QUEBRANDO A CUCA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão.

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Transcrição da apresentação:

QUEBRANDO A CUCA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão escrita matemática; Cálculos; Simbologia.   Objetivos: Compor desenhos a partir de um referencial dado; Desenvolver estratégias para obtenção de áreas em malhas quadriculadas; Realizar cálculo de áreas na notação fracionária; Relacionar o cálculo aproximado com o cálculo escrito, utilizando como suporte o fracionamento de área de figuras planas.  

QUEBRANDO A CUCA 1) Remonte na malha quadriculada uma das imagens, utilizando as peças do material de apoio:  

QUEBRANDO A CUCA 2) Sendo cada quadrado da malha quadriculada uma unidade de área, calcule a fração de área ocupada pela parte preta de cada peça . Preencha a tabela com estes dados:   Modelos de peças Fração de área (desenho)

QUEBRANDO A CUCA 1/5 u.a. 5/18 u.a. 1/2 u.a. 3/25 u.a. 1 u.a. 2/5 u.a. Modelos de peças Fração de área (desenho) 1/5 u.a. 5/18 u.a. 1/2 u.a. 3/25 u.a. 1 u.a. 2/5 u.a. 4/5 u.a. 2/25 u.a. 1/10 u.a.

QUEBRANDO A CUCA 3) Calcule a fração de área ocupada pelo desenho montado na atividade 1. Utilize os dados apresentados na tabela e verifique que cada quadrado da malha representa uma unidade de fração (1/36 da malha quadriculada).   4) Analise os quatro desenhos apresentados na atividade 1 e escolha aquele que apresenta a maior fração de área ocupada na malha quadriculada. Realize esta escolha fazendo uso de aproximações e/ou estimativas, assim como o uso do cálculo mental. 5) Analise os quatros desenhos apresentados e comprove, utilizando os dados da tabela da atividade 2, qual é a figura de maior fração de área ocupada na malha quadriculada. Realize os cálculos, fazendo uso de ferramentas numéricas (representação fracionária).

Resposta questão 3: Modelos de Peças Fração de área (desenho) 5/9 u.a. 4 u.a. 1/2 u.a. 2/5 u.a. 4/5 u.a. 2/25 u.a.

1/5 u.a. 10/9 u.a. 1/2 u.a. 1 u.a. 6/5 u.a. 4/25 u.a. 3/10 u.a. Resposta questão 3: Modelos de peças Fração de área (desenho) 1/5 u.a. 10/9 u.a. 1/2 u.a. 1 u.a. 6/5 u.a. 4/25 u.a. 3/10 u.a.

2/5 u.a. 5/6 u.a. 2 u.a. 4 u.a. 1 u.a. 4/5 u.a. 2/25 u.a. 1/2 u.a. Resposta questão 3: Modelos de peças Fração de área (desenho) 2/5 u.a. 5/6 u.a. 2 u.a. 4 u.a. 1 u.a. 4/5 u.a. 2/25 u.a. 1/2 u.a.

Resposta questão 3: Modelos de peças Fração de área (desenho) 1/5 u.a. 1 u.a. 12/25 u.a. 4 u.a. 4/5 u.a. 2/25 u.a. 2/5 u.a.

Resposta questão 4: Pessoal A  4,47 u.a. A  9,61 u.a. A  8,76 u.a. A  10,34 u.a.