Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Relação professor/aluno
Formação em ação Segundo Semestre..
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Organização Curricular da Escola
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Avaliação Mediadora.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
MARIA APARECIDA TRARBACH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Dominando as práticas pedagógicas
Flexibilização Curricular
Apresentação.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O aluno elaborando conceitos
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
Procedimentos de Ensino
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Atividade complementar 04
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
Objetivos Educacionais
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Introdução à Didática 1.
Método de Ensino.
CURSO LINUX EDUCACIONAL MARILENE R. ZANOTELLI PROF. ANA VIRGINIA ESC. ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem Mary Rangel

A importância de conceitos que orientam as práticas Didática Pedagogia Educação Ensino Aprendizagem Instrução Aula

Ensino-aprendizagem Aprendizagem-ensino Ensinoaprendizagem Aluno-estudante Ensino e aprendizagem Didática para o ensino-aprendizagem

Todos os alunos são capazes de aprender? Vamos falar em “disfunções” dos alunos que dificultam a aprendizagem, ou em funções do ensino que a promovem?

Dificuldades de ensino conduzem a dificuldades de aprendizagem

Dificuldades dos objetivos Que são objetivos? Como se formulam? E os níveis de elaboração de conhecimento pretendidos?

Os conteúdos como fontes de dificuldades

A falta de estruturação do conhecimento como fonte de dificuldades: os conceitos, as imagens, os exemplos, os esquemas estruturantes.

O livro didático como fonte de dificuldades: o processo de escolha, a qualidade dos textos e exercícios.

O método e a desconsideração de seus estruturantes como fontes de dificuldades

A avaliação e as medidas como fontes de dificuldades Mais vale indagar que responder Os erros podem também ser possibilidades A diferença entre o nível das aulas e o nível das provas

A (in) disciplina como fonte de dificuldades

A (des) motivação dos alunos como fonte de dificuldades

E as relações humanas? E o afeto? E a inclusão, com autonomia? E a diversidade?

E a memória? E a emoção de aprender? Além do conhecimento, a sabedoria; além da sabedoria, o amor.

A qualidade da aprendizagem precisa da qualidade de ensino e ambas precisam da Orientação Educacional

A função mediadora e a dialógica da Orientação Educacional é de expressivo valor na superação de dificuldades do ensino-aprendizagem

Os meus cumprimentos a todas e todos que assumem a Orientação Educacional nas escolas, por suas significativas contribuições a alunos, professores e famílias. Mary Rangel