Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretoria de Ensino Osasco
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Como viviam os índios em 1500
Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.
A ocupação da América e do Brasil
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
CDA - Centro de Divulgação da Astronomia
Educação Escolar Indígena
COLATINA, nosso município
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Literatura Informativa
HÁ SÉCULOS NA FLORESTA Os povos indígenas viveram há séculos na floresta. Por isso sabem economizar tempo, trabalho e a mata.
Medicina Indígena Manoela e Jocasta.
Instituição: Escola Estadual Dr. Martinho Marques
Prof. Everton da Silva Correa
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Contextos do uso de álcool entre a população indígena: possibilidades de intervenção O caso Kaingáng.
Conhecendo a Carta da Terra
GRAFISMO INDÍGENA.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
Trabalho realizado por:
A origem da Cultura Brasileira.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Zenilda Silva Vialcio (Sateré-Mawé)
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
Casa de Cultura Afro-Brasileira
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
UNIBR – FACULDADE DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL ANA PAULA DA ROCHA EDUARDO JULIANO LAURIANO MARCELO TAVARES ALMEIDA MÁRCIO GUIMARÃES.
CINCO IDEIAS EQUIVOCADAS SOBRE OS ÍNDIOS
A Arte na Literatura de Cordel
A origem das línguas indígenas
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Terras Indígenas.
Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES No. 02/2010
ETNIA BRASILEIRA: “MOINHOS DE GASTAR GENTE”
O Brasil foi descoberto ou construído?
JUNTOS POR UMA NOVA TERRA Fazenda Guarani, Carmésia – MG 20 a 25 de abril de 2011 Informações: (31) ou Fazenda Guarani, Carmésia – MG.
Relatório da 1ª Roda de Conversa dos Artesãos Encontro dos artesãos realizado no dia 21/05/2010 na Secretária de Educação e Cultura. Participaram 44 artesãos.
Profª. Lilian Larroca. É o sistema de domínio no qual um país possui terras em outros lugares do mundo e explora os recursos dessas terras para enriquecer.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
O ENFRENTAMENTO DE MUNDOS QUE OCORRE EM 1492 NA AMÉRICA ESPANHOLA E EM 1500 NA AMÉRICA PORTUGUESA, É MAIS DO QUE UM CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES É UM EMBATE.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
Polo Base Araquari – Santa Catarina
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
Transcrição da apresentação:

Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação, Discriminação e Condição Atual

Quem são os índios; População em 1500; Escravização e Miscigenação; Sociedade indígena; Índios brasileiros.

Conhecendo os Povos Indígenas do Brasil Nomes das Etnias; Localização; Língua; Costumes Artesanato

Religiosidade Nhanderú (Deus); Rituais; Pajelança; Ervas Medicinais – Uso mágico e medicinal. Instrumentos Musicais e Rituais- Uso e significado

Terras - Demarcação e Regularização Meio Ambiente – Rio +20 Educação Indígena Diferenciada; Saúde Indígena – SESAI

Curríulum do Palestrante Gilberto Silva dos Santos (Awa Kuaray Werá) Gilberto (Awa Kuaray Werá) idealiza a criação da Associação Arte Nativa Indígena para promover o ensino de valores humanos, consciência ecológica e respeito à diversidade cultural e espiritual dos Indígenas. Com este trabalho, ele tem levado à sociedade o conhecimento indígena – cultura, tradição, educação, medicina tradicional – e resgatado a cultura dos povos indígenas que vivem na cidade de Guarulhos, fortalecendo a auto-estima desta população. A Pessoa de Awa Kuaray Werá, nasceu na cidade de Peruíbe no ano de 1972. Seus pais são da etnia indígena Tupi-Guarani. Passou grande parte da infância e da adolescência dentro da Aldeia Tupi-Guarani do Bananal em Peruíbe, trabalhando com artesanato tradicional e eventuais serviços na cidade. Em 2004, Awa Kuaray Werá vem morar na cidade de Guarulhos, nesta época, começa o trabalho de localização dos indígenas que vivem nesta cidade, assim passa a ser o intermediário nas negociações junto a Prefeitura de Guarulhos , pois era o único na cidade que podia se comunicar bem , tanto com a sociedade não-indígena quanto com a indígena. Em quatro anos, as negociações avançam, culminando com o Primeiro Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, evento realizado no ano de 2008 em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Educação, Comunicação, Cultura, Igualdade Racial e outras. Durante esse evento foi elaborado, pelos indígenas, um documento contendo diversas solicitações referentes a atenção aos Direitos diferenciados desses Povos.