Avaliação externa e avaliação interna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Metodologia do Trabalho Científico
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia do Trabalho Científico
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Conceitos básicos. Iniciação à metodologia científica
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
 .
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Painel nº 2 04 anos da IN nº 02/2008/SLTI – Avaliação dos impactos de uma nova proposta de gestão contratual.
TÉCNICA DE CONSULTORIA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Capítulo 6 Organização.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Respostas Tema: O que é Filosofia?
Currículo por Competências e Habilidades.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
“...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem.
Observação da sala de aula
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Análise geral do Crédito no Brasil e o papel renovado da Acrefi Adalberto Savioli Estratégias para um País em Expansão.
Orientação Educacional
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Profa. Reane Franco Goulart
O Processo da Administração
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Eric Aversari Martins CRC/GO – Agosto Harmonização com IASB Code Law versus Common Law Essência sobre a forma Interpretação da realidade econômica.
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
APRESENTAÇÃO DO DR - AMAPÁ 1.Como esse projeto vem sendo disseminado com os seus superiores dentro do SESI? Esse projeto foi pauta de discussão com seus.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS DO IBD
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Gestão Estratégica de Pessoas
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
O Importante é se Importar Palestrante: Sílvia Somenzi (Diretora Presidente) SOLUZZIONE.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Avaliação externa e avaliação interna Projeto Avaliação Avaliação externa e avaliação interna 5 de Agosto de 2010 Martina Rillo Otero – Instituto Fonte Tatiana Filgueiras – Instituto Ayrton Senna

Avaliação externa e interna Algumas idéias correntes Avaliador não faz parte do projeto em avaliação Isenção Especialista em avaliação – conhece métodos de investigação. Credibilidade Avaliação interna Avaliador faz parte do projeto em avaliação Conflito de interesse Especialista no projeto em sí – conhece profundamente a iniciativa Profundidade

Externo ou interno ao quê? Planeta Terra Avaliador País Contexto Social Campo Social Organização Projeto

Olhares desde fora

Olhares desde dentro

Olhares desde fora

Olhares desde dentro

Olhares desde dentro

Avaliador que soluciona Avaliador - facilitador Papel do Avaliador Avaliador que soluciona 57% Avaliador - facilitador 43% Tem profundo conhecimento sobre o tema do projeto Emite julgamentos sobre o projeto. Garante a comunicação dos resultados. Conhece método científico. Dá respostas Envolve as pessoas na discussão da avaliação Constrói instrumentos para levantar informações Descreve como determinados elementos do projeto causam geram seus resultados. Gera espaços de reflexão e aprendizagem Foco no resultado Foco no processo

-  Posturas em relação à avaliação (%) Não existe conhecimento ou competências para realizar avaliações de qualidade. A quantia de tempo e dinheiro investidos não compensam. Os recursos investidos desviam o projeto de seu foco principal. É uma obrigação imposta pelos financiadores É uma formalidade Não consegue refletir os resultados do trabalho realizado por uma organização Ajuda a melhorar a qualidade dos serviços Os resultados devem ser utilizados para tomar decisões Ajuda a fazer escolhas estratégicas É parte essencial dos processos de planejamento estratégico Resultados utilizados para atrair financiadores e recursos. É feita para que as organizações e projetos se promovam positivamente Fonte: Pesquisa IBOPE

Olhar dentro e fora

Projeto Avaliação avaliacao@fonte.org.br http://institutofonte.org.br/projeto-avaliação