Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem Mary Rangel
A importância de conceitos que orientam as práticas Didática Pedagogia Educação Ensino Aprendizagem Instrução Aula
Ensino-aprendizagem Aprendizagem-ensino Ensinoaprendizagem Aluno-estudante Ensino e aprendizagem Didática para o ensino-aprendizagem
Todos os alunos são capazes de aprender? Vamos falar em “disfunções” dos alunos que dificultam a aprendizagem, ou em funções do ensino que a promovem?
Dificuldades de ensino conduzem a dificuldades de aprendizagem
Dificuldades dos objetivos Que são objetivos? Como se formulam? E os níveis de elaboração de conhecimento pretendidos?
Os conteúdos como fontes de dificuldades
A falta de estruturação do conhecimento como fonte de dificuldades: os conceitos, as imagens, os exemplos, os esquemas estruturantes.
O livro didático como fonte de dificuldades: o processo de escolha, a qualidade dos textos e exercícios.
O método e a desconsideração de seus estruturantes como fontes de dificuldades
A avaliação e as medidas como fontes de dificuldades Mais vale indagar que responder Os erros podem também ser possibilidades A diferença entre o nível das aulas e o nível das provas
A (in) disciplina como fonte de dificuldades
A (des) motivação dos alunos como fonte de dificuldades
E as relações humanas? E o afeto? E a inclusão, com autonomia? E a diversidade?
E a memória? E a emoção de aprender? Além do conhecimento, a sabedoria; além da sabedoria, o amor.
A qualidade da aprendizagem precisa da qualidade de ensino e ambas precisam da Orientação Educacional
A função mediadora e a dialógica da Orientação Educacional é de expressivo valor na superação de dificuldades do ensino-aprendizagem
Os meus cumprimentos a todas e todos que assumem a Orientação Educacional nas escolas, por suas significativas contribuições a alunos, professores e famílias. Mary Rangel