica de Zacarias 8. Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. 9. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. 16. Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.

A voz profética de Zacarias nos deve trazer alguns motivos para reflexão: 1ª - Até que ponto creio na inerrância da Palavra de Deus? 2ª - Que fazer quando não entendo um texto bíblico? 3ª - Será que como crente nas promessas da Bíblia, tenho bem nítido em minha mente o limite que deve existir entre o meu nível de conhecimento (intelectual, cultural, teológico) e o campo da fé, pura e simplesmente? 4ª - Zacarias deve ser lido pelos olhos do conhecimento ou da fé?