VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
Advertisements

PROPOSTA : ÀS AULAS SUPLEMENTARES E ABONOS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PELO MÉRITO Ato de Sanção da Lei Exposição do Secretário Paulo Renato Souza São Paulo, 27 outubro 2009.
Maiores salários dos SPFs (em regime de 40 horas) R$ X categorias.
(Volume I – Orientação a Professores)
WEB CONFERÊNCIA Garantir a Carreira para valorizar os Profissionais da Educação. São Paulo, 16 de fevereiro de 2011.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
um desafio contemporâneo
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Proposta: Evolução funcional não acadêmica
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Prefeitura municipal de Imperatriz
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Planos de Carreira e Remuneração
Secretaria da Educação
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Reajuste salarial e Incorporação das gratificações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Campo Grande – MS, dia 4 de novembro de Encontro Anual do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso.
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Valorização dos profissionais do magistério da educação
Educação básica de qualidade para todos
1. Começando pelo nome: - Técnico de Educação do Ministério da Educação - Decreto-lei 1.190/39 ...“função que jamais foi bem definida por aquele órgão”.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
17/09 – Governo declara que Não NEGOCIA com categoria EM GREVE. 18/09 – Lançamento do edital de bolsa de monitoria com 252 vagas e ainda no valor de R$622,00.
CAMPANHA SALARIAL Clique para editar o estilo do subtítulo mestre.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Propostas de alterações na Lei 87/2000 Estatuto dos Profissionais da Educação Básica Comissão: 1.SED - Sec. Educação 2.SAD - Sec. Administração 3.SEGOV.
ESTADO DE SP LANÇA NOVO PLANO DE CARREIRA PARA O MAGISTÉRIO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PELO MÉRITO Possibilitará que professores multipliquem seu salário.
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
● PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO ● LEI Nº11.738/2008 ● ADRIANA PEREIRA ● ADRIELE LIMA ● ELIFRANCE FRANÇA ● NETA PITOMBEIRA ● SELMA TRINDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – EAD DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSORA: SÔNIA RODRIGUES ALUNAS: ELAINE.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Transcrição da apresentação:

VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO

Em que pese todos os avanços que se possa ter em termos de estrutura e infra- estrutura na escola pública, se o ser humano que nela trabalha e estuda não tiver suas necessidades atendidas, ela não alcançará o êxito esperado pela sociedade. É preciso recuperar a escola como processo de humanização. O ofício do professor não é parte de uma engrenagem, mas é único, humano, e, como tal, precisa ser apoiado e reconhecido. Trecho das Diretrizes Nacionais da Carreira do Magistério

A carreira dos profissionais da Educação expressa uma concepção de Educação e de escola pública. Devemos discuti-la tendo em vista todas as interfaces da organização do processo educacional.

A APEOESP luta por um plano de carreira que atenda às necessidades dos profissionais da educação Valorização profissional condição para a qualidade do ensino Queremos amplo debate na rede Exigimos a convocação da comissão paritária de gestão da carreira (artigo 25 da LC 836/97)

Avanços da LC 444/85 conquistas da nossa categoria A LC 444/85 amplo processo de debate na rede Critério para evolução: tempo de serviço

Governo Quércia reduziu as originais 21 referências da carreira para apenas 11 referências A LC 836/97 imposta pelo governo Covas reduziu para apenas 5 níveis e destruiu a nossa carreira Aposentados discriminação e grandes perdas

Na LC 836/97: Evolução pelas vias acadêmica e não acadêmica Evolução pela via não acadêmica conquista da nossa luta Nenhuma forma de evolução prevista na LC 836/97 valoriza o tempo de serviço

Promoção por mérito imposta no governo Serra, aprofunda as distorções Profissionais com mesma formação, tempo de serviço, jornada e local de trabalho têm salários diferentes Pelo menos 80% da categoria sem nenhum reajuste Acumulamos perdas não há política salarial

As diretrizes nacionais para as carreiras do Magistério (Resolução CNE/CEB nº 2/2009) e dos Funcionários da Educação (Resolução CNE/CEB nº 5/2010) são conquistas e estabelecem um novo patamar na luta pelo reconhecimento e valorização dos profissionais da Educação em todo o País

Ingresso concurso público Limite no número de temporários Carreira aberta, que valorize a experiência e o trabalho do profissional da educação Possibilidade de chegar aos níveis salariais mais altos sem deixar a sua função A carreira que queremos

Reposição salarial de 36,74% Reajuste anual de salários Política salarial para os profissionais da educação da ativa e aposentados Equiparação salarial com carreiras de formação equivalente

Maior amplitude para a evolução na carreira (referência: LC 444/85) Evolução por tempo de serviço Evolução pela via acadêmica: cursos em educação para todos os profissionais Evolução pela via não acadêmica com efeitos mais rápidos Fim da promoção por mérito

Jornada preferencial 40 horas 20 horas com alunos, 10 horas de HTPI, 10 horas de HTPC De imediato, aplicação da composição de jornada prevista na lei do PSPN no mínimo 33% para atividades extraclasses Incentivos salariais para dedicação exclusiva a um único local de trabalho

Sexta-parte para todos os profissionais da Educação, efetivos e não efetivos Quinquenios calculados sobre os vencimentos integrais Programas de formação no próprio local de trabalho, em convênios com universidades públicas Legislação que assegure a gestão democrática das escolas e do sistema

Número de alunos por sala de aula - referência: Até 15 alunos por professor para turmas de educandos de 3 anos de idade Até 20 crianças por professor para turmas de educandos de 4 até 5 anos de idade Até 25 alunos por sala nos anos iniciais do ensino fundamental Até 30 alunos por sala nos anos finais do ensino fundamental Até 35 alunos por sala no ensino médio Comissão paritária para estudar as condições de trabalho e prover políticas públicas para o bom desempenho profissional e a qualidade dos serviços educacionais