Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese Industria Cultural Roselaine Filipin
INDÚSTRIA CULTURAL INDÚSTRIA CULTURAL
“É o nome genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis.” Wikipédia
“O nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais de T.V, jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br Industria cultural “é o nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais,jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br
A produção acontece através da TV, rádio, jornal, revista, cinema, teatro, entretenimento em geral
Elaborados de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos, educar e informar .
A expressão surgiu através da escola de Frankfurt com a publicação de Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialektik der Aufklärung – 1947 (Dialética do Iluminismo)
As condições básicas para a criação e expansão 1- REVOLUCAO INDUSTRIAL 2- CAPITALISMO LIBERAL 3- ECONOMIA DE MERCADO 4- SOCIEDADE DE CONSUMO
A industrialização mudou o modo de produção e a forma do trabalho humano, com o uso crescente de máquinas e a submissão do ritmo de trabalho ao ritmo das máquinas.
A sociedade sofre uma mudança de valores, a avaliação gira em torno das coisas, o bem,o produto, tudo se transforma em coisa...
...assim a cultura passa a ser produzida em série
Os meios de comunicação , lançam tendências de moda, padrão de vida, beleza, comportamentos e vontade de consumir cada vez mais...
O que consumir. O que assistir. O que ler. O que nos é oferecido O que consumir? O que assistir? O que ler? O que nos é oferecido? O que nós escolhemos?
ADORNO, afirma que“ a industria cultural é violenta a medida em que nega ao indivíduo a autonomia, sem que ele se de conta disso, pois o mesmo pensa que escolheu livremente consumir tal produto.
ADORNO E HORKHEIMER ,caracterizam a industria cultural como uma cultura que degrada o homem, alienando-o , o homem não o sujeito mas o objeto...
... não percebe também, que na relação de “consumo” não está presente o interesse da coletividade( telespectador, leitor) mas apenas o individual (os grupos produzem as “mercadorias”).
Em razão disso a grande maioria da população torna-se alienada, acomodada,com a falta de senso crítico. ADORNO E HORKHEIMER 1947.
Cabe a cada um o poder de escolha, de acordo com a formação, com a necessidade, com o comodismo, porque...
A indústria cultural tem pontos positivos...
velocidade e quantidade de informações disponíveis, que vistas sob um olhar critico, ajudam como base de informação.
Ou como meio de entretenimento.
BIBLIOGRAFIA COELHO,Teixeira. O que é industria cultural.São Paulo: Brasiliense, 1980. ( coleção primeiros passos;8) Disponível em: http://brasilescola.com/cultura. Acesso em: 08. março.2008 Disponível em: http://FECAP.br/portal/arquivos/extensão . Acesso em 09.março.2008 - FERRAZ,Henrique . A Democracia para Marilena Chauí Disponível em: http://cdcc.sc.USP.br/ciência/artigos. Acesso em 07.Março de 2008. TEZZARI. Neuza Santos dos. Industria Cultural.2001. Disponível em:http://unir.br/~primeira/index.html. Acesso em 08.março.2008. Disponível em: http://FECAP.br/portal/arquivos/extensão . Acesso em 09 Março 2008. GAGLIARDI,André (org.). Teoria da Comunicação.Reflexões Iniciais. A produção dos Alunos /1 Semestre 2005. Unijui.2006 ( coleção cadernos Unijui)