A Genética e a Inteligência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O indivíduo e a construção de realidade
Advertisements

Quem é o homem ?.
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
INTELIGÊNCIA.
O gene: herança e evolução
Teoria das Inteligências Múltiplas
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
EDUCAÇÃO e seus sentidos
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Behaviorismo.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
Resultados POC – PRODEL
Engenharia Genética.
Agentes responsáveis pela transmissão genética
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Competências e Habilidades
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Mente Positiva.
Competência Interpessoal
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Reunião de Pais
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
X GENÉTICA E INTELIGÊNCIA Maria Clarissa Zonaro - RA
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Fisiologia e Comportamento
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
O Que São as Redes Neurais Artificiais
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Introdução à Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Transcrição da apresentação:

A Genética e a Inteligência

“Nascer com patrimônio genético idêntico não significa que as pessoas crescerão tendo corpo, mente e doenças iguais...” Gabriela Carelli para a Revista Veja, Abril 2009. Com essa declaração temos cada vez mais a certeza de que fatores ambientais influenciam tanto no desencadeamento de doenças pré- programadas geneticamente, como também o estímulo pode desenvolver ou inibir expressões de inteligência herdadas dos pais.

DEFINIÇÃO DE INTELIGÊNCIA Foi Cícero na Roma Antiga, o criador do temo “Inteligência” a partir das definições de Aristóteles e Platão, sendo definido por ele então a inteligência como os aspectos da natureza humana relacionados com pensamento, solução de problemas, meditação, raciocínio e aspectos do comportamento humano (emoção, sentimentos, paixões e vontade).

No dicionário Aurélio a definição de Inteligência é: “Faculdade ou capacidade de aprender, apreender, compreender ou adaptar-se facilmente, intelecto, intelectualidade. Destreza mental, agudeza, perspicácia.”

INTELIGÊNCIA Prefixo INTER →entre Sufixo LEGERE→escolhas Então, uma pessoa inteligente é capaz de escolher entre muitas alternativas aquela em que é mais correta e faz mais sentido para determinadas situações diferentes.

“A dificuldade de uma definição para a inteligência também se deve ao fato de que a mesma não é passível de observação direta, mas sim, através de indicadores como manifestações comportamentais e competência no desempenho de tarefas, entre outros”. Alda Maria e Adriana Benevides, 2007

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Inteligência lingüística Inteligência lógico-matemática Inteligência musical Inteligência espacial Inteligência corpóreo- cinestética Inteligência intrapessoal Inteligência interpessoal Inteligência naturalista

“Quanto mais inteligente o ambiente e quanto mais forte as intervenções e os recursos disponíveis, mais capazes se tornarão as pessoas e menos importante será sua herança genética”. Howard Gardner

A GENÉTICA DA INTELIGÊNCIA “A participação dos genes na construção do sistema nervoso tal como acontece no resto no organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas na atividade do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética. Contudo, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência.” Nelson S. Lima

FATOR g A realização de testes psicométricos em humanos fez cientistas perceberem que as funções cognitivas básicas são resultados de um mesmo processo biológico denominado FATOR g (inteligência geral).

o gene NR2B do DNA Algumas pesquisas já foram feitas para tentar encontrar o gene responsável pela inteligência. Um biólogo, da universidade de Princeton, alterou o DNA de camundongos para depois testar suas capacidades de aprendizagem. Os seres humanos possuem um gene correspondente ao NR2B, porém seu efeito na inteligência ainda não foi comprovado.

QI Existe uma diferença na média do QI entre ricos e pobres. Estudos realizados com crianças criadas por pais adotivos, medindo o QI da criança, dos pais adotivos e dos pais biológicos revelam que a correlação do QI entre pais biológicos e a crianças são maiores do que com os pais adotivos.

Outra conclusão é de que crianças adotadas vivendo com familiares com QI acima da média, condições sócio-econômicas melhores do que os pais biológicos, caso esse sejam oriundos de locais com baixo nível sócio-econômico, possuem QI mais alto do que deveria se esperar, mostrando a influência do meio no desenvolvimento intelectual da criança.

cromossomo X Hamilton Correia salienta que a influência da hereditariedade tende para o lado da mãe. Ele explica que a maioria dos genes descobertos, relacionados com a inteligência, estão localizados no cromossomo X e que os hormônios andrógenos estimulam e crescimento e ramificação dos neurônios. O gene RA (receptor dos andrógenos) se encontra no cromossomo X e atua na velocidade de transmissão neuronal, conseqüentemente na inteligência. Dessa maneira o sexo feminino é mais importante na transmissão da inteligência para a geração seguinte do que o sexo masculino.

Não faltam provas de que a genética influencia na inteligência: Crianças superdotadas, não somente em inteligência, mas superdotadas em capacidades intelectuais tanto físicas como artísticas; Irmãos com semelhantes condições de meio ambiente e diferentes níveis de inteligências; Estudos com camundongos; Estudos com pais adotivos e pais biológicos; Estudos com gêmeos.

FATORES RELACIONADOS À INTELIGÊNCIA Há algum tempo estuda-se a relação entre o QI e o aleitamento materno. Vários outros alimentos também auxiliam no bom desenvolvimento da inteligência. Tais como: Peixes com ômega 3; Frutos e óleos vegetais; Carboidratos; Café.

Segundo a ciência: “A conclusão é que o surgimento da inteligência na raça humana foi um evento fortuito, raríssimo, e cuja possibilidade de vir a ocorrer de novo num ambiente natural, digamos, em outro planeta, é um número astronomicamente pequeno.”