Logaritmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Experiência do Pêndulo de Torção
Advertisements

CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B
Amintas engenharia.
Amintas engenharia.
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Logaritmos Prof. Jorge.
Matemática Financeira Revisão
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Recuperação Trimestral de Geografia
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
Polinômios Prof. Marlon.
Logaritmos.
Logaritmos.
PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Trabalho de Matemática
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Capítulo 12 Funções logarítmicas slide 1
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Conteúdo: Função logarítmica
MATÉRIA E ENERGIA.
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
Problemas de Otimização
MATRIZES.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
Claudio (matemática) e Edu Marinho (geografia)
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Recordando o princípio da Indução...
Logaritmos e suas propriedades
Logaritmos.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Radioatividade e Matemática
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Processamento de Sinais
Como estimar incertezas de uma medida indireta
Ano lectivo: 2012/2013 Disciplina: Matemática Professora: Paula Gaio Alunos: António Oliveira Bruno Santos Agrupamento de Escolas Serafim Leite.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
CINÉTICA RADIOATIVA.
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
EQUILÍBRIOS IÔNICOS É o equilíbrio químico particular que se estabelece entre uma substância química e seus íons separados.
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
LOGARITMOS.
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Estrutura eletrônica dos átomos
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Você já ouviu falar em logaritmo?
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
Funções Logarítmicas O que é um logaritmo de um número? 2
Função logarítmica - características e gráficos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
LOGARITMOS
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução  Séries de Fourier  Potência de sinais periódicos  Espectro de sinais periódicos.
Logaritmos Fabio Licht.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Título: Logaritmos e a Calculadora Ministrantes: acadêmicas Denise Martinelli e Neumar Regiane Machado Albertoni- PIBID Matemática e profa. Violeta Maria.
Transcrição da apresentação:

Logaritmos

Um pouco de história Matemático escocês John Napier (1550-1617) e pelo matemático suiço Jost Bürgi (1552-1632) em princípios do século XVII.

Alguém sabe como simplificar ? Um pequeno desafio! Alguém sabe como simplificar ?

Outro pequeno desafio! Qual é o valor de 128 x 256 ? Algoritmo da multiplicação Ideias de Napier e Bürgi Os logaritmos, portanto, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. 1 2 3 ... 7 8 9 10 14 15 4 128 256 512 1024 16384 32768

Tábuas de logaritmos Posteriormente, Napier, juntamente com Briggs, elaboraram tábuas de logaritmos mais úteis de modo que o logaritmo de 1 fosse 0 e o logaritmo de 10 fosse uma potência conveniente de 10, nascendo assim os logaritmos briggsianos ou comuns, ou seja, os logaritmos dos dias de hoje. Recentemente, no século XX, com o desenvolvimento da Teoria da Informação, Shannon descobriu que a velocidade máxima Cmáx - em bits por segundo - com que sinais de potência S watts podem passar por um canal de comunicação, que permite a passagem, sem distorção, dos sinais de freqüência até B hertz, produzindo um ruído de potência máxima N watts, é dada por: Dessa forma, os logaritmos claramente assumem um papel fundamental, pois constituem uma ferramenta essencial no contexto da moderna tecnologia.

Aplicações! A escala de acidez e os logaritmos. O pH é uma escala em Química para expressar o grau de acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Os valores do pH variam de 0 a 14. Para o cálculo do pH usa-se a expressão: pH = - log[H+] Quando 0 ≤ pH < 7 ( solução ácida ) Quando pH = 7 ( solução neutra ) Quando 7 ≤ pH < 14 ( solução básica )

Aplicações! A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutenberg. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (oeste dos Estados Unidos). Apesar do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada. A fórmula utilizada é ML = logA - logA0.

Aplicações! Um pouco de diversão! Só LOG, Só LOG...

Logaritmos Logab = x ax = b Definição: Sendo a e b números reais e positivos, com a≠1, chama-se logaritmo de b na base a o expoente x ao qual se deve elevar a base a de modo que a potência ax seja igual a b. Logab = x ax = b

Logc(A.B) = logcA + logcB Logc(A/B) = log c A – log c B Logaritmos Logc(A.B) = logcA + logcB Logc(A/B) = log c A – log c B Logc An = n. (log c A) LogcA = (LogxA)/(LogxC) CologcA = Logc(1/A) = - LogcA

Logaritmo Natural Tudo o que foi visto continua válido A base deixa de ser 10 e passa a ser e (Euler) Pode-se simplificar a escrita utilizando-se a nomenclatura: ln = log e

Logaritmos – Exercícios (Puccamp - Sp) A invenção dos logaritmos teve como resultado imediato o aparecimento de tabelas, cujas cálculos eram feitos um a um. O projeto do Inglês Charles Babbage (séc. XIX), “pai dos computadores modernos”, era construir uma máquina para a montagem dessas tabelas, como por exemplo: Usando a tabela, determine o valor que se obtém para log 450 x Log x 2 0,30 3 0,47 4 0,60 5 0,70 6 0,78 ...

Logaritmos –Exercícios (PUC MG) As indicações R1 e R2 de dois terremotos, na escala Richter, estão relacionadas pela fórmula , em que E1 e E2 medem as respectivas energias, liberadas pelos terremotos em forma de ondas que se propagam pela crosta terrestre. Nessas condições, se R1 = 8,5 e R2 = 7,0, é CORRETO afirmar que a razão entre E1 e E2, nessa ordem, é igual a: a) 0,5 b) 1,5 c) 100,5 d) 101,5

Logaritmos –Exercícios (UFRRJ) O pH de uma solução é definido por , sendo H+ a concentração de hidrogênio em íons-grama por litro de solução. Calcule o pH de uma solução que tem íons-grama por litro.

Logaritmos –Exercícios (UFG GO) Um capital aplicado é acrescido de 25% ao final de cada mês. Quantos meses são necessários para que o montante atinja, no mínimo, cinco vezes o capital inicial?(Use a aproximação de 0,3010 para log10 2)

Logaritmos –Exercícios (UFOP MG) Resolva a equação 3x + 3x + 1 = 8, sabendo que log2 = 0,3010 e log3 = 0,4771.

Logaritmos –Exercícios (UEPB) Os átomos de um elemento químico radioativo possuem uma tendência natural de se desintegrarem, diminuindo, portanto, sua quantidade original com o passar do tempo. Suponha que certa quantidade de um elemento radioativo, com massa inicial m0 (gramas), com m0 ≠ 0, decomponha-se conforme o modelo matemático ,em que m(t) é a quantidade de massa radioativa restante no tempo t(anos). Usando a aproximação log102=0,3, a quantidade de anos para que esse elemento se decomponha até atingir 1/8 da massa inicial será: a) 60 b) 62 c) 64 d) 63 e) 70

Créditos Prof. Paulo Murillo Site: www.acheiox.com.br