III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS 2012 São Paulo, 4 de dezembro de 2012.
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
O SISTEMA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS
Transporte e Desenvolvimento Urbano:
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro de Economista tem com foco o rumo futuro da economia brasileira com base em estratégias alternativas de desenvolvimento.
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Programa de Investimentos em Logística:
Plano Estadual de Logística e Transporte do Pará – PELT-PA
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Projeto político-pedagógico
DESENVOLVIMENTO RECENTE E PERSPECTIVAS DA BAHIA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
VLT Parangaba - Mucuripe
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
PERGUNTAS Cite dificuldades de se aplicar a logística no Brasil
Sempre respeitando a sociedade e o Meio Ambiente
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS 2013
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Debate Políticas Públicas Setoriais
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
Painel Transporte Metroferroviário nas Cidades
Anna Karina Alencar Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano – UFPE, 2010/2011 Título “atual” da pesquisa: Estratégias dos Movimentos.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
PLANOS DE CARREIRA.
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
Plano Estadual de Logística e Transporte do Pará – PELT-PA.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Política Educacional Brasileira
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Tópicos Contemporâneos de Administração
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Urbanização brasileira
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Administração de Operações
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Mobilidade Urbana.
Economia Popular Solidária
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Urbanização.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
passado – presente - futuro
IMPACTOS E OPORTUNIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL DO MATO GROSSO COM A CHEGADA DA FERRONORTE.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS DA PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA E O FUTURO DO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS NO BRASIL Raul De Bonis Almeida Simões COPPE / UFRJ CBTU / MCidades

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 A presente apresentação examina dois pontos de destacada importância : A – a privatização da RFFSA e suas conseqüências; B – o momento atual e as perspectivas de desenvolvimento do transporte sobre trilhos no Brasil. ambas as questões precisam ser mais discutidas e trabalhadas no País, considerado o papel estratégico ocupado – ou que deverá ser desempenhado pelo setor ferroviário – no processo do desenvolvimento brasileiro

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 O alinhamento do País aos interesses do neoliberalismo, compreendendo uma importante redução do papel do estado enquanto produtor / prestador de serviços, produziu graves conseqüências em um elevado número de setores, dentre os quais o ferroviário. Nesse campo, com a privatização dos serviços ferroviários de carga e praticamente a eliminação do transporte ferroviário de passageiros de médio e longo percursos, tais decisões têm influenciado a participação do segmento ferroviário no total de cargas transportadas (operadores ferroviários confundindo-se com donos de carga), com importantes reflexos sobre os custos logísticos e a competitividade do produto brasileiro; graves perdas patrimoniais; baixíssimo emprego da malha ferroviária. (cont.)

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 Cont. são pontos igualmente importantes da trajetória do transporte ferroviário no Brasil após os anos 80: - o setor deixou de ser discutido e trabalhado enquanto foco de uma política nacional, como ocorrera ao longo do período (decisões relacionaram-se a projetos específicos); - eliminação de um elevado número de postos de emprego; - eliminação da estrutura que o Brasil soubera criar e manter voltada para a capacitação de recursos humanos no setor 9 escolas de formação)

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 Um país com as características do Brasil vasto território, e assim grandes distâncias de transporte; necessidade de avançar com as fronteiras de produção (em condições ecológicas); peso importante do comércio internacional no conjunto da economia; e ainda, com uma importante rede de cidades de médio e grande porte; 84% da população total vivendo em áreas urbanas, onde se concentra a maior parte dos problemas relacionados à habitação, ao saneamento, ao transporte de passageiros, à segurança, dentre outros, não pode deixar de contar com um importante transporte ferroviário, tanto relativamente à movimentação de carga quanto de passageiros !

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 um número expressivo de projetos vêm sendo realizados no campo do transporte sobre trilhos no Brasil Desse modo, nos últimos anos, à semelhança do que vem ocorrendo em muitos outros países, um número expressivo de projetos vêm sendo realizados no campo do transporte sobre trilhos no Brasil, tanto no que diz respeito à movimentação de carga quanto de passageiros (esse segmento referente ao transporte urbano de passageiros sobre trilhos)

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 exemplos de projetos em desenvolvimento no campo do transporte ferroviário de carga - ferrovia transnordestina; - ferrovia oeste – leste; - ampliação da ferrovia norte – sul; - avanço no sentido oeste (Mato Grosso) - anéis ferroviários; - eliminação de pontos de estrangulamento; - melhorias nas condições de acesso ferroviário a portos, etc.

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 No campo do transporte ferroviário urbano: - ampliação e melhorias em sistemas de metrô – São Paulo, Rio deJaneiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza; - implantação do sistema de metrô de Salvador; - ampliação e melhorias no sistemas de trens metropolitanos - São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Teresina; - implantação de sistemas de VLT (veículos leves sobe trilhos) Recife, Fortaleza, Maceió, Sobral (CE), Macaé (RJ) (obs. - há um número expressivo e crescente de outros projetos com essas características (emprego de VLTs) em elaboração no Brasil).

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 VLT de MACEIÓ

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 Por todas essas razões, a questão ferroviária apresenta um forte papel estratégico para e no processo de construção do desenvolvimento no Brasil; O País necessita do estabelecimento e da colocação em prática de uma efetiva política de desenvolvimento setorial, apoiada em um processo de planejamento de médio e longo prazos e resultante de uma ampla participação e debate nacional; os trabalhadores ferroviários constituem um dos elementos mais relevantes de todo esse processo a desenvolver, seja do ponto de vista da participação, seja em termos do estabelecimento de condições trabalhistas e ações relacionadas à capacitação desses profissionais.

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 Temos todos, nesse momento, consciência da relevância desses problemas e questões para o futuro do Brasil e, mais do que isso, com o início de um novo Governo, uma grande oportunidade para trabalharmos em favor desse objetivo.