Estudo de Caso O Programa de Segurança Preventivo Comunitário da Universidade de São Paulo. Desafios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
SISTEMA DE GESTÃO SEGURANÇA
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Introdução a Eng.ª de Tráfego
Oportunidades do segmento para o Brasil
Segurança Preventiva Comunitária PECPlanejamentoExecuçãoControle.
Estudo de Caso O Programa de Segurança Preventivo Comunitário da Universidade de São Paulo. Desafios.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Secretaria Nacional de Segurança Pública
O Programa 5’s na DBD/FMUSP
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública
Visão Geral das Normas ISO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Modelo de Excelência da Gestão
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Coelce. coelce Distribuição Geográfica CEARÁ Área de Concessão: Km² N° de Clientes: N° de Funcionários: 1360 N° Municípios: 184.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
A Importância da Educação Continuada
O SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO EM BAGÉ/RS.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
BENCHMARKING.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Os (10) desafios da regulação no Brasil
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
CHECK-LIST NR 17.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PROGRAMAÇÃO ENQUADRAMENTO DO PROBLEMA DOS MOVIMENTOS REPETITIVOS, CRITÉRIOS E MÉTODOS PARA A AVALIAÇÃO DO RISCO Definição de UL-WMSDs. A emergência do.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Qualidade na Manutenção
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
Gestão do Conhecimento
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Estruturas Organizacionais
SEMINÁRIO SINDISAN – ROUBO E FURTO DE CARGAS A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL é integrante do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao.
Transcrição da apresentação:

Estudo de Caso O Programa de Segurança Preventivo Comunitário da Universidade de São Paulo. Desafios

Radiografia da USP Área territorial Campus Capital SP ,41 m2. População Flutuante: pessoas/dia Veículos – carros/ dia (constatação Maio de 2008) Estudantes: Professores: Não docentes:

Números da Universidade 03 Portarias de veículos, sendo que 02 é área de escoamento da maior via de fluxo concentrado e aspersor de trânsito do Brasil a Marginal Pinheiros. 07 portarias de pedestres sendo que 02 fazem divisas com duas comunidades com alta incidência criminal. Média de veículos por portaria veículos hora por portaria

Estrutura da Segurança 100 Guardas Universitários / 3 turnos 08 policiais militares / 3 turnos 265 homens terceirizados/ 3 turnos 06 Unidades de atendimento 08 Carros e 16 motos Sistema de rádio comunicação integrada GPRS Sistema de Monitoramento nas portarias 85 Câmeras pelo campus

Quadro em 1999 A Guarda acusada de ser violenta A Guarda acusada de ser violenta Os indíces aumentavam a taxa de 23% aa Os indíces aumentavam a taxa de 23% aa Furtos de veículos (+) de 200% Furtos de veículos (+) de 200% Era uma instituição apática Era uma instituição apática Altos índices de irregularidades internas Altos índices de irregularidades internas Baixo investimento Baixo investimento Gestão não operacional Gestão não operacional Zero de segurança eletrônica - reconstrução Zero de segurança eletrônica - reconstrução

Como mudamos Diagnóstico dos riscos Preparação do pessoal – motivação e diminuição do fator hierárquico – estímulo a criatividade. Treinamento de imersão. Tecnologia – aplicação de know how parcerias privadas. Metas – Quanti e Quali - realizáveis

O programa USP Profissionalização do sistema de segurança Profissionalização do sistema de segurança Investimentos Investimentos Mudança de regras para alunos Mudança de regras para alunos Combate ao tráfico Combate ao tráfico Instituição de Comissões de Qualidade de Vida Instituição de Comissões de Qualidade de Vida Programas sócio educativos Programas sócio educativos Produsp – álcool e drogas. Produsp – álcool e drogas. Educação Continuada. Educação Continuada. Ampliação do capital intelectual-inovação e criatividade Ampliação do capital intelectual-inovação e criatividade Tecnologia. Tecnologia.

Tempo de maturação 01 ano anunciando o programa 01 ano anunciando o programa 01 ano treinamento e rompendo conceitos pré-estabelecidos – 01 ano treinamento e rompendo conceitos pré-estabelecidos – 01 ano aplicando o planejamento 01 ano aplicando o planejamento 01 ano indicando os investimentos 01 ano indicando os investimentos 01 ano depois amostragem dos principais resultados 01 ano depois amostragem dos principais resultados 5.º ano continuidade e aperfeiçoamento. 5.º ano continuidade e aperfeiçoamento.

Dificuldades de aplicação Cultura estabelecida – receio 78% Cultura estabelecida – receio 78% Resistência ao novo conceito.65% Resistência ao novo conceito.65% Sabotagens e boicotes6,8% Sabotagens e boicotes6,8% Neutros e apáticos10% Neutros e apáticos10% Apoio da comunidade externa20% Apoio da comunidade externa20%

Os que acreditaram 11%

Quatro anos depois Nível de engajamento88% Nível de engajamento88% Participação 45% Participação 45% Desenvolvimento98% Desenvolvimento98% Otimismo nas mudanças84% Otimismo nas mudanças84% Pessimistas03% Pessimistas03%

Resultados de recuo e instabilidade Cifras negras - primeiro ano aumento de ocorrências 25% Demanda de atendimento superior – acréscimo 18% no volume total. Atendimento a Unidade aumento de 70% (2000), 95% 2001, 140% (2002)

Resultados expressivos Quantitativos Diminuição na progressão geral de 38% do total de ocorrências Diminuição na progressão geral de 38% do total de ocorrências 27% (+5%) anuais de 2002 a % (+5%) anuais de 2002 a % das prisões em flagrante 54% das prisões em flagrante 70% de crimes prevenidos (tentativas debeladas) 70% de crimes prevenidos (tentativas debeladas) 15% Roubos 15% Roubos 100% de participação do policiamento tradicional no apoio. 100% de participação do policiamento tradicional no apoio. Desenvolvimento do plano de metas anuais superados em 2003 e Desenvolvimento do plano de metas anuais superados em 2003 e 2004.

