A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Interface no Ambiente VIAS K
Apresentando.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Capacitação a distância
Contexto de Educação a Distância
Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Onze indicadores de qualidade para cursos de extensão a distância via Internet Sheila Moura
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
A Educação a Distância é possível?
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
Transcrição da apresentação:

A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua Joice Lee Otsuka Heloísa Vieira de Rocha Instituto de Computação - Unicamp

Avaliação online Desafios Ausência do feedback das interações face a face Autenticação do aluno Habilidades técnicas requeridas Comunicação predominantemente textual Problemas técnicos

Avaliação online Vantagens do meio Distribuição fácil e barata Simplicidade e rapidez das atualizações Interatividade Possibilidade de se registrar todas as interações para posterior análise

Avaliação online Modalidades Presencial Testes online Ao longo do curso (contínua)

Pesquisas Relacionadas Suporte a testes online Estudo de formas de armazenamento que possibilitem maior flexibilidade de apresentação Questões adaptativas

Pesquisas Relacionadas Suporte a avaliação contínua Filtragem de informações Acompanhamento Análise de registros e extração de informações

Avaliação no ambiente TelEduc Desde 1997 IC e Nied – Unicamp Software livre: http://teleduc.nied.unicamp.br

Avaliação no Ambiente TelEduc Estrutura do Ambiente Agenda Leituras Material de Apoio Grupos Fórum Portfólio Atividades Bate-Papo Mural Correio Diário Coordenação Administração Inrtermap Acessos Administração do Curso Comunicação

Intermap

Acessos

Experiência de avaliação Projeto Proinesp Capacitação de professores em informática na educação especial 2000 ( 7 turmas de 24 alunos ) 2001 ( 18 turmas de 24 alunos ) Metodologia Construcionismo contextualizado Avaliação Formativa

Experiência de avaliação Reflexões Papel do professor na avaliação formativa Elaboração das atividades Acompanhamento das interações dos alunos Orientação (detecção de problemas, feedback) Análise de aproveitamento (análise do processo) Avaliação formativa  sobrecarga de tarefas para o professor

Suporte à Avaliação no TelEduc Atual Registros das ferramentas de comunicação Ferramentas InterMap e Acessos Análises quantitativas das interações Pesquisas em Andamento Suporte à análise qualitativa das interações Não é possível pré-determinação de tipos de atividades e critérios de avaliação Necessidade de uma solução flexível, de acordo com os interesses do formador Uso da Tecnologia de Agentes de Interface.

Suporte à Avaliação no TelEduc Pesquisas em Andamento (cont.) Redesign das ferramentas de comunicação registro e recuperação das avaliações ao longo do curso Uso de Agentes de Interface para a Seleção Automática de mensagens em sessões de bate-papo Acompanhamento e Recuperação de informações Exploração dos registros de interações e avaliações Flexível, usando a tecnologia de Agentes de Interface

Suporte à Avaliação no TelEduc Acompanhamento e Recuperação de informações Monitoração contínua do aluno e recuperação de informações relevantes à avaliação Detecção de possíveis problemas Construção dinâmica do profile do aprendiz Validação