Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Materialismo 1.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CAPITALISMO PAULO ROGÉRIO C. DE ARRUDA CURSO: HISTÓRIA PROFª: DEJALMA CREMONESSE.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
“MANIFESTO COMUNISTA”
TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )
O que é meio de comunicação de massa?
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Uma mundialização plural Edgar Morin
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Ministério da Cultura.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
Como Influência e Manipula a Informação
Profª Karina Oliveira Bezerra
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
A Indústria Cultural no Brasil
Ética contemporânea.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação.
Jornal como Recurso Didático
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
INDÚSTRIA CULTURAL.
TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana
Trabalho, alienação e consumo
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Política Educacional Brasileira
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Sociedade Tecnologia e Ciência TIS 4 UFCD7 – RA4 Luís Manuel Moreno da Costa 1.
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
O que é a Indústria Cultural?
ESCOLA DE FRANKFURT.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese Industria Cultural Roselaine Filipin

INDÚSTRIA CULTURAL INDÚSTRIA CULTURAL

“É o nome genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis.” Wikipédia

“O nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais de T.V, jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br Industria cultural “é o nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais,jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br

A produção acontece através da TV, rádio, jornal, revista, cinema, teatro, entretenimento em geral

Elaborados de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos, educar e informar .

A expressão surgiu através da escola de Frankfurt com a publicação de Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialektik der Aufklärung – 1947 (Dialética do Iluminismo)

As condições básicas para a criação e expansão 1- REVOLUCAO INDUSTRIAL 2- CAPITALISMO LIBERAL 3- ECONOMIA DE MERCADO 4- SOCIEDADE DE CONSUMO

A industrialização mudou o modo de produção e a forma do trabalho humano, com o uso crescente de máquinas e a submissão do ritmo de trabalho ao ritmo das máquinas.

A sociedade sofre uma mudança de valores, a avaliação gira em torno das coisas, o bem,o produto, tudo se transforma em coisa...

...assim a cultura passa a ser produzida em série

Os meios de comunicação , lançam tendências de moda, padrão de vida, beleza, comportamentos e vontade de consumir cada vez mais...

O que consumir. O que assistir. O que ler. O que nos é oferecido O que consumir? O que assistir? O que ler? O que nos é oferecido? O que nós escolhemos?

ADORNO, afirma que“ a industria cultural é violenta a medida em que nega ao indivíduo a autonomia, sem que ele se de conta disso, pois o mesmo pensa que escolheu livremente consumir tal produto.

ADORNO E HORKHEIMER ,caracterizam a industria cultural como uma cultura que degrada o homem, alienando-o , o homem não o sujeito mas o objeto...

... não percebe também, que na relação de “consumo” não está presente o interesse da coletividade( telespectador, leitor) mas apenas o individual (os grupos produzem as “mercadorias”).

Em razão disso a grande maioria da população torna-se alienada, acomodada,com a falta de senso crítico. ADORNO E HORKHEIMER 1947.

Cabe a cada um o poder de escolha, de acordo com a formação, com a necessidade, com o comodismo, porque...

A indústria cultural tem pontos positivos...

velocidade e quantidade de informações disponíveis, que vistas sob um olhar critico, ajudam como base de informação.

Ou como meio de entretenimento.

BIBLIOGRAFIA COELHO,Teixeira. O que é industria cultural.São Paulo: Brasiliense, 1980. ( coleção primeiros passos;8) Disponível em: http://brasilescola.com/cultura. Acesso em: 08. março.2008 Disponível em: http://FECAP.br/portal/arquivos/extensão . Acesso em 09.março.2008 - FERRAZ,Henrique . A Democracia para Marilena Chauí Disponível em: http://cdcc.sc.USP.br/ciência/artigos. Acesso em 07.Março de 2008. TEZZARI. Neuza Santos dos. Industria Cultural.2001. Disponível em:http://unir.br/~primeira/index.html. Acesso em 08.março.2008. Disponível em: http://FECAP.br/portal/arquivos/extensão . Acesso em 09 Março 2008. GAGLIARDI,André (org.). Teoria da Comunicação.Reflexões Iniciais. A produção dos Alunos /1 Semestre 2005. Unijui.2006 ( coleção cadernos Unijui)