PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
O ESDE COM QUALIDADE.
AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Avaliação Institucional
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Curso: Docência do Ensino Superior
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
O sucesso do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO Docente: Sandra Terezinha Bizusco Lima Chefe da Divisão Educacional do CEP Curitiba, abr /2007.
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Avaliação Educacional
II Orientação Técnica PCAGP.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Decisões.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Resolução da Avaliação Docente CPA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Pró-Reitoria de Planejamento
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
"Não há sonho mais bonito, que o da grande fraternidade humana.
Plano de Gestão da Escola
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Professor Coordenador de Apoio
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Gestão de Projetos -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)

“Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula.”- Marco Aurélio da Silva (Equipe Brasil Escola).

ASPECTOS LEGAIS Artigo 13 da LDB (Lei 9394 de 20/12/1996): Os docentes incumbir-se-ão de: II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

Artigo 91 (Regimento Comum) - São deveres dos membros do corpo docente: I - elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e as orientações do CEETEPS; IV - participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI - preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; VII - informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; VIII - manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dos resultados; IX - atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nos assuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros de interesse do ensino; XII - comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãos coletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte.

ASPECTOS PEDAGÓGICOS 1- Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas; 2- Procedimento Didático; 3- Cronograma; 4- Procedimentos de Avaliação; 5- Material Didático de Apoio; e, 6- Estratégias para Recuperação Paralela e Contínua.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Competências Indicadores de Domínios Os Indicadores deverão estar associados aos valores, aos conhecimentos e/ou às habilidades, que deverão ser mobilizados para a ação eficiente. Instrumentos Avaliação Exemplos: Pesquisa e apresentação escrita – oral/ Elaboração de Projetos Técnicos/ Relatórios de práticas – ensaios – experimentos/ Avaliação escrita individual/ Estudo de caso Observação direta/ etc ... Critérios Desempenho Critério pode ser definido como um parâmetro de qualidade estabelecido para o julgamento de ações e de produtos realizados. Exemplos: precisão, clareza, coesão, rapidez, etc... Evidências Serão indicados os elementos que atestam (evidenciam) que o aluno domina a competência pela qual está sendo avaliado. Exemplos: Planilhas, Apontamentos, Listas, etc...

“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar “É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.” Reverendo Norte-americano Martin Luther King, Jr. (1929-1968).

ATENÇÃO Entrega dos PTD’s para os Coordenadores de Áreas: Até 12 de Março (Segunda-feira)

Muito Obrigado! pedagogico.etec.piracicaba@hotmail.com Fabrício Felippe de Lima Coordenador de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica. pedagogico.etec.piracicaba@hotmail.com Apresentação para o Planejamento Pedagógico da Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa” (056)- Piracicaba/SP.