São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Assistência Farmacêutica no SUS.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Portaria GM/MS Nº 2.577/2006 contempla o tratamento da Puberdade Precoce com fármacos análogos do GnRH (leuprorrelina 3,75 mg); O Anexo I, Título II,
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Coordenador Hermano Albuquerque de Castro
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Departamento dos distúrbios do sono
Proposta para a Comissão de DPOC biênio 2010/2012 Oliver Nascimento, Waldo Mattos, Aquiles Camelier, Heicilainy Del Carlos Gondim, Gustavo Chatkin, Fernando.
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Comissão de Epidemiologia George Matos. Comitê científico George Matos (CE) – Coordenador Ana Maria Menezes (RS) Ana Luisa Godoy Fernandes (SP) Marcus.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
SBPT Departamento Pneumologia Pediátrica Marcus H Jones.
CÂMARA DE SAÚDE.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Diretrizes Clínicas Nacionais
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Minuta de resolução para CIB
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Avaliação na Atenção Básica
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROGRAMAS DE ASMA NO BRASIL Dr. Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO 23 a 25/08/2007 BELO HORIZONTE - MG MESA REDONDA TABAGISMO: ENSINO E ÁREA DE ATUAÇÃO TEMA: A OPINIÃO DA AMB Dr. Antonio.
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Encontro Estadual do PMAQ
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Transcrição da apresentação:

São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT

OBJETIVOS As revoluções políticas iniciam-se com um sentimento crescente, com freqüência restrito a um segmento da comunidade política, de que as instituições existentes deixaram de responder adequadamente aos problemas postos por um meio que ajudaram em parte a criar. (Kuhn, 1995).

OBJETIVOS Valorizar a figura do Pneumologista nos sistemas de saúde Servir como agente facilitador na divulgação e implantação das atividades coordenadas em doenças respiratórias já em curso (DPOC, Asma, HAP, TB) e novas; Sistematizar as iniciativas dos departamentos e comissões da SBPT na AP, AS e AT; Atuar juntamente com orgãos públicos na implantaçao e criaçao de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no âmbito do SUS

METAS As especialidades médicas estão, em sua grande maioria, incluídas na grade curricular do curso médico. As novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médico não devem contemplar tão somente a formação do médico generalista (AMB)

PROPOSTAS II Curso de Acesso a Medicamentos em Peumologia Existe a necessidade de levar conhecimentos de saúde pública, epidemiologia, políticas de saúde, legislação, direito médico, para associados que queiram implementar programas de saúde qualquer natureza em seus municípios e estados; Poderá ter co-financiamento com participantes, entidades publicas e laboratórios farmacêuticos CURSO PODERIA SER REALIZADO DURANTE ATIVIDADES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMO OU ASMA/DPOC/TABAGISMO TEMAS: política nacional de medicamentos, uso e prescrição racional de medicamentos, medicamentos essenciais, impacto da propaganda de medicamentos sobre a saude, direito e responsabilidade medica, acesso a medicamentos em pneumologia, farmaco-economia, atestado medico e suas implicacoes legais, codigo de etica medica, protocolos de saude, programas de asma e diretrizes amb. A PRIMEIRA EDIÇAO DO CURSO FOI REALIZADA EM SÃO PAULO, MAS COM A PARTICIPAÇAO DE POUCOS PNEUMOLOGISTAS EMBORA TENHA SIDO DE UM CONTEÚDO MUITO BOM

PROPOSTAS SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Para que o departamento possa gerar propostas aos gestores, é necessário e fundamental, que tome conhecimento de todos os programas em andamento e seus resultados Esta ação deve ser realizada ao longo do ano de 2011 com a colaboração dos outros departamentos e comissões através de pesquisa com questionário estruturado Necessário ao sistematização das informações sobre as ações realizadas por Pneumologistas em cidades e estados. Desta forma as experiências seriam divulgadas oficialmente pela SBPT e não de forma isolada o que fortalece as discussões com entidades oficiais. OS RESULTADOS ESPERADOS NÃO FORAM ALCANÇADOS em 2008/2010, POIS NÃO SE CONSEGUIU LEVANTAR AS INFORMAÇOES ESPERADAS.

PROPOSTAS AUMENTAR O INTERESSE DO PNEUMOLOGISTA NA ÁREA DE PUBLICA E ATENÇAO PROMÁRIA É fundamental que o associado conheça o que representa a criação de um programa em sua região, não apenas no aspecto conceitual, mas também, como valorização pessoal e de seus pacientes A afirmação de liderança do Pneumologista neste processo é fundamental, pois cada dia mais se perde espaço em políticas de massa para outras especialidades Deve ser aumentado o espaço nos Congressos Brasileiros de Pneumologia e de Asma e DPOC para este tópico

METAS AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DA SBPT NA TOMADA DE DECISÕES DE GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Facilitar a participação dos departamentos e comissões nas discussões de projetos nacionais dentro da pneumologia e da saúde publica como a discussão de protocolos e principalmente a capacitação da AB e AS

METAS ATUAR NA IMPLANTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROGRAMAS O DEAP pretende auxiliar os associados que queiram aplicar as experiências divulgadas pelo departamento e em conjunto com outros (asma) servindo de apoio no planejamento e capacitação, auxilio a busca de financiamento Atuação em conjuntos outros departamentos e comissões como Asma, DPOC e TB (utilização da experiência de programas e protocolos bem sucedidos) Introduzir o tema de programas nos Consensos da SBPT

RECURSOS

Espaço no site SBPT Espaço nos Congressos oficiais da SBPT Recursos para os cursos pré-congresso Recursos para viagens em representação, material impresso, questionários, digitação, correio, expediente, secretaria Busca de recursos para patrocínio das publicações que poderão ser realizadas na gráfica do MS

EM ANDAMENTO

Protocolo de doenças respiratórias e obstrutivas em conjunto com o departamento de asma e ministério da saúde Discussão da ampliação dos medicamentos de dispensação de alto custo para DPOC no âmbito do DAF Construção em conjunto com a SAE da política nacional de atenção ao homem

SUGESTÃO DE CONVIDADO Dr Tari Haahtela -Finlândia