Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
Conto.
Origem e desenvolvimento da crônica
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Gênero discursivo: Crônicas
Elementos da Narrativa
CRôNICA.
Professora Francisca Barros
Características do gênero & cronistas
Professora: Aíla Rodrigues
Crônica Um gênero do cotidiano.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Introdução aos gêneros literários
Prof.ª Irislane Figueiredo
Elementos da Narrativa
CLC 5 Cultura, comunicação e média
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Texto Narrativo.
O vampiro que descobriu o Brasil, de Ivan Jaf
Jornalismo de Revista Professora Ana Seidl
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Gêneros Textuais UEM.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
Jornalismo literário.
História completa e fechada como um ovo.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
GÊNEROS TEXTUAIS.
Crônica.
Descrição,narração e dissertação
Leitura e interpretação de texto
Características dos contos e das fábulas
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
REDAÇÃO CONTO.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Crônica Professora Raysa.
Professor Jardson Brito
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
CONTO E CRÔNICA.
Transcrição da apresentação:

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa

CONTO O conto é um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. O conto quase nunca é publicado isoladamente. Por exemplo, o conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, faz parte do livro "Laços de Família".

Características do Conto O conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance. Possui estrutura fechada, ou seja, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso (condensado).

Análise de um conto No momento da análise o leitor tem contato com as estruturas da obra, com a sua composição, com a sua organização interna. Para analisar o texto, é bom observar alguns aspectos da sua composição. Algumas perguntas são muito importantes: Quem? O que? Quando? Onde? Como? Formular as perguntas e obter as respostas ajuda a conhecer o conto por dentro: Quais são as personagens principais? O que acontece na história? Em que tempo e em que lugar se passa a história narrada? E algo bem importante: Quem narra? De que jeito? O narrador conta de fora ou ele também é um dos personagens? Depois dessa análise, fica mais fácil interpretar a obra. Já temos uma base para comentar, comparar, atribuir valor, julgar.

CRÔNICA É um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado em revistas ou jornais. É feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista.

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Descritiva Crônica Narrativa Crônica Dissertativa Crônica Narrativo-Descritiva Crônica Humorística Crônica Lírica Crônica Poética Crônica Jornalística Crônica Histórica

TIPOS DE CRÔNICA

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Descritiva Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço. Preciso como uma fotografia ou dinâmico como um filme.

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Narrativa Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrada tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometida com fatos cotidianos (“banais”, comuns).

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Dissertativa Opinião explícita, com argumentos mais “sentimentalistas” do que “racionais” (em vez de “segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil”, seria “vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo”). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Narrativo-Descritiva É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular.

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Humorística Apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos. Crônica Lírica Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito, as emoções do cronista diante de um fato de uma pessoa ou fenômeno.No geral as emoções do escritor. Crônica Poética Apresenta versos poéticos em forma de crônica.

TIPOS DE CRÔNICA Crônica Jornalística Apresentação de aspectos particulares de notícias ou fatos. Pode ser policial, esportiva ou política. Crônica Histórica Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.