Houve uma reorganização dos parâmetros sob os quais se dá a compreensão do papel do ser humano em relação aos elementos naturais recondicionando a chamada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Advertisements

(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Processos participativos
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
As questões ambientais
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
um desafio contemporâneo
XX Reunião Annual do Faubai
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Conhecendo a Carta da Terra
Tecnologia e Educação.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Alfabetização Científica
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Desenvolvimento Comunitário
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Público Escola.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Vinte anos de políticas públicas
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Faculdade de Educação de Costa Rica
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. Ms. José Elias de Almeida
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS ALUNO: IGOR SULAIMAN.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Gestão de Marketing de Moda
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Houve uma reorganização dos parâmetros sob os quais se dá a compreensão do papel do ser humano em relação aos elementos naturais recondicionando a chamada relação homem-natureza e as relações dos homens entre si. A partir da década de 80...

Rio-92 Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente: avanço qualitativo nas relações entre sociedade e meio ambiente. Resultando: AGENDA 21

Agenda 21 Objetivo: construção de estratégias de sobrevivência para todos os seres que habitam a terra. Como começar? Adote um novo estilo de vida, baseado em princípios como 3R: Reduzir o consumo; Reutilizar materiais; Reciclar o que for possível.

1997 Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade - UNESCO, temas abordados: Sustentabilidade Ações Educacionais

Política Nacional de Educação Ambiental Aprovada em 1999 e regulamentada em 2002, torna obrigatória em todos os níveis de ensino a Educação Ambiental, sendo assim considerada componente urgente e essencial da educação fundamental.

Desafio : Contribuir para uma sociedade mais solidária, capaz de possibilitar a efetivação de uma convivência harmoniosa e sustentável entre todos os seres.

Bibliografia PEDRINI, A de G. Trajetórias em Educação Ambiental. In: PEDRINI, A de G. (Org.) Educação Ambiental:reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 5 ed.,2002. Cascino, Fabio Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores, São Paulo; Editora SENAC São Paulo, Homepage: