EXPERIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL
ISO Futura Diretriz Normativa de Responsabilidade Social
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
As novas tecnologias e os mitos da sustentabilidade na agricultura.
Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
O que é Educação Ambiental?
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
Sistemas de Accountability
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Mercado Pessoa Jurídica
Empresa certificada ISO 9001:2000
AGRONEGÓCIO.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Financiamentos Sustentáveis na Amazônia
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico
Elementos para discussão da função de monitoramento no âmbito do SUAS Brasília, maio de 2008 Encontro Nacional sobre Monitoramento dos CRAS Luís Otávio.
Importância da Certificação
Um Banco da Amazônia.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Administração da Qualidade
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
“Integrando o país, com logística de resultado.”
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Gestão da Qualidade.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Responsabilidade Social no Walmart Brasil
4º Período Ciências Contábeis
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Florestas Públicas e Mosaicos
VISÃO Ser uma empresa de referência no desenvolvimento sustentável.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
São Paulo - SP 10 de agosto de 2010 Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica da Soja Brasileira 1.
Seminário Valor Econômico
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
COMO SE TORNAR FORNECEDOR DA PETROBRAS FABIFABI FABIANO GONÇALVES MARTINS GERENTE DO MATERIAIS/CDBS/ ATF.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DO 2º SEMINÁRIO NACIONAL DO COMITÊ NACIONAL DE MONITORAMENTO DO PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO EXPERIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DO GRUPO ANDRÉ MAGGI

Uma empresa 100% brasileira 38 armazéns, 10 fazendas 3 indústrias e 2 portos Produtor Agrícola e Trading 3.100 colaboradores Uma empresa 100% brasileira

Ser uma empresa referência no desenvolvimento sustentável. MISSÃO E VISÃO NOSSA MISSÃO Contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, agregando valores, respeitando o meio ambiente e melhorando a vida das comunidades. NOSSA VISÃO Ser uma empresa referência no desenvolvimento sustentável. NOSSOS VALORES Integridade: ser ético, justo e coerente com o que pensa, fala e faz.

RESPEITO AO PÚBLICO INTERNO

ISO 14.001 Fazenda Tucunaré - primeira fazenda produtora de soja certificada no Brasil. A certificação também se estende aos armazéns, portos e fábrica localizados no Corredor Noroeste de Exportação. PRO TERRA Responsabilidade socioambiental específicos para atividades relacionadas ao agronegócio. Esta norma também garante aos consumidores que o produto agrícola é “GMO-free”. AMAGGI RESPONSIBLE PROTOCOL Criado e desenvolvido pelo Grupo André Maggi para qualificar a cadeia de fornecimento da soja. MORATÓRIA DA SOJA FÓRUM GLOBAL SOBRE SOJA RESPONSÁVEL

PRODUTORES PARCEIROS RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA CADEIA PRODUTIVA DE FORNECIMENTO DA SOJA Práticas de sustentabilidade, questões ambientais, trabalhistas e sociais devem ser também preocupação daqueles que integram nossa cadeia produtiva. O programa de qualificação busca promover a produção agrícola responsável estimulando os produtores a manejarem suas lavouras tendo os conceitos de boas práticas agrícolas e de sustentabilidade como referência. Objetivo do programa: interagir com os produtores cuja produção é comercializada pelo Grupo André Maggi induzindo uma melhoria gradativa nos níveis de enquadramento legal e nos padrões de desempenho socioambiental.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PRODUTORES PARCEIROS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Veto à utilização de trabalho degradante. Veto à utilização de trabalho infantil. Compromisso de não interferência com áreas indígenas. Compromisso de não interferência com Unidades de Conservação. Compromisso de não produzir em áreas embargadas (SEMA/MT e IBAMA). Compromisso de não produzir em áreas desmatadas após Julho/2006 no bioma amazônico (Moratória da Soja).

PRODUTORES PARCEIROS ETAPAS DO PROGRAMA Cadastramento da propriedade (coleta de informações e dados da propriedade, das práticas de conservação do solo e da água, da tecnologia agrícola empregada, da gestão social, da segurança do trabalho, das áreas de proteção ambiental, da infraestrutura da propriedade e da conformidade legal) Visita socioambiental da propriedade (verificação in-loco) Mapeamento do uso do solo por satélite Relatório fotográfico Recomendações socioambientais Elaboração do diagnóstico anual Acompanhamento da evolução do desempenho socioambiental

ALGUNS RESULTADOS 2004 - 2008 Propriedades 2004 2008 Com equipamentos de combate a incêndios 9% 62% Com depósito de agrotóxico adequado 24% 68% Com depósito de embalagens de agrotóxico adequadas 13% 62% Optam por agrotóxicos com menor toxicidade 64% 95% Fornecem e monitoram o uso de EPI 67% 90%

ALGUNS RESULTADOS 2007 - 2008 Propriedades 2007 2008 Disponibilizam estrutura habitacional adequada 99% Todas as crianças e adolescentes freqüentam a escola 95% 96% Fornecem alimentação e água adequadamente 99% 99% Não tiveram processos trabalhistas nos últimos 5 anos 99% 99% Não tiveram processos ambientais nos últimos 5 anos 99% Registram todos os trabalhadores contratados 95%

ALGUMAS MARCAS EM 2008 Propriedades Localizadas dentro de área indígena ou unidade de conservação 0% Inscrita na lista suja do MTE 0% Utilizam trabalho infantil 0% Possuem menores ou lactantes lidando com agrotóxicos 0% Desmatou após 2006 no bioma amazônico 0% Utilizam fogo para a limpeza dos restos vegetais 0%

DESDOBRAMENTOS DO PROGRAMA Produtores mercado spot Fornecedores de insumos (especialmente biomassa, uniformes, sementes, …) Prestadores de serviços (reflorestadores, madeireiros, empreiteiras/construtoras, …)

"O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo” (Émile-Auguste Chartier, “Alain”) Então, temos que fazer com que seja sempre a melhor, SEMPRE! Juliana de Lavor Lopes Supervisora de Desenvolvimento Social juliana.lopes@grupomaggi.com.br João Shimada Supervisor de Meio Ambiente joao.shimada@grupomaggi.com.br