A atitude dos discentes no ensino superior a distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Administração de Marketing 1
A importância da formação docente na mediação em EAD
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Bacharelado em Sistemas de Informação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
O Cenário Virtual.
Questionário de Avaliação Institucional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
A Experiência do MBA da UNIBB 12º Congresso Internacional de Educação a Distância Felipe Spinelli de Carvalho Coordenador FGV Online.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
A Educação a Distância é possível?
Informações sobre o Teleduc
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Introdução a Engenharia de Alimentos
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Formação de Tutores a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

A atitude dos discentes no ensino superior a distância Joseane Borges de Miranda Joni Fusinato Alexandre C. R. Lima Hugo Cesar Hoeschel

Objetivos e método TIC’S EAD Pesquisa de campo: amostra 97 Google doc. Comparar atitudes

Educação a Distancia 1ª Geração – final do século XIX até meados do ano de 1970, tem como característica principal o material impresso, normalmente um guia de estudos, com tarefas e outros exercícios enviados pelo correio. No Brasil ficaram popularizados e conhecidos os cursos do Instituto Universal Brasileiro.

Educação a Distancia 2ª Geração – Compreendido entre os anos de 1970 e 1990, destacam-se nesse período a transmissão de cursos com aulas via televisão, complementadas por material impresso, rádio, fitas de áudio e vídeo. A interação é basicamente via telefone e/ou carta. (ex: telecurso)

Educação a Distancia 3ª Geração – Evidencia-se a partir do ano de 1990, sendo fortemente caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação de base digital, Internet e videoconferência.

Educação a Distancia Spanhol (2008): a oferta de cursos de pós-graduação a distância com uso de sistema de videoconferência UFSC (1996), a criação do projeto Virtus, na UFPE, para uso de Internet na EAD (1996) cursos de extensão via Internet, pela Universidade Anhembi-Morumbi (1997);

Educação a Distancia cursos de graduação a distância oferecidos pela Unisul com tutoria somente on-line (2006); e os cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecido pela UFSC (2007).

Tabela 1. Atitudes dos alunos pesquisados com relação à categoria professor (tutor). Questões Média CV 1. De maneira geral, o professor tem auxiliado efetivamente o grupo a aprender. 3,77 0,23 2. O tutor tem encorajado a aprendizagem dos alunos por meio de questionamentos, desafios e críticas. 3,78 3. O tutor tem promovido um ambiente de aprendizagem agradável e estimulante. 3,54 0,26 4. O tutor tem respondido às questões encaminhadas por e-mail ou pelo ambiente de aprendizagem on-line em, no máximo, 24 horas. 3,24 0,41

Tabela 2. Atitudes dos alunos pesquisados com relação à categoria flexibilidade e conveniência de se estudar à distância. Questões Média CV 5. O fato do curso ser a distância faz com que eu possa aprender em meu próprio ritmo 4,42 0,20 6 . O curso na modalidade a distância está sendo conveniente para mim, pois aumenta a minha flexibilidade. 4,72 0,10

Tabela 3. Atitudes dos alunos pesquisados com relação à ambiente de aprendizagem. Questões Média CV 7. O ambiente de aprendizagem on-line é estável e de fácil utilização 4,16 0,20 8. Eu posso acessar o curso de qualquer lugar onde tenha um computador e acesso à internet 4,75 0,11 9. Os chats têm auxiliado a minha aprendizagem. 2,96 0,36 10. O ambiente de aprendizagem on-line facilita a integração com o professor e com os colegas 3,31 0,29

Tabela 4. Atitudes dos alunos pesquisados com relação à categoria material didático. Questões Média CV 11. O material didático on-line está adequadamente formatado para o estudo a distância. 4,04 0,20

Tabela 5. Atitudes dos alunos pesquisados com relação à categoria dinâmica do grupo no fórum. Questões Média CV 12. O formato da disciplina tem facilitado a minha interação com os meus colegas de sala 2,88 0,33 13.discussão do grupo no fórum tem auxiliado a minha compreensão da disciplina 3,31 0,30 14. Eu contribuo regularmente nas discussões do fórum 3,09 0,34 15. Eu aprendi com outros alunos durante as discussões no fórum 3,18 0,35

Conclusão Destacar as diferenças entre o público alvo; Flexibilidade;