O Papel das Bibliotecas no Século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
COORDENAÇÃO COORDENAÇÃO – AÇÕES Aquisição de novos obras
Portal do Professor SEED/MEC
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Maio / 2006.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
INTERNET Informática(Sistemas de Informações) Acadêmicos:
Publicações Eletrônicas
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Universidade Federal de Santa Catarina
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
BIBLIOTECA DA EMATER.
I FÓRUM NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS
BIBLIOTECA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
DIVULGAÇÃO DA PESQUISA
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Como se organiza e o que podes encontrar
U m l u g a r que se quer conhecer ... para muito se descobrir ...
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
O Ato de Estudar Os cursos de graduação e de pós-graduação têm como um de seus objetivos desenvolver nos estudantes o espírito científico e a prática de.
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Uma metodologia para publicação eletrônica
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
LEITURA NO ÔNIBUS.
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
1ª PLENÁRIA: O REPENSAR DAS PRÁTICAS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DIANTE DO DESAFIOS DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) E DO ENSINO PRESENCIAL Mediadora: Profª.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Pesquisa de Satisfação da Qualidade de Atendimento
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: “Os espaços da.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Projeto “Bichos e Poesia”
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Escola Secundária Lima de Freitas
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Universidade Federal do Estado do Rio d Janeiro  Douglas Felipe de Andrade  Projeto: Formando técnicos.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
vídeo
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Serviço de Referência On-line: estudo de caso Patrícia Silva – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco Layany Pires –Conselho Regional de Medicina.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

O Papel das Bibliotecas no Século XXI Wendy Zaman Diretora do Centro de Informação e Pesquisa Brasil, Colombia, Paraguai Embaixada dos Estados Unidos- Brasília Introductions Why should we talk about the future of libraries? With budget and financial concerns (in every library) unless you can prove your worth, there is the danger of closing down.

Dados sobre o uso de bibliotecas e recursos (nos Estados Unidos) 46% educacional. 46% entretenimento. Educational: Research projects for students, learning about place (vacation), health issues, etc Entertainment: reading news, chatting with friends, surfing the web

Dados sobre o uso de bibliotecas e recursos (nos Estados Unidos) 67% Levaram livros emprestados. 47% Consultaram um bibliotecário. 47% Usaram materias de referência. 31% Leram jornais ou revistas. 26% Usaram a Internet. 25% Levaram CD’s e vídeos emprestados. 14% Participaram de algum programa, assistiram a um filme. Majority still check out books, but those doing “other” types of activities or using other services are increasing. We have to adapt to the other activities. Make them ours. Not our competition

O Futuro das Bibliotecas Bibliotecas continuarão a existir no futuro. As bibliotecas estão se transformando em lugares dinâmicos com atividades para toda a família. Bibliotecas são espaços para educação, auto-ajuda e de livre acesso para todos. Bibliotecas e bibliotecários são, mais do que nunca, imprescindíveis. 1,000 Americans were surveyed

A Evolução das Bibliotecas Mais opções. Períodos mais curtos para o atendimento. Bibliotecas não são depósitos para livros. Vêm se tornando Centros de Informação. The world has changed and libraries must change (or at least their focus) in order to stay relevant. Competition: TV, videos, movies, internet, People are reading fewer books. Get info in small bits “sound bites” Internet offering news, etc So we must expand our role/position in community

Internet vs Bibliotecas “Com o advento da Internet, quem ainda precisa de Bibliotecas ?” 600 lb gorilla. We can’t ignore the internet, it won’t go away. BUT…I think libraries are needed now more than before. But we have to convince people of that. Fewer people are reading books for pleasure or for research. We have to help them get the most from the Internet and try to encourage reading for enjoyment. Internet should replace the library, but the library should incorporate the internet.

A Internet no Brasil Em 2007 – 42.600.000 usuários Crescimento entre 2000 e 2007 – 752% 22.4% da população tem acesso a internet 46.3 % dos usuários da América do Sul estão no Brasil www.internetworldstats.com One of main competitors to library esp in US. In Brazil it should be seen as a supplement to libraries. Since access is so limited. Most libraries in US offer internet free to patrons (my trip to N. Carolina) Public 98.7% as well as academic 94.6%. Many think it can replace a library…Can not!!!

Internet nos Estados Unidos 2007 – 237.168.545 usuários Crescimento entre 2000 e 2007 – 125.6% 71.4% da população www.internetworldstats.com

Bibliotecas Digitais Livros eletrônicos. Google está digitalizando as coleções universitárias. Projeto de 1.000.000 de livros. Projetos de preservação. Another way computers and the internet are used. Its not just the Web Digitizing also used for preservation of print materials

Questões Difícil leitura. Nem tudo está disponível. Questões de Direito Autoral. Disponibilidade no mundo todo. Preservação. Permite a pesquisa dentro dos textos.

Centro de Informação Livros. Periódicos. Jornais. Computadores. Internet CD-Roms Filmes / Vídeos. Espaço para programas. Because of these options the library needs to become the total Informatin Center with the following items. Newspapers..from all over

O Marketing da Biblioteca Visibilidade. Despertando a consciência da população sobre o que a Biblioteca tem a oferecer. Tornando-se uma peça fundamental para a comunidade. It is our job to introduce people to our new Information Center. Marketing does not just apply to shampoo. We think marketing is only for consumer goods. But we are not the same old library and must show/tell people what we now have and what we can do. This forces us to market ourselves. Showcase the unique and vital roles played by the library Popular but misunderstood Libraries are changing and dynamic places Librarians are often very techno-savy Help people find what they need, when they need it. Libraries must sell self. (In US many libraries have to undertake fund-raising)

Tipos diferentes de Serviços Serviços com Valor Agregado Referência. Disseminação da informação.

Serviços de Referência Proativos Proactive: Go and find out what patron needs. Don’t wait for patron to come to you, they may not. Many (often times students, who really need the library) are afraid of the librarian, afraid to ask questions conduct good reference interview, find out what person really wants. Make sure before they leave, they got what they wanted, not just what they asked for. If you know the person (faculty member etc) remember their interests and let them know when new things arrive (this is one thing the IRC does on a regular basis with our products)

Serviço de Disseminação da Informação Intituições Acadêmicas Universidades Estudantes Bibliotecas Governamentais Bibliotecas Públicas Jovens Adultos Aposentados Orientation tours Retired people “life long learners”

Programas Programas para Jovens Hora do Conto. Grupos de discussão. Concursos.

Programas para Adultos Discussão sobre livros. Eventos noturnos periódicos. Palestrantes. Filmes seguidos de discussão. Aulas sobre o uso da Internet. Invite members of community to lead discussion, talk about current events, be a speaker (interesting vacation, specialist in something,) People loved to be considered experts and to be asked to speak. And show photos. Basic internet use, how to e-mail, etc (Popular with retirees in US)

Considerações: As Bibliotecas trazem a todos um mundo de conhecimento tanto em sua forma tradicional como virtual, assim como um serviço personalizado que oferece auxílio para encontrar o que se necessita, quando necessário.

Considerações: Bibliotecas estão se tornado espaços dinâmicos e os bibliotecários são suas ferramentas de pesquisa fundamentais, ajudando pessoas de todas as idades a encontrar as informações que precisam, impressas ou no computador.

“Sem as bibliotecas o que nós temos “Sem as bibliotecas o que nós temos? Não temos passado, nem futuro” Ray Bradbury I am optimistic about libraries future role. But we as librarians (information professionals) have to work to ensure it. We know that the need for us as professional is growing, but we have to convince others.