CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
CIAT - COMISSÃO DE INSTALAÇÃO DAS AÇÕES TERRITORIAIS
TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-
PROPOSTA GESTÃO E PLANEJAMENTO MST/CREATIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PARCERIA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DO MST DE VÁRZEA.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Cooperação e Governança
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Política nacional de planejamento regional urbano
Minas Gerais.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Objetivos Específicos:
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
1 1.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
Fórum Nacional de Educação
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
Sistema Único de Saúde - SUS
Rio de Janeiro.
Alagoas.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório) ‘ TERRITÓRIO DA REFORMA Bodoquena Bela Vista Jardim SDT Bonito CIAT Núcleo Diretivo Terenos AT Nioaque Maracaju Núcleo Técnico Anastácio Sidrolândia Dois Irmãos do Buriti Guia Lopes da Laguna

CIAT - COMISSÃO DE INSTALAÇÃO DAS AÇÕES TERRITORIAIS Instituições Municipais TERRITÓRIO RURAL Representações dos Agricultores N.D. Instituições Federais CIAT Movimentos Sociais Organizações Não Governamentais AT Conselhos Municipais Instituições Estaduais N.T.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL (Níveis de Participação) MDA Governo Federal CONDRAF CEDRS Secretaria Executiva Estadual Governo Estadual CIAT Atores Sociais dos Municípios CMDRS Secretaria Municipal Prefeitura Municipal

Comissão de Implementação das Ações Territoriais Instância Colegiada Deliberativa do Território (participação social dos atores locais); É a plenária onde são tomadas as decisões estratégicas para a consolidação do DRS; É a instância responsável pela Gestão Social do PTDRS

Núcleo Diretivo Fazer acontecer as deliberações políticas da CIAT; Estimular o processo de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais.

Núcleo Técnico Grupo de técnicos que apóiam o ND; Base Técnica de apoio de elaboração e acompanhamento do Plano Territorial e Projetos Específicos e Setoriais; Faz o gerenciamento do Plano e Projetos Específicos e Setoriais;

Articulador(a) Territorial Animar os atores sociais do Territórios; Induzir as discussões no CIAT, ND e no NT.