Resultados Qualitativos Demonstraram que o sistema de monitoramento agrega Melhorou as condições operacionais de controle Melhorou a auto estima da segurança Profissionalização com 3 diretorias importantes Programa de Educação Continuada 2004 a 2008 – 750 alunos (GETS)

Riscos de descontinuidade O programa mostrou semelhanças com outros O programa mostrou semelhanças com outros

Problema 1,2,3 Risco de descontinuidade Um sistema eficaz de segurança não pode ser uma política de um departamento Um sistema de segurança não é auto-sustentável nem tão pouco é auto-reciclável

O tripé preventivo Metodologia Tecnologia Recursos Humanos Comunidade Break 2

Desafio Operações e gestão de pessoas Operações e gestão de pessoas

Uso operacional Foco nos principais pontos Foco nos principais pontos Instalar alarmes em Unidades para liberar zonas de vigilância Instalar alarmes em Unidades para liberar zonas de vigilância Protocolos de uso – greves, manifestações, sistemas gravações em 96 horas. Protocolos de uso – greves, manifestações, sistemas gravações em 96 horas. Uso de patrulha a pé e bicicleta – Uso de patrulha a pé e bicicleta – Prevenimos e aumentamos a sensação de segurança Prevenimos e aumentamos a sensação de segurança Definição de objetivos e metas Apoio técnico ao patrulhamento Ação Pró-ativa e não reativa Experiências do dia contadas por nós mesmos Reuniões agregadas. Planejamento integrado Unicamp/Policias/Terceiri zados/Comunidade Endomarketing

Metodo NIVEL BÁSICO NIVEL BÁSICO 03 Tarefas bem definidas 03 Tarefas bem definidas NIVEL TÉCNICO NIVEL TÉCNICO 05 tarefas bem definidas 05 tarefas bem definidas NIVEL SUPERIOR NIVEL SUPERIOR Até 10 tarefas bem definidas Até 10 tarefas bem definidas Criar sistemas de fiscalização Sistema de pontuação de quem mais se empenha gestão 306 graus CIFU – Pedagogia da Orientação para resultado Treinamentos para pró- atividade e para reatividade.

Atender ao cliente Proceder na verificação das áreas Relatar em check list todo o Ambiente vigiado Reportar a central PRÓ-ATIVIDADE REAÇÃO Atendimento ao chamado Tomar providências em caso de Emergência Avaliar situações suspeitas Atender com cautela a ocorrência

PRO-ATIVIDADE Atendimento de qualidade Abordar com sorriso Checar autorização de acesso Cadastrar/ Validar Acesso Solicitar via rádio decisão REAÇÃO Como proceder com mal educados Como proceder com fraudadores Como proceder em emergência Evacuação Necessidade de uso de força

PRO-ATIVIDADE Patrulhar a área destinada Orientar o trânsito local Atender informações Atender ocorrências e apoio Dar suporte ao patrulha a pé REAÇÃO Efetuar aproximação cautelar Abordar suspeitos com segurança e apoio Efetuar cercos a partir da comunicação Reagir ao perigo com apoio policial

PRO-ATIVIDADE Observar presença de pessoas entre veículos Comunicar essa presença Acompanhar a movimentação e reportar Aguardar instruções Cobrir as saídas Anotar placas e detalhes REAÇÃO

Supervisão de Serviços Segurança em Universidade Aculturação da prevenção Fiscalização das tarefas Serviços e Operações de Qualidade Risco zero para áreas e pessoas

Um programa precisa Mostrar os primeiros resultados Mostrar os primeiros resultados Demonstrar as dificuldades de aplicação Demonstrar as dificuldades de aplicação Corrigir processos de forma sistêmica apresentando desenvolvimento Corrigir processos de forma sistêmica apresentando desenvolvimento Precisa contar com o apoio institucional Precisa contar com o apoio institucional Necessita de forma pontual ter unidade e lideranças comprometidas. Necessita de forma pontual ter unidade e lideranças comprometidas.

Gestão de Pessoas Designação de tarefas Designação de tarefas Fiscalização Fiscalização Disciplina Disciplina Programa de Incentivo Programa de Incentivo Definição de objetivos e metas Apoio técnico ao patrulhamento Ação Pró-ativa e não reativa Experiências do dia Reuniões agregadas. Gestão de Crises

Sabem o que precisarão fazer –Fazer as coisas acontecerem no seu tempo com planejamento e perseverar.

Qualificar e continuar aprendendo

Pesquisa IBMEC e a London Business School Dentre as 500 maiores empresas da Exame Dentre as 500 maiores empresas da Exame –Cerca de 40% delas disseram que a falta de trabalhadores qualificados impedem adoção de novas tecnologias –As empresas estão perdendo produtividade.

Obrigado Ronaldo Pena (11) GETS – USP Grupo de Estudos Técnicos de Segurança